Escreva para pesquisar...

Treino de Abdômen

Abdominal Bicicleta: como fazer, músculos solicitados e cuidados

Veja como fazer corretamente o abdominal bicicleta, os benefícios que ele pode proporcionar, cuidados e estratégias para potencializar os resultados.

Treinar os músculos da região abdominal é um dos maiores objetivos dos praticantes de exercício físico, que desejam possuir um abdômen forte e definido.

Todavia, trabalhar os músculos abdominais vai além da estética e é muito importante para a saúde da coluna vertebral.

Sendo assim, conhecer os exercícios que podem ser utilizados para este grupo muscular é importante para poder assim inseri-los corretamente no programa de treinamento.

Dessa forma, este artigo busca esclarecer mais acerca da abdominal bicicleta, quais os principais grupos musculares trabalhados no exercício, sua execução correta, cuidados e contraindicações, assim como também dicas para potencializar o exercício.

Músculos trabalhados

No abdominal bicicleta os principais movimentos realizados são a flexão de tronco, como também a de quadril.

Sendo assim, o principal músculo trabalhado é o reto abdominal, assim como os oblíquos e transverso abdominal.

Também há participação de flexores de quadril durante a execução do exercício.

Benefícios do abdominal bicicleta

O abdominal bicicleta traz benefícios, assim como outros tipos de abdominais a quem o pratica, como por exemplo:

Fortalecimento do core

Um abdômen forte diminui os riscos de lesões na coluna. Assim como é importante na estabilização do tronco, o que é importante para o desempenho de tantos outros exercícios.

Melhor desempenho em esportes

Para diversos esportes trabalhar os músculos abdominais auxiliam na performance, assim como também diminuem os riscos de lesões.

Em esportes é muito importante a estabilidade e equilíbrio, ainda mais quando são realizados movimentos mais bruscos, dessa forma músculos abdominais mais fortes podem fazer muita diferença no desempenho das atividades.

Execução correta do abdominal bicicleta

A correta execução do exercício é muito importante para diminuir as chances de lesão e também poder aumentar a eficiência deste, dessa forma abaixo será mostrado um passo a passo da execução do abdominal bicicleta.

1. Deitar com as costas apoiadas no solo.

2. Flexionar e suspender as pernas.

3. Iniciar o movimento flexionando o tronco, tirando a escapula do chão, enquanto traz a perna direita em direção ao cotovelo esquerdo.

4. Depois trazer a perna esquerda em direção ao cotovelo direito.

5. Ir alternando o movimento entre as duas pernas e realizar o número de repetições estipulado previamente.

Cuidados e contraindicações

Para poder contar com uma boa qualidade de vida e tornar os exercícios mais seguros é importante estar atento e tomar alguns cuidados ao realizá-los.

Sendo assim, é preciso prestar atenção a alguns detalhes ao realizar o abdominal bicicleta, como por exemplo:

Evitar forçar a região cervical

É comum que as pessoas ao tentar levantar as escapulas do chão para contrair o abdômen cometam o erro de puxar a cabeça com a mão.

Ao fazer isto é feita uma sobrecarga na região cervical e que pode acarretar em dores e desconforto, sendo que com o tempo pode levar a lesões.

Sendo assim, é importante manter a coluna toda a coluna alinhada durante o movimento.

Respeitar os limites

Muitas pessoas desejam conquistar seus objetivos de forma rápida e terminam por não respeitar suas limitações.

Dessa forma, é necessário ir progredindo aos poucos e sempre prestando atenção a execução para poder tornar o exercício mais seguro.

Algumas pessoas podem não se sentir confortáveis em realizar o exercício devido a alguma condição ou lesão e dessa maneira este tipo de abdominal precisaria ser adaptado ou substituído por outro exercício.

Sendo assim, indivíduos com hérnias de disco, principalmente na região cervical, precisam ser avaliados para saber se este exercício é a melhor opção para inserir no seu treino.

Dicas para potencializar o exercício

Para tornar o exercício mais eficiente e conseguir maximizar os benefícios deste é necessário estar atento a alguns detalhes como por exemplo:

  • Prestar atenção a contração muscular

Para trabalhar o músculo de maneira mais eficiente é preciso estar atento a contração muscular a cada repetição e assim intensificar o exercício.

  • Utilizar a cadencia de forma produtiva

O tempo sob tensão no músculo é uma das variáveis que podem intensificar o trabalho no grupo muscular.

Portanto, não precisa realizar o exercício o mais rápido possível, é preciso efetuar cada repetição de maneira controlada e contraindo ao máximo o músculo para assim potencializar o trabalho neste.

Concluindo

O abdominal bicicleta é mais uma opção de exercício para ser utilizada quando o objetivo for trabalhar e fortalecer os músculos abdominais.

Porém, é importante que este exercício esteja inserido junto a um programa de treino planejado e elaborado pensando nas necessidades e individualidade de cada praticante.

Também é importante lembrar que exercícios abdominais não tem a função de diminuir a gordura abdominal e sim fortalecer a musculatura como foi dito anteriormente.

Por isso, é importante procurar a orientação de um profissional de Educação Física antes de iniciar qualquer rotina de treino e assim poder contar com um programa de treino mais seguro e eficiente.

O exercício físico vai além muito além da questão estética, seu principal objetivo é a qualidade de vida e saúde das pessoas.

Bons treinos!

Victor Hugo R. F. de Oliveira

Profissional de Educação Física formado em licenciatura pela UNIME e Bacharel pela FSBA. CREF: 010586-G/BA

  • 1

Você pode gostar também

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *