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Dicas de Treinos

Os 8 Maiores Mitos repetidos sobre a Musculação

O mundo da musculação é muito amplo e repleto de conceitos e metodologias, portanto surgem muitas dúvidas acerca dos reais benefícios e malefícios que a atividade pode causar.

mitos musculaçãoSão constantes publicações em renomados periódicos científicos que tratam de estudar diferentes situações no meio da musculação, buscando comprovar ou desmistificar algumas teorias a seu respeito.

De maneira constante a ciência elucida diversas teorias e por meio de repetidos estudos e questiona diversos conceitos e métodos tidos como verdade a muito tempo.

Sem embargo, mesmo com estudos, muitas inverdades continuam a ser repetidas de maneira constante, mesmo não tendo nenhuma comprovação cientifica, sendo a maioria das vezes baseadas apenas pelo senso comum.

Dessa forma listaremos os maiores mitos na musculação, para tirar as dúvidas daqueles que escutam diariamente muitas informações de maneira equivocada diariamente.

Tópicos do Conteúdo

8 Mitos da musculação

1. Mulheres que treinam com muita intensidade ficam masculinizadas

O público feminino fica muito receoso de treinar de maneira mais intensa por achar que vai perder sua feminilidade, porém esta é uma das maiores mentiras contadas na musculação.

Treinar de maneira mais intensa auxilia no processo de hipertrofia e emagrecimento mas não será capaz de deixar a mulher com o físico masculino.

A verdade é que por mais que treinem as mulheres não hipertrofiam no mesmo patamar que os homens devido a uma produção muito inferior de testosterona pelo organismo.

2. Quem quer emagrecer não deve priorizar musculação e sim aeróbicos

O treino de musculação é extremamente importante no processo de emagrecimento, pois através do treino com pesos é possível manter ou até ganhar massa muscular durante o período de emagrecimento.

Além disso com um treino intenso de musculação, ocorre a secreção de hormônios importantes para a hipertrofia e diminuição da gordura, o GH e a testosterona.

O treinamento cardiovascular é muito importante também para manter uma boa saúde do coração e condicionamento físico, porém deve ser aliado a um bom treino de musculação.

3. Crianças e adolescentes estão proibidos de fazer musculação

Por muitos anos este conceito permaneceu como verdade absoluta, porém mesmo com estudos comprovando os benefícios da prática do treinamento resistido na população infanto-juvenil, todavia este mito é muito repetido.

Por acreditar que por ser uma atividade com carga, muitas pessoas resistem a ideia de que crianças e adolescentes não podem treinar porque, pode afetar seu crescimento ou acarretar em distúrbios de ordem hormonal.

A musculação pode promover o aumento de força, densidade óssea e diminuir o índice de lesões em atividades recreativas e esportivas nesta idade.

O fato é que sob a devida supervisão de um profissional de Educação Física indivíduos desta faixa etária podem realizar musculação de forma segura e ainda promover saúde e qualidade de vida.

4. Agachamento é ruim para os joelhos

Conceito erroneamente difundido acerca de uma exercício com tantos benefícios quanto o agachamento.

Além de promover o ganho de massa muscular, o fortalecimento de músculos do quadríceps e glúteos, o agachamento também é utilizado em reabilitação, pois também é extremamente funcional.

O exercício não lesiona por si só, porém uma má postura e execução podem levar a possíveis lesões, assim como pessoas com algumas patologias devem adaptar o exercício as suas necessidades e limitações.

5. Abdominal diminui barriga

Nas academias é comum pessoas realizando centenas de abdominais com o objetivo de conquistar a definição muscular na área.

Os abdominais, assim como os outros exercícios estimulam o músculo e auxiliam no ganho de força e hipertrofia e não diminuem gordura localizada.

A diminuição do percentual de gordura acontece com a combinação de um treino adequado e a dieta adaptada para este objetivo.

6. Não é recomendado idosos praticarem musculação

Ainda é comum que as pessoas acreditem que o treinamento resistido é feito somente para as pessoas que querem se tornar fisiculturistas ou competirem em levantamento de peso.

Porém o treinamento resistido é uma ferramenta que pode auxiliar em inúmeras atividades, como evitar lesões, melhorar rendimento nos esportes e promover qualidade de vida.

Aumento da sensibilidade a insulina, diminuição da pressão arterial, aumento de força, diminuição da perda de massa muscular e óssea são alguns benefícios que os idosos podem ter praticando musculação.

O fortalecimento muscular é muito importante para idosos para auxiliar em atividades do dia a dia, como levantar de uma cadeira e também ser fator de prevenção para evitar quedas e acidentes nesta idade.

7. Quanto mais exercícios fizer maior a hipertrofia

É comum ver nas salas de musculação pessoas passando mais de duas horas treinando acreditando que enquanto fizer mais exercícios melhores serão os resultados e se esquecendo do descanso e da dieta.

A musculação serve de estímulo para os músculos e na verdade com uma boa alimentação e descanso que acontece a supercompensação e posteriormente aparecem os resultados.

O excesso de treinamento ou não recuperação adequada após do treinamento sabotam os resultados e aspirações de qualquer um que cometer este erro na academia.

8. As mulheres devem priorizar os membros inferiores e os homens os superiores

Infelizmente ainda é muito comum escutar isto nas academias, apesar de tanta informação relatando a importância que o equilíbrio de força muscular tem para evitar lesões e promover uma melhor qualidade de vida.

Homens e mulheres devem treinar tanto membros superiores e inferiores na mesma proporção, pois além do ponto de vista estético está o caráter funcional e a saúde.

Concluindo

Apesar da facilidade de informação disponível nos dias de hoje, muitas pessoas terminam por repetir antigos erros que já foram comprovados cientificamente por não ter cuidado e pesquisar as informações que lhes passam.

Por acreditar em muitos destes mitos da musculação, os praticantes de musculação terminam por afetar seus resultados e muitas vezes comprometem sua saúde.

Muitas pessoas também deixam de realizar o treinamento resistido e desfrutar de seus benefícios também por não procurar tirar suas dúvidas com um profissional de Educação Física capacitado.

Dessa forma antes de repetir qualquer informação, a qual é tida quase como verdade absoluta, procure pesquisar e procurar um profissional da área para poder esclarecer quaisquer dúvidas. Bons treinos!

Equipe Grande Atleta

Nossa equipe está muito bem representada por grandes profissionais ligados a musculação e esportes de alto rendimento. Contamos com Educadores físicos, Nutricionistas Esportivos, Fisioterapeutas e Médicos.

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