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Suplementos para ganhar Massa Muscular

Whey Protein Concentrado: Para que serve, 5 Benefícios e Como tomar

O Whey Protein Concentrado é a versão mais consumida desse suplemento e o que melhor possui custo benefícios. Veja as dicas para se dar bem com esse suplemento.

whey protein concentrado

O que é o Whey protein concentrado?

O whey protein consiste em uma mistura de proteínas provenientes do soro de leite (a parte solúvel em água que resulta da fabricação de queijo).

O soro de leite passa por um determinado processo de tratamento até que se torne o pó (suplemento) que está apto para ser vendido nas lojas.

É desse processo de tratamento do soro de leite para a obtenção do suplemento que se dá a diferença entre os 3 tipos existentes (o concentrado, o hidrolisado e o isolado).

Para que serve?

O whey protein concentrado serve como uma complementação do total de proteínas que a pessoa deve ingerir por dia.

Tem a grande vantagem de oferecer uma grande praticidade, dada a sua facilidade de carregar e preparar e de poder ser tomado por diversos tipos de pessoas.

Ele pode ser utilizado antes do treino, para melhorar a disposição para as atividades físicas ou depois do treino, para garantir as proteínas necessárias à recuperação muscular, de forma que haja o crescimento e a manutenção dos músculos.

A sua utilização pode ser feita para ajudar a tratar pessoas que têm problemas onde perdem a massa muscular (idosos e portadores de doenças autoimunes, por exemplo).

Composição do whey protein concentrado

A composição do whey protein concentrado demonstra a sua riqueza em nutrientes com alto índice de aminoácidos que são essenciais ao organismo.

Vamos falar sobre alguns deles:

  • Beta-lactoglobulina, fonte de BCAA.
  • Alfa-lactoalbumina é uma proteína precursora da serotonina e com grande quantidade de triptofano.
  • Imunoglobulinas que aumentam a imunidade.
  • Glico-macropeptídeos, proporcionam uma absorção mais eficaz de minerais pelo intestino.
  • Albumina de soro bovino.
  • Cálcio, importantíssimo para a construção e manutenção de dentes e ossos.

Qual é a diferença entre os 3 tipos de whey protein?

Basicamente, é a questão da filtragem que dá a diferença entre os 3 tipos de whey protein:

  • Whey protein concentrado:

Passa por uma filtragem que o mantém com uma baixa concentração de gordura, mas ainda com lactose (um tipo de carboidrato).

Pelo fato de a lactose e outras proteínas permanecerem intactas, a sua digestão e a sua absorção acontecem de forma mais lenta.

A filtragem mais simplificada permite que ele tenha um menor preço, porém, ele não é recomendado para pessoas que têm problemas para digerir a lactose.

  • Whey protein isolado:

A filtragem do whey protein isolado é capaz de eliminar quase toda a quantidade de lipídeos e lactose.

Ele apresenta cerca de 90% de proteínas, mas a sua digestão e a sua absorção acontecem de forma mais rápida do que o whey protein concentrado.

Por isso, o seu preço é mais alto e ele é recomendado para pessoas que apresentam intolerância a lactose, estão em dietas low carb ou necessitam repor as proteínas mais rapidamente depois do treino.

  • Whey protein hidrolisado:

Na versão do whey protein hidrolisado, as proteínas passam por um processo de hidrólise na sua fabricação (bem parecido com a digestão em nosso corpo).

Ele é quase uma versão do suplemento que já passou por uma digestão e tem a capacidade de ser absorvido mais rapidamente, com menos riscos para quem tem é intolerante à lactose.

5 Benefícios

O whey protein concentrado apresenta diversos benefícios, como:

1. Auxilia no ganho de massa magra (muscular)

Se você é adepto (a) da prática de musculação, utilizar o whey protein concentrado como suplemento vai te ajudar a aumentar o tamanho dos seus músculos por causa do aumento de síntese de proteínas que ocorre com a sua ingestão.

É muito importante lembrar que o consumo de whey protein concentrado sem a prática de musculação ou outras atividades físicas não resulta na hipertrofia, precisa ser um trabalho conjunto.

2. Ajuda a perder peso

Mesmo que de maneira indireta, o whey protein concentrado é um aliado na perda de peso. Isso acontece por dois motivos.

O primeiro é que, quando você aumenta a quantidade de proteínas que ingere por dia (obviamente, respeitando o limite máximo diário), existe uma tendência de que tenha uma diminuição no apetite, pois as proteínas proporcionam saciedade por mais tempo.

O outro motivo é que, quando há um aumento de massa muscular (no caso da associação do whey protein concentrado com atividades físicas), o corpo passa a queimar mais calorias em repouso, o que resulta em uma perda de peso mais rápida.

3. Combate o colesterol ruim

Proporciona uma diminuição dos níveis totais de colesterol e, principalmente, do colesterol ruim (LDL).

4. É capaz de melhorar a imunidade

O consumo regular de whey protein concentrado é capaz de fazer com que o seu organismo fique mais resistente a diversos agentes que podem causas doenças (bactérias, fungos e vírus).

5. Regula a pressão arterial

Principalmente para pessoas que sofrem de hipertensão, o consumo regular de whey protein concentrado é capaz de reduzir os níveis de pressão arterial.

Além disso, diminui os riscos de doenças cardíacas e AVCs.

Como tomar whey protein concentrado

Tanto para homens, quanto para mulheres, a maneira de tomar o whey protein concentrado é cerca de 30 g por dia.

Porém, sempre que possível, procure um profissional de nutrição te ajude com o cálculo da sua quantidade ideal diária, de acordo com as suas características e os seus objetivos.

Nesse caso, o horário de tomar, pode ser:

  • ao acordar,
  • pré-treino,
  • pós-treino (momento mais recomendado),
  • entre refeições,
  • antes de dormir.

O suplemento pode ser consumido no pré-treino ou pós-treino somente com água gelada (por volta de 300 ml) ou combinado com carboidratos que contém um alto índice glicêmico (dextrose e maltodextrina) para que o aporte de aminoácidos do tecido muscular seja facilitado e a energia gasta no treino seja reposta.

Obviamente, isso também vai depender de acordo com as suas características particulares.

Se você ingere carboidratos antes do treino através da alimentação sólida, não há a necessidade de mais carboidratos associados ao whey protein concentrado.

Qual o melhor para comprar?

Veja a lista que preparamos com os melhores whey protein do mercado, para você não cometer erros na hora de comprar e ainda adquirir o produto de uma loja confiável e pelo menor preço da internet.

Veja a lista nesse artigo: Melhor Whey Protein – As 7 Melhores Marcas (Lista 2019)

Indicações

O whey protein concentrado deve ser consumido somente no momento pós-treino por quem já ingere a quantidade adequada de macro nutrientes por dia.

Leia Também:
Qual a melhor Creatina? Veja a lista com as 7 Melhores (2019)

Cuidados

Pelo fato de o whey protein concentrado ser mais barato, muitas pessoas têm medo de compra-lo e não obter eficácia.

Por mais que o uso desse suplemento seja seguro, leia o rótulo antes de comprar para garantir ele tem pelo menos 80% de proteínas.

Possíveis efeitos colaterais

  • Pessoas com predisposição à acne podem apresentar uma maior quantidade de espinhas.
  • Efeitos gastrointestinais, como: dor de estômago, cólica, gases, diarreia e má digestão podem ocorrer em quem tem algum tipo de intolerância à lactose.
Leia Também:
Qual o melhor BCAA? Veja a lista 2019 com as Melhores Marcas

Contraindicações

  • Pessoas que têm alergia ou intolerância à lactose ou a qualquer um de seus componentes.
  • Têm predisposição a problemas no fígado ou nos rins.
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