Quer desenvolver os músculos abdominais de forma eficiente? Conheça a prancha abdominal e veja para que serve e como fazer corretamente esse excelente exercício.

X-Poten Grande Atleta Suplementos

Os exercícios para a região abdominal são muito procurados por muitas pessoas que desejam diminuir a gordura nesta região e conquistar o sonhado abdômen “tanquinho”.

Porém, exercícios abdominais vão muito além disso, sendo recomendados para proteger a região do core e são muito importantes para o desempenho do treino em geral, principalmente em exercícios como agachamento e levantamento terra.

Sendo assim, um dos exercícios que trabalha a região abdominal e auxilia a fortalecer a região e a diminuir o risco de lesões é a prancha abdominal.

Por isso, serão abordados diferentes aspectos deste exercício neste artigo, como os músculos trabalhados, a execução correta, cuidados e dicas par ter melhores resultados no treino.

Músculos trabalhados

A prancha abdominal é realizada de forma isométrica e os principais músculos trabalhados são o reto abdominal, oblíquos e o transverso abdominal, assim como também participam o sartorio e músculos da região lombar.

Execução – Como fazer a prancha abdominal

20 Melhores Exercícios para Core (Abdômen, oblíquos, lombar e Glúteos)

Uma boa execução do exercício prancha abdominal é fundamental para que seja possível obter os melhores resultados com o exercício..

Por isso, será listada abaixo o passo a passo de como executar a prancha abdominal.

1. Deitar, no colchonete de barriga para baixo.

2. Apoiar somente os pés e antebraços no chão, deixando o corpo alinhado.

3. Sustentar esta posição por um tempo determinado previamente.

4. Repetir pelo número de series estipulada.

Prancha na bola Suíça

Outra variação para quando a prancha abdominal convencional ficar mais “fácil” de executar, é utilizar variações trabalhando também sua estabilidade, como a prancha na bola Suíça, veja como fazer:

Abdominal na bola: Principais variações trabalhando todo o abdômen!

Cuidados

X-Poten Grande Atleta Suplementos

Para evitar incômodos e possíveis lesões é preciso ter cuidado ao realizar qualquer exercício.

Dessa forma, alguns cuidados que devem ser tomados ao efetuar a prancha abdominal são:

  • Manter o quadril alinhado

Ao realizar a prancha abdominal é necessário manter da cabeça aos pés um bom alinhamento.

Um erro muito comum cometido por muitos praticantes na academia é descer demais o quadril durante o exercício, o que sobrecarrega a lombar e pode trazer dores e incômodo a região.

  • Apoiar bem os braços no solo

No momento de executar o exercício, o peso deve estar distribuído por todo o braço, para assim ter mais estabilidade e dessa forma tornar o exercício mais eficiente.

Sendo assim, um erro que algumas pessoas cometem é apoiar a região do cotovelo no solo, o que gera uma sobrecarga desnecessária a articulação e pode trazer dores e aumentar os riscos de lesão na região.

A prancha abdominal geralmente não é um exercício que possa oferecer muito desconforto a quem o realiza, porém em caso de dor ou algum incômodo ao efetuar o exercício a causa precisa ser avaliada.

Portanto, a depender do grau de desconforto que a pessoa sente pode ser preciso adaptar ou substituir a prancha abdominal por outro exercício.

Exemplo de treino

Existem diversas forma de inserir a prancha abdominal em um treino de musculação.

Sendo assim, logo abaixo será mostrado um treino de abdominal, onde a prancha abdominal está inserida.

Exercício

Série

Repetições

Intervalo

Abdominal reto solo

3

12

45 segundos

Abdominal bicicleta

3

12

45 segundos

Prancha abdominal

3

40 segundos

45 segundos

Prancha lateral

3

30 segundos

45 segundos

Abdominal infra

3

12

45 segundos

O treino de abdominal pode ser feito logo ao fim do treino ou também no dia do aeróbico, por exemplo, tudo depende de como está distribuído o treino e qual o objetivo do programa.

Vale lembrar que a série acima é apenas um exemplo de como inserir a prancha abdominal no treino e que os exercícios, o número de séries, repetições e intervalo devem ser alterados de acordo com a necessidade de cada praticante.

Dicas para melhorar os resultados

Para poder ter os melhores resultados é preciso estar atento a diversos detalhes, como por exemplo:

Comece aos poucos e vá progredindo

Para ter melhores resultados com a prancha abdominal é preciso aperfeiçoar a execução e depois ir progredindo.

Primeiro é preciso iniciar com pouco tempo e depois aos poucos vai aumentando o tempo de execução.

Utilize outras variáveis da prancha abdominal

Para aumentar o grau de dificuldade do exercício também é possível utilizar diferentes variáveis deste.

Tentar apoiar os braços na bola suíça como no outro vídeo acima ou retirar um dos braços ou pernas como apoio elevarão a dificuldade do exercício.

Também é possível utilizar as variáveis como prancha lateral, ou a prancha abdominal movimentando os pés ou braços para mudar um pouco o estímulo.

Conclusão

A prancha abdominal é um excelente exercício para quem quer fortalecer o core e assim aumentar o desempenho do treino de musculação e diversos esportes, assim como diminuir o risco de lesões na coluna.

Dessa forma, é preciso sempre buscar realizar uma execução adequada e procurar aos poucos ir progredindo no exercício.

Também é preciso ter alguns cuidados ao realizar o exercício para evitar lesões, assim como também inseri-lo corretamente no treino para obter melhores resultados.

Para tal, antes de modificar ou iniciar qualquer programa de treino é necessário consultar antes um profissional de Educação Física para poder contar com um programa de treino mais seguro e eficiente.

Bons treinos!

Profissional de Educação Física formado em licenciatura pela UNIME e Bacharel pela FSBA. CREF: 010586-G/BA

Deixe um comentário