fbpx

Escreva para pesquisar...

Suplementos para ganhar Massa Muscular

Tribulus Terrestris: Para que serve, Como tomar, Beneficios e Efeitos

O suplemento Tribulus Terrestris não engorda e não serve apenas para aumentar a produção de testosterona. Veja agora o que os estudos mostraram em relação aos seus efeitos e como usar corretamente para ter RESULTADOS!

Você já ouviu falar da Tribulus terrestris? O nome pode te fazer imaginar diversas coisas, mas você sabia que ela é uma erva medicinal muito utilizada há anos por seus diversos benefícios para nosso corpo?

Venha conhecer mais sobre ela!

O que é Tribulus Terrestris?

A Tribulus terrestris é uma erva daninha que nasce em diversos países da Ásia, África, Europa e Austrália.

Ela é utilizada há muitos séculos pelos povos nativos da Índia e da China como estimulante sexual e como medicamento para a saúde urogenital. Desde dessa época, o tribulus já era considerada uma erva afrodisíaca, que exercia influenciais positivas para ereção.

O seu primeiro nome peculiar vem da palavra grega que quer dizer “tríbulo”, ou seja, um tipo de estepe espinhoso que gera pequenas flores amarelas.

O seu segundo nome vem da palavra terrestre, pois ela cresce junto ao solo por ser uma planta rasteira.

A Tribulus terrestris também pode ser conhecida como abrolho, videira da punctura, cabeça de cobra, abre olhos, entre vários outros.

Ela possui diversos fitoquímicos (nutrientes encontrados em vegetais), em especial a saponina, cujos benefícios falaremos mais adiante.

Para que serve?

para que serve o tribulus terrestris planta erva

Planta que origina a erva tribulus

Alguns estudos realizados nos últimos anos,  em mostrado que o suplemento tribulus terrestris serve para o aumento considerável nos níveis de um hormônio luteinizante, o que estimula algumas células que consequentemente faz com que a produção de testosterona se eleve (Veja também com o ZMA pode melhorar a produção de testosterona).

No caso feminino, os hormônios agem no controle da secreção da progesterona (hormônio sexual do ciclo ovariano e gravidez) e também aumentam o estrogênio (principal hormônio sexual da mulher).

Além disso, a planta contém outras substâncias saudáveis para o nosso corpo, como os ácidos graxos (gorduras boa), cálcio (bom para os ossos), potássio (transporta nutrientes para as células) e fósforo (auxilia na digestão e crescimento).

Estudos realizados mais recentemente mostraram que a tribulus terrestris também pode ajudar no ganho de massa muscular, o que tem a ver com a elevação da produção de testosterona, que é responsável pela resistência e força corporal.

Em alguns casos, a erva é usada até para tratar de problemas na pele, como eczema, sarna e psoríase. Inclusive, também pode colaborar para o melhor funcionamento dos rins.

Quais são os benefícios do suplemento Tribulus?

benefícios testosterona libido

10 Principais benefícios do suplemento tribulus

Para conhecer com mais detalhes os benefícios da tribulus terrestris, dê uma olhada na lista abaixo:

1- Maior produção de testosterona

Um estudo realizado na Lituânia suplementou alguns atletas durante 20 dias com cápsulas de 625mg compostas por 40% de saponinas. Eles consumiam uma cápsula três vezes por dia.

Como resultado, notou-se um aumento nos níveis de testosterona. No entanto, esse aumento durou apenas 10 dias, enquanto que nos outros 10 dias restantes os níveis permaneceram sem alteração.

Muitos estudiosos entendem que a ação da tribulus terrestris é adaptogênica, o que quer dizer que ela teria uma atuação mais relevante nessa área, apenas quando agisse na restauração das condições do equilíbrio do corpo.

2- Melhora da libido

Certos resultados de pesquisas vêm indicar que o aumento da libido pode estar conectado à maneira como a tribulus terrestris age no sistema nervoso central, elevando a sensibilidade hormonal.

Um estudo realizado em humanos evidenciou que a planta pode sim impulsionar a ereção e o bem-estar sexual, um benefício do qual os povos nativos já usufruem há muitos séculos em sua medicina tradicional.

3- Auxílio no tratamento antidepressivo

Um estudo feito com roedores mostrou que uma dose elevada da tribulus terrestris com uma alta concentração de saponina foi eficiente na diminuição de todos os sintomas graves de um quadro do transtorno depressivo.

Foi constatado que uma dose de 750 mg/kg agiu com a mesma eficácia que 1,8 mg/kg de fluoxetina, um medicamento especificamente utilizado para tratar a depressão.

4- Ganho de massa muscular

Existem alguns relatos de que a tribulus terrestris consegue auxiliar no aumento da massa muscular devido ao controle e melhora na produção da testosterona, um hormônio benéfico aos atletas.

Contudo, não existem provas suficientes de que a suplementação da erva pode realmente elevar a recuperação muscular ou beneficiar o seu desempenho.

5- Ação contra diabetes

Em um estudo com animais, os resultados mostraram que uma dose de tribulus terrestris de 2g obteve um efeito igual a 10mg da glibenclamida, que é um remédio conhecido e específico para o tratamento de diabetes.

Além disso, alguns exames mostraram que os animais que consumiram a tribulus terrestris tiveram menos danos no fígado (como sequela da medicação) do que o outro remédio, o que evidencia a ação protetora do vegetal.

Para completar, uma outra pesquisa observou que roedores diabéticos sendo tratados com uma dose de 50mg do tribulus, acabaram tendo uma elevação nas taxas de insulina em suas correntes sanguíneas.

A maneira exata de como esses processos funcionam ainda não foi descoberta.

6- Diminuição do colesterol

Um estudo feito a partir do consumo de 3g ao dia da tribulus terrestris mostrou que até 10% do colesterol total foi reduzido. Já quem consumiu o placebo, apresentou uma diminuição por volta de apenas 2%.

Apesar de resultados positivos sobre essa função da planta, o ideal é que se realizem mais estudos e pesquisas para explorar os seus mecanismos de ação.

7- Propriedades analgésicas

Alguns estudos mostraram que a tribulus terrestris é capaz de reduzir dores, até mesmo se for comparada com alguns remédios especificamente analgésicos.

Os ratos utilizados para os testes realmente evidenciaram a redução de dor, corroborando essas conclusões.

8- Melhora da saúde cardiovascular

Certos estudos feitos in vitro evidenciaram que a tribulus terrestris é capaz de diminuir de 20% a 30% do dano gerado pelo infarto do miocárdio. Isso quer dizer que havia uma menor quantidade de tecidos lesados quando a planta era utilizada.

É dito que consumir o suplemento do vegetal pode fazer com que suas células cardíacas fiquem mais protegidas. Além disso, uma pesquisa realizado com homens hipertensos, verificou que a ingestão da planta reduziu o ritmo cardíaco anormal.

9- Controle da pressão arterial

Em um estudo com ratos sofrendo de hipertensão, o extrato dos frutos da tribulus terrestris conseguiu diminuir a pressão arterial.

Isso ocorreu porque a erva regulou a atividade da enzima conversora de angiotensina (ECA), que é sempre o ponto principal dos medicamentos contra hipertensão.

Já em um outro estudo realizado com humanos, o extrato do fruto receitado com uma dose de 2g conseguiu diminuir a pressão sistólica (pressão arterial máxima) em 4 a 4,3% na semana inicial.

Entretanto, ao termino do mês houve um aumento de pelo menos 10,7%. Por outro lado, a pressão diastólica (pressão arterial mínima) caiu cerca de 8% após as quatro semanas em que o tratamento aconteceu.

Dessa forma, não é errado afirmar que a tribulus terrestris pode ajudar a reduzir a pressão sanguínea, no entanto, é necessário observar os resultados de mais estudos para uma resposta mais completa e segura.

10- Ajuda o corpo feminino

Certos estudos utilizando a planta mostram que ela pode auxiliar no aumento da fertilidade, no alívio dos sintomas da menopausa (tanto pré quanto pós) e na normalização da ovulação.

Sem contar que a tribulus terrestris parece ser mais eficaz na melhora da libido do que outros medicamentos especializados na reposição hormonal.

Como tomar?

como tomar e efeitos colaterais

Tribulus Terrestris em pó

É possível achar a tribulus terrestris sendo vendida de duas maneiras diferentes:

  • Tribulus em pó em embalagens suplementos alimentares (o mais comum e fácil de achar);
  • ou no extrato seco in natura da folha.

A dose pode mudar de acordo com os objetivos e necessidades de cada um. No entanto, as quantidades recomendadas vão de 240 mg à 1,6 g. Além disso, vale lembrar que os melhores produtos possuem uma alta concentração de saponina.

Normalmente o período indicado para se consumir o suplemento pode variar de 4 a 8 semanas.

Para homens, o indicado é tomar 1 cápsula 20 minutos antes das 3 principais refeições, não ultrapassando 625mg em cada cápsula, ou 1.2 gramas ao dia.

O produto deve ser tomado em ciclos com duração máxima de 2 meses até os níveis de testosteronas estiverem normais. Retornar o uso novamente dentro de 2 meses no mínimo.

Mulheres também pode tomar o tribulus tesrrestris, desde que seja respeitado o ciclo menstrual. Dando início ao uso no quinto dia menstrual e encerrando no 14° dia. Depois que encerrar esse período, é preciso dar uma pausa e retornar ao uso no mês seguinte respeitando o ciclo menstrual novamente.

O recomendado é que mulheres tomem 1 cápsula 2 vezes ao dia, 20 minutos antes do café da manhã e depois, 20 minutos antes do almoço. Dosagens por cápsula de 500mg a no máximo 625mg.

É importante seguir os conselhos de profissionais e nunca exagerar na dosagem.

Posso tomar com outros suplemento?

Sim, você pode tomar o tribulus junto com outros suplemento conhecidos como o: BCAA (aminoácido de cadeia ramificada) , Albumina (proteína do clara do ovo), Whey Protein, Glutamina, Creatina e até com termogênicos, desde que siga orientações de uma profissional, tomando nas dosagens e períodos corretos, nenhum desses suplementos irão interferir no efeito um do outro, mas precisam ser indicados por um profissional para que você possa ter apenas benefícios e não correr risco de algum maleficio para saúde.

Quais são seus efeitos colaterais?

Os maiores efeitos colaterais da tribulus terrestris estão relacionados ao aumento da testosterona no corpo ou ao consumo do produto perto das refeições. Veja a seguir os efeitos mais observados na suplementação da planta:

  • Crescimento excessivo de pelos no corpo;
  • Maior agressividade;
  • Alargamento da próstata;
  • Ginecomastia (ampliação de mamas em homens);
  • Náusea e mal-estar;
  • Dores estomacais. 

Todos esses efeitos colaterais podem ser evitados se tomar com orientação de um profissional, que irá indicar a dosagem correta para seu objetivo e evitar que ocorra erros.

O suplemento engorda?

Se tomado corretamente e evitar o excesso, o tribulus terrestris não engorda. Ele não possui calorias suficientes em sua composição para o ganho de peso excessivo.

Ajuda emagrecer?

O principal objetivo do tribulus terrestris não é fazer a pessoa emagrecer, até porque o tribulus não é um termogênico nem possui substâncias emagrecedoras. Então seu efeito primeiro não é um suplemento para emagrecer.

Como ele auxilia no ganho de massa muscular, e quanto mais músculos, a tendencia é queimar mais calorias, então indiretamente o tribulus pode ser sim mais um item a contribuir para emagrecer.

Mas se seu objetivo no momento é perda de gordura. O mais indicado ainda é uma dieta especifica, exercícios físicos, como a própria musculação e/ou HIIT, e um termogênico caso seu Nutricionista veja que é indicado. 

Quais são as contraindicações?

Se você pertencer a algum dos grupos abaixo, procure um médico antes de iniciar o consumo do suplemento da tribulus terrestris:

  • Mulheres grávidas ou em fase de amamentação;
  • Portadores de câncer de próstata ou testículos;
  • Pessoas com doenças cardiovasculares ou diabetes;
  • Menores de idade;
  • Indivíduos fazendo uso de medicamento controlado.

Tribulus funciona mesmo? Deixe seu relato sobre os resultados

Muitos dos nossos leitores ficam curiosos a respeito dos resultados do tribulus, querendo saber se ele funciona mesmo. Se você já fez uso ou ainda utiliza esse suplemento, deixe seu relato sobre os resultados e como como foi sua experiência com ele. Conte como foi logo abaixo nos comentários!

Ainda tem dúvidas? Compartilhe!

Ainda ficou alguma dúvida sobre esse suplemento? Utilize nosso espaço logo abaixo dedicado para comentários e faça sua pergunta que iremos esclarecer suas dúvidas.

Gostou desse artigo com informações sobre o suplemento tribulus terrestris? Então ajude a divulga-lo e compartilhe com sues contatos nas redes sociais.

Referências:
Amin, A. M. R., et al. “The protective effect of Tribulus terrestris in diabetes.” Annals of the New York Academy of Sciences 1084.1 (2006): 391-401.
Singh, Surender, Vinod Nair, and Yogendra K. Gupta. “Evaluation of the aphrodisiac activity of Tribulus terrestris Linn. in sexually sluggish male albino rats.” Journal of pharmacology & pharmacotherapeutics 3.1 (2012): 43.
Kevalia, Jignesh, and Bhupesh Patel. “Identification of fruits of Tribulus terrestris Linn. and Pedalium murex Linn.: A pharmacognostical approach.” Ayu 32.4 (2011): 550.
Temraz, Abeer, et al. “Steroidal saponins from the aerial parts of Tribulus alatus Del.” Phytochemistry 67.10 (2006): 1011-1018.
El-Tantawy, Walid H., Abeer Temraz, and Omayma D. El-Gindi. “Free serum testosterone level in male rats treated with Tribulus alatus extracts.” International braz j urol 33.4 (2007): 554-559.


Veja também nossos artigos mais acessados:

Whey Protein – Você precisa ler isso!

BCAA – Para que serve e benefícios

Creatina – Qual a melhor? Veja lista

Termogênico – Saiba tudo!

Tribulus Terrestris – Veja 10 Benefícios [REVELADOS]

L Carnitina Emagrece? Funciona mesmo? [ATUALIZADO]

Melatonina – O que é, para que serve [ATUALIZADO]

ZMA – O que é e para que serve [TUDO REVELADO]

Glutamina – O que é e para que serve [Veja 11 Benefícios]

Suplementos Alimentares: O que são e para que servem

Orlistat – O que é e para que serve [ATUALIZADO]

Treino de Musculação para Hipertrofia – [21 DICAS]

Maca Peruana: O que é, Para que Serve, Benefícios e Como tomar


Equipe Grande Atleta

Nossa equipe está muito bem representada por grandes profissionais ligados a musculação e esportes de alto rendimento. Contamos com Educadores físicos, Nutricionistas Esportivos, Fisioterapeutas e Médicos.

  • 1

Você pode gostar também

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *