fbpx

Escreva para pesquisar...

Suplementos para Emagrecer Termogênicos

Ioimbina: Para que Serve, Bula e Como tomar

A Ioimbina é substância natural vendida de forma concentrada através de suplementos emagrecedores e na composição dos melhores termogênicos do mercado. Saiba tudo sobre a Ioimbina agora!

ioimbina

O que é a Ioimbina?

Proveniente de uma árvore de folhas perenes de mesmo nome, a Ioimbina consiste em um químico que se encontra na casca da árvore Ioimbina (Pausinystalia johimbe), proveniente da África Central.

Parte de um grupo de fármacos naturais e multifuncionais, ela era utilizada como chás naturais a partir da casca, como afrodisíaco. Hoje, utilizada em forma de comprimidos, ela é capaz de promover melhoras em disfunções sexuais e também na queima de gordura, ainda mais da gordura localizada.

Para que serve?

Forte Afrodisíaco e ainda queima de gordura

Como já foi citado anteriormente, além de ser utilizada como afrodisíaco (principalmente masculino, mas também feminino), a Ioimbina também ajuda na queima de gordura de difícil remoção.

Ela age promovendo um aumento da atividade do sistema nervoso simpático, resultando no aumento das quantidades de adrenalina e noradrenalina presentes na corrente sanguínea, enquanto diminui a quantidade de cortisol circulante.

Essas duas primeiras substâncias, responsáveis pela resposta do corpo ao estresse, produzem efeitos como a elevação da pressão arterial e da frequência cardíaca, podendo intensificar o gasto de energia.

Disposição e aumento do desempenho nos treinos

Como auxiliar nas atividades físicas, ela proporciona uma maior disposição e aumenta o desempenho nos treinos, além de garantir uma recuperação rápida dos músculos, proporcionando um aumento de massa magra (muscular).

Alivia dores pós-treino

Em dosagens baixas (saudáveis, por quem não tem problemas de hipertensão), ela melhora a pressão arterial, mantendo-a em um nível saudável, pois causa uma vasodilatação e diminui a resistência vascular, além de promover um relaxamento dos músculos e um alívio das dores pós-treino.

Produção de testosterona

Em homens, ela estimula a produção de testosterona (melhorado, inclusive, o desempenho sexual) e, em mulheres, faz com que os índices de testosterona fiquem estáveis.

Em contrapartida, essa estimulação do sistema nervoso central que a Ioimbina proporciona pode gerar ansiedade em algumas pessoas.

5 Benefícios

Resumidamente, pode se destacar os seguintes benefícios na Ioimbina:

1. Auxílio na manutenção do peso e na perda de gordura;

Esse auxílio se dá por causa do aumento da queima de energia, que promove a perda de peso.

Combinada com substâncias que contém cafeína, a Ioimbina intensifica mais ainda a queima de gordura. Porém, cabe destacar, que essa combinação deve ser feita com cautela para que os efeitos sejam saudáveis.

2. Promove melhorias na vida sexual. Pelos seus efeitos vasodilatadores em regiões especiais, ela é capaz de melhorar a vida sexual (principalmente masculina), promovendo melhoras no desejo e no desempenho sexual. Auxilia também no tratamento de disfunção erétil;

3. Age como antioxidante;

4. Promove um aumento de energia;

5. Melhora a resistência física.

Por ser estimulante, a Ioimbina aumenta a disposição para a prática diária de atividades físicas diariamente, além de proporcionar um melhor desempenho no treino por um maior período de tempo.

Ioimbina emagrece?

Como já foi dissemos anteriormente no texto, a Ioimbina promove um aumento da circulação de adrenalina e noradrenalina no sangue.

No tecido adiposo, essas substâncias são capazes de aumentar a atividade de queima de gordura (lipólise).

Por isso, a Ioimbina demonstra grande eficácia também na queima da gordura localizada, principalmente nas regiões difíceis (barriga, glúteos e coxas).

No caso de quem quer, além de emagrecer, realizar a hipertrofia, a substância é capaz de manter o máximo de massa magra (em dietas hipocalóricas), o que auxilia no processo de manutenção da massa muscular.

Dosagem ideal para mulheres e homens

A dosagem indicada de Ioimbina para cada indivíduo varia de acordo com o peso da pessoa e com o objetivo.

Para a queima de gordura, o ideal é a ingestão de 0,2 mg da substância por quilo de peso corporal, em jejum.

Ou seja, se você é uma mulher ou um homem que tem 60 kg, deve ingerir 12 mg de Ioimbina em jejum em uma única dose, ou divido em 2 ou 3 doses de 5mg ao longo do dia. (ao acordar, começo da tarde e final da tarde.) Tomar sempre com suco ou água.

Quando iniciar o uso, nunca comece com a dosagem máxima.

Comece com metade da dosagem ideal para você e perceba se terá efeitos colaterais.

Depois, vá aumentando a dose ao longo dos dias, sempre atento (a) às reações do seu corpo.

Entre 40 e 60 minutos após a ingestão da Ioimbina, é recomendada uma atividade física aeróbica leve em jejum.

Efeitos colaterais da Ioimbina

Como qualquer medicamento, a Ioimbina pode proporcionar efeitos colaterais. São eles:

  • Aumento na aceleração da frequência cardíaca;
  • Elevação da pressão arterial;
  • Tontura e/ ou vertigem;
  • Tremores;
  • Elevação da sudorese;
  • Elevação da temperatura corporal;
  • Enjoos e vômito;
  • Dores de cabeça;
  • Crises de ansiedade.

Contraindicações

A ingestão da Ioimbina é contraindicada para pessoas que possuem:

  • Alergias à Ioimbina ou a qualquer um dos componentes da fórmula (no caso de cápsulas);
  • Transtornos de ansiedade;
  • Doença do fígado;
  • Disfunções da glândula tireoide;
  • Depressão;
  • Obesidade;
  • Hipertensão (pressão arterial elevada);
  • Mal de Parkinson;
  • Disfunções dos rins;
  • Problemas cardíacos no geral;
  • Gravidez em curso.
Leia Também:
Garcinia Cambogia: Funciona? Para que serve? Veja como tomar e depoimentos

Estudos comprovam os resultados

Em 2006 foi realizado um estudo com jogadores de futebol, onde um grupo ingeriu uma dosagem de 20 mg de Ioimbina por dia, duas vezes ao dia e outro grupo ingeriu placebo.

Ao fim dos 21 dias de estudo, foi comprovada uma perda significativa de gordura corporal por quem ingeriu a Ioimbina com relação a quem ingeriu placebo. Nesse estudo, não houve relatos sobre os efeitos colaterais.

Um estudo mais antigo, de 1991, acompanhou 20 mulheres acima do peso que realizavam dietas de consumo de 1000 calorias diárias. Foram divididos dois grupos.

No grupo onde as participantes ingeriram 20 mg de ioimbina por dia, foi registrada a perda de cerca de 10 kg a mais do que as participantes do grupo que ingeriu placebo.

Relatos sobre os resultados

Já tomou ou ainda está tomando a Ioimbina? Deixe seu relato da ioimbina nos comentários abaixo e conte para todos como foram os resultados com esse emagrecedor. Irá ajudar muito os próximos leitores!

Equipe Grande Atleta

Nossa equipe está muito bem representada por grandes profissionais ligados a musculação e esportes de alto rendimento. Contamos com Educadores físicos, Nutricionistas Esportivos, Fisioterapeutas e Médicos.

  • 1

Você pode gostar também

1 Comentários

  1. Solange Meireles 10 de julho de 2019

    Adorei o artigo. É sempre bom cuidar da nossa saúde para ter mais qualidade de vida. Obrigada por compartilhar!

    Responder

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *