Escreva para pesquisar...

Suplementos de Beleza e Bem Estar

As 10 Melhores Marcas de Probióticos Nacionais e Importados

Você conhece os melhores probióticos do mercado, e quais são os benefícios que eles trazem para sua saúde? Veja a lista completa das melhores marcas e como escolher o melhor para suas necessidades.

Em nosso intestino temos o que é denominado de flora intestinal, um complexo bioma composto por bactérias benéficas e necessárias para o nosso organismo. Essas bactérias são os probióticos.

Sua presença ajuda na digestão, e melhora a saúde dos intestinos, além de trazer outros benefícios que vamos conhecer melhor nesse artigo.

E, embora o bioma intestinal esteja presente no nosso organismo de forma natural, evitem no mercado diversas marcas de probióticos que você pode tomar. Então, como saber qual é a melhor?

Foi pensando em ajudar você a não errar na hora da escolha que elaboramos o ranking com os top 10 melhores probióticos atuais.

Acompanhe.

Para que Servem os probióticos e por que Suplementar?

Os probióticos são microrganismos vivos que vivem na flora intestinal, também chamada de Microbiota, e são indispensáveis para a diversas funções biológicas do nosso corpo.

Confira os benefícios dos probióticos:

  • Fortalecer e manter a imunidade;
  • Reduzir o número de bactérias nocivas e micro-organismos prejudiciais em nosso intestino;
  • Diminuir a azia;
  • Melhorar absorção de nutrientes, como as vitaminas do complexo B;
  • Ajudar a prevenir e a tratar doenças do trato digestivo;
  • Melhorar o processo de digestão dos alimentos;
  • Combater e prevenir infecções do trato urinário e candidíase de repetição;
  • Melhor arrumar a digestão da lactose, o que torna os probióticos uma boa escolha para pessoas com intolerância a essa proteína;
  • Ajudam o organismo com a desintoxicação de diversas toxinas e metais pesados.

Além de estarem presentes naturalmente em nosso organismo, eles podem ser consumidos na forma de cápsulas, ou até mesmo como líquidos. Mas, porque ingerir probióticos se eles já fazem estão no nosso corpo?

Há diversos motivos para isso. Mas, o principal deles é que a flora intestinal é muito sensível. Portanto, pode ficar em desequilíbrio por fatores como alimentação, problemas de saúde ou até mesmo uso de antibióticos.

Poucas pessoas sabem, mas a forma como nos alimentamos ao longo da vida e os medicamentos que tomamos podem alterar a flora intestinal. Em alguns casos, podem levar a completa extinção de bactérias essenciais a nossa saúde.

Ou seja, ingerir probióticos é uma forma de repor os microrganismos essenciais da Microbiota e manter esse bioma interno em equilíbrio.

Portanto, tomar probióticos regularmente é uma forma de cuidar da saúde, manter a imunidade alta e combater diversas doenças.

Além disso, tomar probióticos também é recomendado para pessoas com problemas intestinais, diarreia e H Pylori.

Tipos de probióticos

A flora intestinal contém trilhões de bactérias probióticas. Então, há diferentes tipos de probióticos. E alguns deles podem ser encontrados em alimentos comuns do nosso dia a dia, por exemplo:

  • Iogurte;
  • Coalhada;
  • Natto (conserva japonesa feita com grãos de soja);
  • Vegetais e leite fermentados.

Além dos alimentos, existem os probióticos em forma de cápsula, sachê ou líquido, como mencionado, feitos especialmente para reposição da flora intestinal. Nesse caso, você encontra no mercado opções feitas a partir de 4 bactérias principais:

  • Lactobacilos;
  • Soil-Based Bacteria (SBO);
  • Bifidobactérias;
  • Spore-Forming Bacteria.

Os lactobacilos, assim como as Bifidobactérias não colonizam o trato digestivo, então, denominam-se de bactérias transitórias. Isso significa que elas não permanece no intestino, mas apenas passam pelo sistema digestório.

Sua principal função é produzir ácido láctico, essencial para diversas atividades, como:

  • Sintetizar enzimas digestivas;
  • Ajudar com a absorção de nutrientes:;
  • Auxiliar a regular o trânsito intestinal;
  • Potencializar os mecanismos naturais de desintoxicação do organismo.

Já a Soil-Based Bacteria (SOB) e a Spore-Forming Bacteria, ajudam a remover microrganismos nocivos. Além disso, permanece em pano tempo maior no trato digestivo, pois podem colonizá-lo.

Mas, além dessas cepas bacterianas você também pode encontrar alguns outros tipos de probióticos, conforme o uso recomendado do produto.

Como Escolher o melhor probióticos?

Uma vez que existem diferentes tipos de probióticos, é preciso tomar alguns cuidados antes de escolher o seu.

Antes de tudo, é você deve escolher conforme as cepas que o produto utiliza, já que cada marca de probiótico vem com mas diversidade de cepas diferentes. Portanto, observe bem e considere:

  • Quais são os benefícios oferecidos;
  • Se você tem um problema intestinal, verifique são o produto tem as cepas recomendadas para o seu caso;
  • Qual a diversidade de cepas oferecidas.

Quanto mais cepas o produto oferece, melhor ele é. Portanto, observar a diversidade de bactérias que o probiótico contém, e se elas se adequam o que você precisa é uma dica importante.

Você também deve considerar adquirir um probiótico liofizados, pois eles dispensam a necessidade de refrigeração. Dessa forma, asseguram maior tempo de sobrevida as bactérias, afinal o probiótico terá eficácia apenas se cepas estiverem vivas ao chegar ao intestino.

A liofilizaçâo é um procedimento onde o probiótico é seco em baixas temperaturas e passa por um processo de sublimação. Ou seja, se o probiótico que você escolher não é liofizado, então você vai precisar refrigerar para manter as cepas vivas.

Verifique ainda se o produto contém algum ingrediente de origem animal, ou se existem outros componentes que potencializam os benefícios do probiótico na fórmula. Pois, algumas marcas adicionam ativos naturais e prébioticos a composição.

A inulina ou outros tipos de fibras solúveis também podem estar presentes, já que são benéficas para o aparelho digestivo.

Por fim, saiba que a maior parte dos probióticos são cultivados em leite. Então, se você tem intolerância à lactose procure um produto que informe não conter essa proteína.

Verifique a Concentração de probióticos por Dose

A concentração de probióticos por dose é outro ponto importante que você deve observar antes que adquire o produto. Já que essa concentração varia conforme a marca.

Além disso, é importante saber que a recomendação mínima diária de 2 bilhões de unidade formadoras de colônia (UFC). Portanto, para que o consumo de probióticos seja eficaz você deve dar garantir uma dose igual ou superior a essa.

A dosagem recomendada pelo fabricante vem na embalagem do produto, então fique de olho na excreção do probiótico que você escolher. Porque, enquanto uma dose muito pequena não é eficaz, uma dose maior do que a recomendada pode ter efeitos colaterais. Por exemplo: problemas estomacais.

Considere o Valor do Produto por Dose

Então, como cada tem uma dose diferente de Unidade Formadora de Colônia – UFC, por cápsula, comprimido ou sachê, considere também o valor do produto por dose. Pois, dessa forma você pode fazer economia.

Vale lembrar que os produtos probióticos líquidos podem ser misturados à sucos, água ou outras bebidas não alcoólicas. E, nesse caso, a dosagem deve ser considerada por Ml.

Para isso, dívida o valor do produto pelo número de doses totais que ele contém. Por exemplo: se o probiótico custar R$ 100, e com tiver 50 doses, você tem um custo de R$ 2 por dose diária, já que 100 dividido por 50 é igual a 2.

É claro que esse apenas um cálculo de exemplo para demonstrar como você deve fazer a conta.

Considere também quantas doses você vai precisar tomar por dia. Porque dependendo da concentração UFC de cada cápsula, comprimido ou sachê do produto escolhido, você pode precisar tomar uma dose maior por dia.

Top 10 melhores marcas de Probióticos

Como vimos, os benefícios dos probióticos são vários e existem alguns detalhes importantes para observar antes de escolher o seu. Mas, agora você já sabe disso, então está na hora de apresentar as top 10 melhores marcas para você.

Pois, para ajudar ainda mais com a sua escolha pesquisamos e escolhemos os melhores probióticos, selecionando apenas fabricantes confiáveis e marcas de qualidade. Como Healthy Origins, Now Foods e Nutrition Now.

Além disso, os produtos selecionados são bem avaliados pelos próprios usuários que já experimentaram.

Então, continue vendo e confira as 10 melhores marcas de probióticos agora!

1° Probiotic Probiótico 30bi Healthy Origins

Começando a lista com os melhores probióticos, temos o probiótico 30bi da Healthy Origins, qu é a primeira indicação que temos para apresentar para você no ranking das top 10 melhores marcas de probióticos.

Esse é um produto de longa duração, que tem prazo de validade de um ano e nenhum componente de origem animal na fórmula.

Confira a composição desse probiótico em maiores detalhes:

  • Lactobacilos acidophilus (LA-14);
  • Bifidobactérias Lactis (BI-04);
  • Lactobacilos Rhamnosus (Lr-02);
  • Bifidobactérias Breve(Bb-03);
  • Lactobacilos Casei (Lc-11), Salivarius (Ls-33) e Plantarum (Lp-115);
  • Bifidobactérias Longun (BI-05);
  • Cápsula de gelatina (vegetal);
  • Não contém glúten, soja, produtos geneticamente modificados.

O Probiotic Probiótico tem uma concentração de 30 bilhões de UFC por cápsula, e vem com total de 150 cápsulas em casa embalagem. Além disso, o produto é vegano.

A dose recomendada pelo fabricante de uma cápsula ao dia, ou conforme orientação do seu médico.

2 Probiotic 10 (20 Bilhões) – Puritans

Em segundo lugar temos essa excelente opção Probiótic 10 (20 Bilhões) – Puritans, que também é uma marca de qualidade de um fabricante confiável.

Com uma alta dosagem de unidades formadoras de colônia por cápsula, esse produto também tem uma boa diversidade de cepas bacterianas, como você pode conferir na sua composição:

  • Lactobacilos Rhamnosus;
  • Bifidobactérias Lactis;
  • Lactobacilos Brevis;
  • Bifidobactérias Bifidum;
  • Lactobacilos acidophilus, Paracasei, Plantarum, Casei, Salivarius e Delbrueckii Bulgaricus;
  • Cápsula de celulose vegetal!
  • Esterato de magnésio;
  • Fosfato Dicálcico;
  • Sílica;
  • Não contém glúten.

Essa opção de probiótico também é vegana, portanto, é uma escolha perfeita para quem faz dietas com restritiva a produtos de origem animal.

O frasco tem um total de 120 cápsulas gelatinosas com uma concentração de 20 bilhões de UFC por cápsula. A dose recomendada também é de uma cápsula ao dia, ou então tome conforme a prescrição do seu médico.

3° Probiotic-10 25 Billions Vegans Now Foods

A nossa terceira dica das 10 melhores marcas de probióticos é essa ótima opção Probiotic-10 25 Billion Vegan da Now Foods, outra marca de confiança o que é referência no mercado.

Esse produto também é vegano, e portanto, não tem nenhum ingrediente de origem animal em sua composição.

Confira as cepas e ingredientes desse suplemento probiótico:

  • Lactobacilos Rhamnosus;
  • Bifidobactérias Lactis;
  • Lactobacilos Salivarius;
  • Bifidobactérias Longum;
  • Lactobacilos acidophilus;
  • Bifidobactérias Breve;
  • Lactobacilos Paracasei;
  • Streptococcus Termophilus;
  • Lactobacilos Plantarum e Lactobacilos Casei;
  • Cápsula de celulose vegetal;
  • Ascorbyl palmitate;
  • Dióxido de Silício;
  • Não contém glúten, ovos, soja e leite.

O produto vem com 100 cápsulas fáceis de tomar, e cada cápsula contém uma concentração de 25 bilhões de UFC de cepas bacterianas.

Tome uma cápsula ao dia, preferencialmente de manhã e em jejum, ou conforme a orientação do seu médico.

4° Probiótico PB8 Nutrition Now

O Probiotico PB8 é da Nutrition Now, uma das marcas de suplementos mais conhecidas e bem avaliadas entre os próprios usuários.

Portanto, também há uma escolha de qualidade para quem procura um probiótico com duas diversidade de cepas bacterianas. E de procedência confiável.

Confira os ingredientes da composição desse probiótico:

  • Lactobacilos Rhamnosus;
  • Bifidobactérias Lactis;
  • Lactobacilos Salivarius;
  • Bifidobactérias Longum;
  • Lactobacilos acidophilus;
  • Bifidobactérias Bifidum;
  • Lactobacilos Plantarum e Lactobacilos Casei;
  • Cápsula de água, gelatina e inulina;
  • Celulose microcristalina;
  • Dióxido de Silício;
  • Estearato de magnésio;
  • Não contém glúten, ovos, soja e leite.

O frasco contém 120 cápsulas gelatinosas com uma concentração de 12 bilhões de UFC de cepas bacterianas.

A dose recomendada é de duas cápsulas ao dia, com sugestão de consumir uma pela manhã em jejum e a outra antes de dormir.

Mas, você também pode consumir as duas cápsulas de uma só vez ao acordar. Essa última opção é recomendada para quem busca melhorar o funcionamento intestinal.

Além disso, como o suplemento não é liofizado, é necessário conservar na geladeira após aberto.

5° PB8 Probiótico vegano 14 bilhões – Nutrition Now

A PB8 Probiotico vegano 14 bilhões e uma ótima opção vegana também da marca Nutrition Now. Portanto, se você queria um probiótico desse fabricante, mas estava à espera de uma opção vegana, aí está o que você procurava.

Além disso, o PB8 Probiotico vegano da Nutrition Now tem uma ótima diversidade de cepas bacterianas, e é perfeito para quem quer melhorar a saúde e combater problemas intestinais:

  • Lactobacilos Rhamnosus;
  • Bifidobactérias Lactis;
  • Lactobacilos Salivarius;
  • Bifidobactérias Longum;
  • Lactobacilos acidophilus;
  • Bifidobactérias Bifidum;
  • Lactobacilos Plantarum e Lactobacilos Casei;
  • Cápsula vegetal de celulose e água;
  • Não contém glúten, soja, ovos, nozes ou amendoim.

Cada embalagem dessa alternativa contém 120 cápsulas com uma concentração de 14 bilhões UFC.

O fabricante recomenda tomar 2 cápsulas ao dia, e ingerir bastante água para potencializar os efeitos do suplemento probiótico.

6° Probiotic Probiótico 30bi (60 VCaps) Healthy Origins

A sexta colocada das top 10 melhores marcas de probiótico é ótima alternativa da Healthy Origins, a Probiotic Probiótico 30bi (60 VCaps).

Uma escolha com uma dosagem elevada de cepas bacterianas. O que representa um ótimo custo-benefício quem toma apenas uma cápsula por dia.

Confira a composição do produto:

  • Lactobacilos Rhamnosus;
  • Bifidobactérias Lactis;
  • Lactobacilos Salivarius;
  • Bifidobactérias Longum;
  • Lactobacilos acidophilus;
  • Bifidobactérias Bifidum;
  • Lactobacilos Plantarum e Lactobacilos Casei;
  • Cápsula vegetal (Celulose microcristalina, água);
  • Estearato de magnésio;
  • Dióxido de silício;
  • Não contém glúten, ovos, soja, trigo, amendoins, nozes ou sal.

Essa é uma mais uma alternativa vegana, com 120 cápsulas vegetal e totalmente livre de ingredientes de origem animais.

As cápsulas contém uma concede 30 bilhões UFC, e o fabricante recomenda tomar entre 1 a 2 cápsulas por dia. Ou consuma o produto conforme o seu médico orientar.

7° Proud Origins Pro-10 – Probiotico 20 billion

A nossa próxima dica de hoje é o Proud Origins Pro-10, probiotico 20 billion, outra marca confiável com produtos de suplementação alimentar de qualidade.

Essa é uma opção com data de validade para 2024, e que recebe ótimas avaliações dos próprios usuários.

Confira os ingredientes da composição do probiótico Origins:

  • Lactobacilos Rhamnosus;
  • Bifidobactérias Lactis;
  • Lactobacilos Salivarius;
  • Bifidobactérias Longum;
  • Lactobacilos acidophilus;
  • Bifidobactérias Breve;
  • Lactobacilos Paracasei;
  • Streptococcus Termophilus;
  • Lactobacilos Plantarum;
  • Inutin (FSO) Fructooligosaccharídes;
  • Lactobacilos Casei e Lactobacilos Gasseri;
  • Cápsula de celulose vegetal (Celulose microcristalina);
  • Estearato de magnésio;
  • Contém ingredientes a base de leite.

Se você tem intolerância à lactose fique atento, já que esse produto também pode conter essa proteína. Afinal, o fabricante indica a presença de ingredientes feitos à base de leite na composição.

A embalagem contém ao todo 120 cápsulas gelatinosas com uma concentração de 20 bilhões de UFC se cepas bacterianas cada uma.

Recomenda-se tomar no máximo duas cápsulas por dia, as suas refeições. Você também pode tomar as duas de uma só vez antes de comer.

8° PROBIPLUS Sundown Naturals

Em oitavo lugar temos o Probiplus Sundown Natural, que também é de uma marca de confiança e com ótima reputação no mercado.

Confira a composição do Probiplus Sundown Naturals:

  • Lactobacillus Acidophilus;
  • Cápsula de hidroxipropilmetilcelulose;
  • Estabilizante celulose microcristalina;
  • Antiumectante dióxido de Silício;
  • Corante dióxido de titânio;
  • Não contém glúten, soja ou lactose.

Essa alternativa tem um preço bem menor que os concorrentes anteriores, e não difere em nada no quesito qualidade, porém tem uma quantidade bem menor de cápsulas. Pois, cada pote contém apenas 15 cápsulas gelatinosas.

Além disso, s uma opção que contém apenas uma cepa bacteriana, então é perfeita para quem precisa especialmente de Lactobacilos. Mas, não é adequada para quem quer uma diversidade maior para repor sua flora intestinal.

Vale destacar, contudo, que essa é uma opção vegana e sem lactose.

Cada cápsula contém uma concentração de 1 bilhão de UFC, Tome uma cápsula ao dia ou tome conforme a orientação do seu médico.

9° Simcaps Vitafor

A penúltima dica de hoje é um ótimo probiótico da marca Vitafor, outra referência em suplementos alimentares, bem recomendada pelos próprios usuários.Conheça o Simcaps Vitafor.

Assim como a opção anterior, Esse é um produto com o preço mais em conta.

Porém, como podemos ver na composição a seguir, ele tem menos diversidade em cepas bacterianas.

  • Frutooligossacarídeos (FOS);
  • Lactobacillus acidophilus;
  • Bifidobacterum lactis;
  • Cápsula de gelatina e água purificada;
  • Não contém glúten, nem lactose.

Essa não é uma opção vegana, mas não contém lactose, o que sem dúvida é um diferencial para pessoas intolerantes a essa proteína.

O frasco vem com 30 cápsulas com uma concentração de 1 bilhão UFC de frutooligossacarídeos, Lactobacilos acidophilus e Bifidobactérias Lactis.

A dose recomendada é de 2 cápsulas ao dia, preferencialmente à noite, ou em jejum caso haja necessidade do usuário em ingerir o produto dessa forma.

10° Probiótico Enterogermina Modelo Família

A nossa última dica de hoje é essa opção liquida, Probiótico Enterogermina Modelo Família. Esse é um produto, que como o nome indica, é recomendado para toda a família e é um dos mais consumidos em todo mundo.

Dessa forma, é uma ótima escolha para quem procura um probiótico para ter em casa, para uso de qualquer pessoa, desde criança até adultos.

Confira maiores detalhes sobre a composição do produto:

  • Água;
  • Esporos de Bacillus clausii;
  • Não contém glúten.

Cada caixa contém 20 unidades com 5 ml, com uma concentração de 2 Bilhões UFC da cepa bacteriana por unidade.

O melhor de tudo é que esse probiótico não tem gosto, portanto, pode ser facilmente misturado com água ou suco, e ingerido sem nenhum desconforto.

Tome de 1 a 3 unidades por dia, com intervalo de três a quatro horas entre cada uma das doses. Ou, se for o caso, tome esse probiótico conforme a orientação do seu médico.

Qual o melhor horário para tomar os probióticos?

Saber qual o melhor horário para tomar probióticos é uma dúvida muito comum entre novos usuários. Afinal, será que existe um horário melhor para tomar seu suplemento probiótico ou qualquer outro suplemento alimentar?

A resposta é sim. O melhor horário para tomar um suplemento probiótico ou qualquer outro tipo de suplementação é antes ou durante as refeições. Isso porque os alimentos auxiliam as bactérias do probiótico a passar pelo estômago, para não serem danificadas pelos ácidos estomacais.

Mas, dependendo da prescrição médica você pode precisar tomar seu probiótico em jejum. Tudo depende do motivo da prescrição médica do probiótico para sua saúde.

Além disso, alguns fabricantes também recomendam que seu produto seja tomado em jejum, e quando esse for o caso a melhor escolha é seguir o que diz na embalagem.

Então, a não ser que haja uma recomendação médica ou do fabricante para tomar de forma diferente, prefira tomar seu probiótico quando for comer, seja em cápsulas, sachê ou líquido.

O que os probióticos em excesso pode causar?

Outra dúvida comum é se tomar probióticos em excesso pode causar algum tipo de efeito adverso. E a resposta para essa pergunta também é sim.

Lembre-se que os probióticos são bactérias vivas que podem ou não colonizar o seu intestino, a depender do tipo de cepa do produto.

Portanto, como explicado no início deste artigo uma dose muito pequena não tem nenhuma eficácia. Porém, uma dose muito elevada pode ser prejudicial à saúde.

O efeito colateral mais comum do uso excessivo de probióticos são os problemas gastrointestinais. Mas, também podem ocorrer problemas relacionados ao funcionamento do intestino.

Além disso, outra área afetada por usar probióticos em excesso é o paladar, portanto, você pode sentir alterações no sabor dos alimentos ou até no seu apetite.

Dessa forma, siga a orientação do seu médico ou tome apenas a dose recomendada pelo fabricante. E em caso de dúvida consulte um profissional de saúde para obter orientação.

Quais os efeitos colaterais e contraindicações dos probióticos?

Os probióticos não costumam apresentar efeitos colaterais quando são tomadas na dose correta. Contudo, em alguns casos, principalmente quando ocorre a superdosagem, os seguintes efeitos adversos podem se manifestar:

  • Náuseas;
  • Fezes moles;
  • Cólicas intestinais e estomacais;
  • Problemas gástricos;
  • Distúrbios de paladar;
  • Flatulência.

Já as contraindicações para o uso de probióticos são poucas. Pois, os únicos grupos que precisam ter cuidado com o consumo de probióticos são os idosos, pacientes imunocomprometidos ou com problemas de intestino curto.

Quanto a gestantes. lactantes, e as crianças, o mais recomendado é procurar orientação médica antes de iniciar o consumo de probióticos ou qualquer suplemento.

Você também não deve consumir probióticos ou qualquer tipo de suplemento caso tenha alergia a qualquer componente da fórmula.

Porém, seguindo todos os cuidados e recomendações necessárias, tanto do seu médico quanto do fabricante, você dificilmente terá algum problema com o uso de probióticos.

Dicas finais

O bom funcionamento do intestino é essencial para a manutenção da nossa saúde, pois é ali que boa parte dos nutrientes que precisamos são absorvidos pelo nosso corpo.

Então, quando o nosso intestino não funciona direito temos desde problemas digestórios até problemas de indisposição e fadiga.

Dessa forma, manter uma flora ou microbiota intestinal saudável é essencial para uma boa qualidade de vida. Essa característica, quando aliada a uma alimentação saudável e equilibrada, é uma receita certa para o sucesso e para a saúde.

Você já sabia Para que servem os probióticos e quais são os benefícios de usar esse produto? Você já usou algum probiótico? Compartilhe a sua experiência e a sua opinião, deixe o seu comentário!

Equipe Grande Atleta

Nossa equipe está muito bem representada por grandes profissionais ligados a musculação e esportes de alto rendimento. Contamos com Educadores físicos, Nutricionistas Esportivos, Fisioterapeutas e Médicos.

  • 1

Você pode gostar também:

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *