Escreva para pesquisar...

Hormônios

Oxandrolona: para que serve? emagrece? quais os efeitos?

Não tome a Oxandrolona sem antes ler esses artigo. Veja como funciona essa droga, os estudos a respeito dos seus resultados, os cuidados e contraindicações.

OxandrolonaAntes de falarmos da Oxandrolona, queremos deixar bem claro que esse artigo é apenas informativo e não substitui a orientação de um profissional. O uso dessa droga pode prejudicar sua saúde. Uma ótima leitura.

É normal que boa parte dos atletas busque ajuda em suplementos ou até mesmo de medicamentos para obter uma performance melhor durante os treinos, ganhos de massa muscular e até  perder aquela gordura indesejada.

Afinal, atingir a hipertrofia está longe de ser fácil. Em muitos casos, os atletas precisam consumir mais de um suplemento porque cada um serve a um tipo de propósito diferente do outro.

É comum a combinação de suplementos, por mais caro e trabalhoso que possa ser na rotina.

Algumas pessoas para tentarem acelerar todo esse processo, tem recorrido a droga Oxandrolona.

Ela possui diferentes funções, que servem tanto para ganhar massa muscular quanto para perder gordura. 

Isso pode parecer contraditório, mas é possível devido à maneira complexa como ela age no corpo.

Neste post falaremos tudo o que você precisa saber sobre a Oxandrolona. O que ela é? Como funciona? Emagrece mesmo? Quais são os efeitos colaterais? Enfim, prepare-se para descobrir mais sobre esse produto tão diferenciado.

O que é a Oxandrolona?

A Oxandrolona é um esteroide anabolizante similar aos hormônios masculinos produzidos de forma natural pelo nosso organismo.

Ela é assim porque possui uma poderosa ligação ao receptor androgênico, aquele que controla as características do sexo masculino, mesmo que tenha uma atividade androgênica menor.

A Oxandrolona tinha uma função inicial diferente da atual (falaremos melhor disso posteriormente), mas, quando os atletas e esportistas perceberam o seu poder anabólico e efeitos positivos na definição muscular, começaram a utilizá-lo para melhorar suas performances físicas.

Entretanto, na década de 80, a FDA (órgão que regulamenta os alimentos e drogas nos Estados Unidos) classificou a Oxandrolona como substância causadora de dopping, seu uso foi proibido em competições esportivas.

Para que serve? Antes e hoje

A Oxandrolona foi criada sob o nome de Anavar, em 1964, pelos Laboratórios Searle.

Nos seus primeiros anos no mercado, o produto era prescrito por médicos para tratar anemias, distúrbios raquíticos, problemas com infertilidade e outras doenças.

Atualmente, seu uso é praticamente todo estético. Ao ver seu produto sendo considerado um esteroide, o laboratório fabricante parou de fabricá-lo.

Portanto, se encontrar um remédio chamado Anavar nos dias de hoje, fique longe, pois não é a mesma coisa.

O importante é verificar a fórmula quando for comprar, para ter certeza de que o medicamento é feito de Oxandrolona (C19, H30, O3). Uma maneira bem segura de se adquirir o produto é solicitá-lo em farmácias de manipulação.

Ciclo de Oxandrolona para mulheres

resultado antes e depois oxandrolona em mulheres

Resultado do antes e depois da oxandrolona em uma mulher, postado em um fórum na web.

A Oxandrolona é muito utilizada por mulheres, pois não libera muitas toxinas no organismo e ainda proporciona poucos efeitos colaterais, diferentemente de outros suplementos esteroides que podem atribuir características masculinas ao corpo feminino, como voz grossa e pelos excessivos.

O produto ficou tão popular porque, além de possuir poucos efeitos colaterais em comparação a outros anabolizantes, também é bem rápido em seus resultados.

Para você ter uma ideia, já por volta de 10 a 15 minutos após ingerir a oxandrolona os efeitos costumam ser sentidos, porque a creatina e o fósforo das células é elevado, o que libera muita energia.

Principal função

A principal função da Oxandrolona é aumentar a força corporal ao elevar os depósitos intracelulares da creatina e do fósforo, que atuam como fonte de energia muscular.

Algumas pessoas até utilizam outros esteroides em conjunto com a Oxandrolona para potencializar os efeitos, o que é chamado de “ciclo de anabolizante”.

Costumam combinar a Oxandrolona nos ciclos, com outras drogas famosas como:

  • Durateston,
  • Deca Durabolin,
  • Primobolan,
  • e Trembolona.

A Oxandrolona também é utilizada para o ganho de peso em contrapartida à perda de peso rápida por algum motivo específico.

Por exemplo, algumas pessoas gostam de tomá-la para compensar os efeitos do catabolismo, que pode ocorrer devido a exercícios ou outros traumas, medicamentos e doenças.

Estudos sobre a queima de gordura

O consumo da Oxandrolona também está relacionada à queima de gorduras excessivas.

Um estudo feito com indivíduos que têm níveis normais de testosterona mostrou que o uso da Oxandrolona conseguiu reduzira gorduras abdominais e viscerais.

Outro bom aspecto que diferencia a Oxandrolona é que em quantidades baixas ela não é transformada em estrogênio, como ocorre com outros suplementos.

A retenção de líquidos, que normalmente é um problema sério nesses suplementos, também é menor com esta substâncias.

Quais são os benefícios da Oxandrolona?

Como já falamos, no início, a Oxandrolona tinha como maior benefício tratar algumas doenças ou condições que causavam perda de peso ou enfraquecimento.

Crianças com problemas de crescimento, pessoas com queimaduras, indivíduos com osteoporose, etc eram seu público alvo.

Todo esse espectro mudou porque o poder anabólico da Oxandrolona é por volta de três a cinco vezes maior do que o da testosterona, por exemplo.

A diferença é que a Oxandrolona funciona melhor em dosagens muito altas.

Dê uma olhada nos principais benefícios que o consumo da Oxandrolona pode proporcionar com as dosagens corretas:

1 – Ganho de força e de massa muscular

A Oxandrolona é capaz de elevar a produção de proteínas e o equilíbrio nitrogenado dos músculos, o que permite ganhar resistência e massa magra, assim como melhorar o desempenho físico e prevenir processos catabólicos.

2 – Liberação da testosterona

A Oxandrolona reduz algumas substâncias que prejudicam a produção da testosterona, como o SHBG (proteína que bloqueia a testosterona) e o cortisol (também conhecido como o hormônio do estresse).

Por consequência, um número bem maior de testosterona pode circular livremente pelo corpo.

3 – Aumento de células vermelhas

A Oxandrolona é capaz de aumentar a quantidade de células vermelhas no organismo, o que melhora a oxigenação dos tecidos pelo corpo, assim como permite uma maior resistência aeróbica.

4 – Queima de gorduras

Por ligar-se aos receptores androgênicos e reduzir as taxas de globulinas, que elevam a quantidade de T3, a Oxandrolona pode causar um aumento no nível metabólico basal.

Isso permite que seu corpo queime as gorduras e tenha mais massa magra, além de aproveitar melhor a energia dos alimentos.

Podemos ainda citar outros benefícios gerados pela Oxandrolona, como a maior disposição e motivação e melhoresf níveis de energia durante treinos, especialmente através de ATP (trifosfato de adenosina, molécula responsável pelo armazenamento de energia).

Oxandrolona emagrece mesmo?

Como você já deve ter notado, a Oxandrolona serve tanto para perder peso como para ganhar massa. Isso pode confundir algumas pessoas, por isso é bom esclarecermos melhor esse tópico.

É verdade que a Oxandrolona pode fazer com que você ganhe peso rápido, mas ela também gera muita energia para o treinos, o que auxilia no ganho de massa muscular e na perda de gorduras indesejadas assim como na definição desses músculos.

É como se as duas coisas estivessem conectadas. Então podemos dizer que sim, a Oxandrolona emagrece, mas não do jeito usual para quem não realiza exercícios.

É por isso que o público que mais consome são os atletas.

Vale lembrar que o ideal é consultar um médico e um nutricionista antes de iniciar o consumo da Oxandrolona. Apenas eles poderão lhe dizer qual é a dosagem ideal para os seus objetivos e necessidades.

Além disso, você provavelmente reparou que não dá para relaxar nos exercícios físicos só porque está consumindo um medicamento para ganhar ou perder peso, não é?

Isso vale para qualquer tipo de suplemento, não apenas para a Oxandrolona.

Efeitos colaterais

A Oxandrolona não é tão agressiva em seus efeitos colaterais quanto outros esteroides que elevam muito o nível de testosterona no organismo.

Mesmo assim, é possível observar alguns efeitos colaterais em seu consumo.

Eles podem variar de acordo com as características biológicas de cada um e também com a dosagem ingerida.

Quem consome quantidades menores pode apresentar náusea, diarreia ou desconforto abdominal.

Por outro lado, se você ingerir mais do que o necessário por dia, pode acabar sofrendo efeitos piores, como os listados a seguir:

  • Aumento da frequência urinária;
  • Menstruação desregulada;
  • Perda de apetite;
  • Fadiga excessiva;
  • Inchaço nas mãos ou tornozelos;
  • Mudanças no comportamento sexual;
  • Urina com coloração escura;
  • Erupções cutâneas ou urticária;
  • Náuseas e diarreia;
  • Mal-estar;
  • Cãibras ou espasmos musculares;
  • Queda brusca de cabelo;
  • Manchas na pele;
  • Reações alérgicas;
  • Alterações nas características secundárias em mulheres;
  • Taquicardia e arritmia;
  • Sentimentos depressivos;
  • Tonalidade amarelada nos olhos;
  • Maior desejo sexual;
  • Irritação estomacal;
  • Confusão mental;
  • Alterações no humor;
  • Lesões ou contusões musculares.

É bom frisar que grande parte dos efeitos colaterais mencionados podem parar se você interromper o uso ou controlar a dosagem.

Isso reforça mais uma vez como é extremamente importante consumir a quantidade exata indicada pelo profissional e nunca ultrapassá-la.

Quais são as contraindicações da Oxandrolona?

Como qualquer medicamento, a Oxandrolona também possui suas contraindicações. É importante prestar atenção e segui-las. Nunca inicie o consumo do produto por conta própria se você pertencer a algum dos grupos abaixo.

Se realmente estiver interessado em fazer o tratamento com Oxandrolona, procure um médico de confiança e tire todas as suas dúvidas sobre o consumo e como a substância pode afetar a sua condição.

Confira a seguir as maiores contraindicações para a Oxandrolona:

  • Pessoas com diabetes:

Os diabéticos de qualquer tipo devem evitar o uso da Oxandrolona, porque a substância pode acabar alterando as taxas de glicose na corrente sanguínea, como, por exemplo, promovendo a redução do nível de açúcar;

  • Menores de idade e idosos:

Nem os mais novos ou mais velhos devem utilizar o produto, pois pode complicar o desenvolvimento da saúde óssea ou prejudicá-la seriamente;

  • Mulheres grávidas ou em fase de amamentação:

Este grupo nem pode sequer pensar em usar a Oxandrolona, pois é possível que a substância cause uma má formação no feto, assim como pode interferir nos componentes do leite materno de forma negativa;

  • Indivíduos em tratamento com remédios controlados:

A Oxandrolona pode causar alguma interferência em certos remédios controlados, alterando seus efeitos e benefícios.

O que achou da Oxandrolona? Acha que ela pode ser útil aos seus objetivos, proporcionando-lhe os benefícios de que necessita?

De qualquer forma, lembre-se sempre da importância de praticar atividades físicas diárias e de ter uma alimentação saudável. Só assim você terá resultados consistentes sem afetar sua saúde.

É importante que faça isso ou nenhum suplemento fará efeito corretamente.

Relatos sobre os resultados

Já tomou ou ainda está tomando a Oxandrolona? Não se esqueça de deixar nos comentários suas impressões, experiências e resultados sobre a Oxandrolona!

Esse artigo te ajudou? Então compartilhe com os seus amigos.


Veja também nossos artigos mais acessados:

Whey Protein – Você precisa ler isso!

BCAA – Para que serve e benefícios

Creatina – Qual a melhor? Veja lista

Termogênico – Saiba tudo!

Tribulus Terrestris – Veja 10 Benefícios [REVELADOS]

L Carnitina Emagrece? Funciona mesmo? [ATUALIZADO]

Melatonina – O que é, para que serve [ATUALIZADO]

ZMA – O que é e para que serve [TUDO REVELADO]

Glutamina – O que é e para que serve [Veja 11 Benefícios]

Suplementos Alimentares: O que são e para que servem

Orlistat – O que é e para que serve [ATUALIZADO]

Treino de Musculação para Hipertrofia – [21 DICAS]

Maca Peruana: O que é, Para que Serve, Benefícios e Como tomar


Compartilhe
Equipe Grande Atleta

Nossa equipe está muito bem representada por grandes profissionais ligados a musculação e esportes de alto rendimento. Contamos com Educadores físicos, Nutricionistas Esportivos, Fisioterapeutas e Médicos.

  • 1

Você pode gostar também

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *