Escreva para pesquisar...

Treino de Abdômen

Abdominal remador: como fazer, benefícios e músculos solicitados

O abdominal remador é um excelente exercício para o músculo reto abdominal e trabalha um pouco ainda oblíquos. Veja agora sua execução correta e como potencializar seus resultados.

Na musculação existem diversos exercícios que podem ser utilizados para se chegar a um determinado objetivo.

Porém, para poder selecioná-los e inseri-los no programa de treino é preciso avaliar o perfil e necessidade de cada pessoa previamente.

Por isso, é bom conhecer os exercícios para cada grupo muscular e assim escolher aquele que se adequa melhor a realidade de cada pessoa.

Dessa forma, este artigo busca trazer maiores informações a respeito do abdominal remador, os principais músculos trabalhados, sua execução, cuidados e contraindicações, assim como dicas de como potencializar os resultados com este.

Abdominal remador – Músculos recrutados

O abdominal remador é um exercício muito utilizado principalmente nos testes de aptidão física (TAF) requisito para diversos concursos públicos, pois para efetuá-lo se exige bastante do condicionamento do avaliado.

Durante o exercício, o movimento realizado é a flexão de tronco, logo os principais músculos trabalhados são o reto abdominal com participação dos oblíquos.

Execução do Abdominal remador

Realizar o exercício corretamente é importante para que haja uma melhor eficiência deste no treino, assim como uma maior segurança para evitar possíveis lesões ao executá-lo de maneira equivocada.

Sendo assim, abaixo será listado um passo a passo do abdominal remador, para mostrar melhor como é sua correta execução.

1. Deitar-se no solo, em um colchonete, com a barriga virada para cima. Braços e pernas devem estar estendidos.

2. Levantar, flexionado o tronco, ao mesmo tempo que se flexionam as pernas, de forma que os braços abracem as pernas.

3. Retornar de forma controlada à posição inicial.

4. Repetir o movimento pelo número de vezes previamente estipulado.

Cuidados

É preciso ter cautela e prestar atenção a diversos detalhes da execução de cada exercício, com o objetivo de evitar possíveis lesões que possam prejudicar a qualidade de vida das pessoas.

Sendo assim, alguns cuidados que são necessários ao realizar o abdominal remador são:

Manter o pescoço alinhado com a coluna. Um grande erro de quem realiza abdominal é forçar o queixo em direção ao peito, o que pode sobrecarregar a região cervical.

Sendo assim, é importante focar em tirar a região da escápula do chão, enquanto se mantem a cabeça alinhada com a coluna.

Progredir aos poucos. Outro erro que pode comprometer a boa execução e consequentemente aumentar os riscos de lesões é não respeitar os limites.

Comece devagar e aos poucos vá aumentando a quantidade de repetições sempre prestando atenção a técnica do exercício.

O abdominal remador é uma das opções de exercício para treinar os músculos abdominais, porém antes de incluí-lo no treino é preciso estar ciente que algumas pessoas necessitam adaptar ou substituir o exercício por certas contraindicações.

Pessoas que sintam dores nas costas (principalmente na lombar) devem realizar o movimento com cuidado e a depender do incômodo o exercício precisaria ser substituído.

Variações

O abdominal remador, assim como muitos exercícios possui variações que podem ser utilizadas para adaptar ao objetivo e necessidade de cada praticante, por exemplo:

Abdominal remador com bola

Nesta variação, o exercício é realizado utilizando uma bola, o que aumenta o nível de dificuldade do exercício e exige também coordenação de quem o realiza.

Abdominal remador unilateral

Outra opção para realizar o exercício é de forma unilateral, no qual ao invés de flexionar as duas pernas ao mesmo tempo é realizado o movimento de forma alternada entre os dois membros.

Como potencializar

Para aumentar a eficiência do exercício é preciso estar atento a alguns detalhes e assim potencializar os benefícios que o exercício pode trazer.

Dessa forma, abaixo serão mostradas algumas dicas para maximizar o trabalho durante a execução do abdominal remador.

Focar no trabalho dos músculos abdominais

Durante cada repetição é importante que o exercício esteja focado totalmente nos músculos abdominais.

Dessa forma, é preciso prestar atenção e buscar a contração muscular máxima a cada repetição, com o intuito de aumentar a eficácia do exercício.

Começar por exercícios mais fáceis

Realizar o abdominal remador pode ser um desafio principalmente para sedentários ou iniciantes que ainda não tenham condicionamento suficiente para realizá-lo.

Iniciar com exercícios como abdominal reto no solo para ganhar condicionamento pode ser uma estratégia para aqueles que não estão ainda preparados para realizar o abdominal remador.

Concluindo

O abdominal remador é uma boa opção para treinar os músculos abdominais e dentro de um programa de treinamento bem estruturado é capaz de auxiliar na obtenção de resultados satisfatórios.

Sendo assim, a maneira como o exercício será inserido fará a diferença no treino, por isso é importante consultar um profissional de Educação Física antes de iniciar uma rotina de treino.

Vale lembrar que muitas pessoas realizam inúmeros abdominais com a finalidade de definir o abdômen, porém o emagrecimento somente acontece através de uma boa combinação entre o programa de treino e dieta, sendo que somente exercícios abdominais não trarão a definição tão desejada na região.

Portanto, treinar de maneira intensa e tentar aos poucos ir progredindo é essencial para se obter bons resultados, porém é necessário sempre fazê-lo de forma inteligente, para que o treino além de eficiente também se torne mais seguro.

Bons treinos!

Victor Hugo R. F. de Oliveira

Profissional de Educação Física formado em licenciatura pela UNIME e Bacharel pela FSBA. CREF: 010586-G/BA

  • 1

Você pode gostar também

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *