Nos últimos anos, uma fibra tem chamado atenção das pessoas que procuram por um estilo de vida mais saudável, o psyllium.

Viper Cut Spirulina Psullium

Dessa forma, esta fibra solúvel que é extraída da casca das sementes de uma planta chamada Plantago ovata, destaca-se principalmente devido às suas propriedades laxantes.

Sendo assim, o psyllium é encontrado em drogarias e farmácias na forma de sachês, pó ou cápsulas..

Logo, é comercializado como um suplemento. Dentre os efeitos mais notáveis do psyllium no organismo estão:

  • Estímulo aos movimentos intestinais (peristaltismo);
  • Redução do ressecamento das fezes;
  • Aumento da absorção de água no intestino;
  • Combate a inflamação dos enterócitos (células intestinais).

Além disso, o psyllium pode ser encontrado em uma bebida, o Metamucil, que é vendida em lojas de produtos naturais ou pode ser vendida a granel.

Acompanhe este artigo até o fim e saiba mais sobre para que serve, principais benefícios, como usar e quais as contraindicações do produto.

Para que serve?

Como uma fibra, a principal utilidade do psyllium é o combate a prisão de ventre, que pode ser entendida como uma lentidão exagerada no funcionamento intestinal.

Contudo, ele não serve para qualquer tipo de prisão de ventre. Nos casos de obstrução ou bloqueio intestinal pode provocar sintomas contrários.

O mesmo pode-se dizer dos casos que envolvem prisão de ventre após cirurgias ou até mesmo prisão de ventre crônica.

Em resumo, o psyllium serve para:

  • Combater a prisão de ventre aguda (que acontece de vez em quando);
  • Melhorar o funcionamento intestinal;
  • Combater inflamação nas mucosas do intestino;
  • Aumentar a massa fecal, contribuindo para a eliminação sem sofrimento das vezes.
  • Controlar as taxas de colesterol ruim;
  • Evitar a hiperglicemia;
  • Reduzir a absorção de gorduras e carboidratos provenientes da alimentação.

Principais Benefícios

1- Promove a saúde intestinal

Sem dúvidas, este é o maior benefício do psyllium na saúde. Atualmente, o funcionamento intestinal tem um impacto significativo nas nossas emoções, no estresse e na sensação de cansaço.

Por isso, apostar em alimentos e suplementos como o Psyllium é uma das alternativas mais indicadas.

Nesse sentido, 80% da composição do psyllium são fibras, componentes não digeríveis que tem como função principal eliminar as toxinas e impurezas presentes na alimentação.

Na prática, isso significa que consumir psyllium frequentemente mantém a saúde intestinal adequada e evita complicações decorrentes da falta de peristaltismo.

Além disso, o psyllium está associado a uma redução de sintomas como as hemorróidas e  fissuras anais, já que possui a capacidade de absorver água para o interior do trato gastrointestinal.

2- Combate alguns tipos de diarreia

Embora exerçam efeito laxativo, o psyllium é eficiente no tratamento da diarreia já que consegue absorver os líquidos presentes no intestino.

Neste caso, o suplemento de fibras acaba tornando-se num composto viscoso fundamental para formar volume contribuindo para a formação das fezes e evitando que elas se tornem líquidas ou pastosas.

Além disso, o psyllium é rico em prebióticos, substâncias presentes nas fibras capazes de fermentar no intestino.

Dentre os tipos de diarreia mais beneficiadas com o uso de psyllium estão a diarreia causada por antibióticos ou diarreia decorrente de infecções ou intoxicações alimentares.

3- Promove o emagrecimento

As fibras presentes no psyllium conseguem se expandir ao chegarem no estômago, provocando uma sensação de saciedade e extensão.

Por sua vez, quanto mais saciado(a) estivermos menor será o consumo de calorias na dieta. O fato de provocar uma lentidão no processo de esvaziamento do estômago também contribui para a redução do apetite.

Em outras palavras, o psyllium pode ser introduzido na alimentação diária de qualquer pessoa que esteja à procura de alimentos com propriedades emagrecedoras.

4- Controla os níveis de glicose

No geral, as fibras reduzem a velocidade com que os carboidratos são absorvidos no organismo, provocando uma menor resposta glicêmica.

Neste caso em específico, o uso do psyllium pode diminuir as chances de hiperglicemia após uma grande refeição.

Todavia, a fibra do psyllium forma um gel capaz de tornar a digestão mais lenta e viscosa, controlando os níveis de glicose sanguínea, ideal para diabéticos ou indivíduos com síndrome metabólica.

5- Reduz as taxas de colesterol

O psyllium contribui para a melhor absorção de nutrientes como as gorduras e os carboidratos. Logo, as moléculas de LDL (colesterol ruim) passam a ter menos chances de ficarem circulando sobre a corrente sanguínea.

Graças a melhor absorção e correta utilização dos lipídios, o psyllium é eficaz no controle dos níveis de colesterol total e triglicerídeos.

Por sua vez, esses marcadores aumentados contribuem para o maior risco de complicações cardiovasculares e eventos relacionados ao mau funcionamento das artérias e veias.

6- Previne a hipertensão

Um estudo publicado pela revista Clinical and Experimental Hypertension concluiu que pacientes hipertensos que fizeram o uso de uma colher de chá de psyllium antes das principais refeições durante um período de seis meses tiveram uma redução da pressão arterial.

Nesse sentido, o chá de psyllium pode ser usado também para controlar os níveis de pressão, desde que associado a uma dieta hipossódica.

Tipos de psyllium  – Qual o melhor?

Existem várias versões de psyllium disponíveis para comprar, sendo as mais comuns:

Psyllium em pó:
É a forma mais básica do psyllium, em que as cascas das sementes de Plantago ovata são moídas em pó fino. O psyllium em pó pode ser adicionado a alimentos, bebidas ou receitas para aumentar a ingestão de fibras.

Cápsulas de psyllium:
Essa versão consiste em pó de psyllium de forma concentrada e encapsulado.

As cápsulas são convenientes e tem um ótimo custo x benefício, porque oferecem uma dosagem concentrada do produto, para quem não gosta do sabor ou textura das outras versões, e tendo ainda os benefícios do psyllium.

Psyllium com spirulina, morosil, quitosana e picolinato de cromo

Nesse formato do psyllium em cápsulas, pode ser encontrado o suplemento apenas com a substância isolada ou com outras substâncias emagrecedores, como no caso do suplemento Viper Cut, que possui  Spirulina com Psyllium, Morosil, picolinato de cromo e quitosana.

Clique no banner abaixo para saber mais sobre o suplemento:

Viper Cut Spirulina Psullium

Psyllium em forma de biscoitos ou barras:
Alguns fabricantes oferecem o psyllium combinado com outros ingredientes em forma de biscoitos ou barras, tornando-o mais fácil de consumir como um lanche nutritivo.

Psyllium líquido: Também conhecido como xarope de psyllium, é uma versão líquida do suplemento. Geralmente, é utilizado como laxante suave e pode ser tomado diretamente ou misturado com água ou sucos.

Como tomar

A forma de uso do psyllium é simples e prática. Basta dissolver o conteúdo do sachê em um copo d’água ou suco de frutas.

Você deve tomar cuidado para que a dissolução seja completa. Além disso, a quantidade de líquido deve ultrapassar 3/4 do copo.

É aconselhável tomar a mistura imediatamente após o preparo ou 30 minutos antes de uma refeição.

No entanto, é proibido engolir o pó sem ajuda de líquidos, visto que a sua viscosidade pode causar asfixia, engasgo ou sensação de falta de ar.

Indicações por faixa etária

Crianças de 6 a 12 anos: meio sachê ou meia colher de sobremesa, de 1 a 3 vezes ao dia.

Adultos e adolescentes com mais de 12 anos: Tome um sachê de 7 gramas ou uma colher de sobremesa, de 1 a 3 vezes ao dia.

Atenção: É importantíssimo que você ingira uma quantidade adequada de líquidos durante o tratamento com o psyllium.

Também é desaconselhável tomar a fibra antes de dormir, pois ela pode prejudicar os movimentos intestinais noturnos, provocando despertares para ir ao banheiro, o que pode atrapalhar o sono.

Quanto tempo demora para o psyllium fazer efeito no organismo?

Os primeiros efeitos do psyllium ocorrem nas primeiras 12 a 72 horas após a primeira dose. Contudo, não é indicado que o tratamento com sachês ultrapassem o período de 7 dias seguidos.

Além disso, caso você utilize outros medicamentos, deve tomar o psyllium 2 horas antes ou 2 horas após o uso dos medicamentos.

Esta recomendação tem como objetivo evitar a interferência do psyllium na absorção e efeito de outros medicamentos.

Contraindicações e Efeitos Colaterais

As crianças menores de 6 anos não devem usar o psyllium. Além disso, indivíduos com dificuldade de deglutição ou bloqueio no intestino só podem fazer o uso mediante aprovação médica.

Caso perceba algum sintoma de alergia após o uso do psyllium, a suplementação deve ser interrompida imediatamente.

Assim sendo, pessoas diabéticas devem consultar um médico antes de iniciar um tratamento com a ajuda do psyllium.

Tal medida é necessária porque algumas marcas de psyllium em sachê podem conter açúcar na composição.

Em contrapartida, os efeitos colaterais mais frequentes atribuídos ao uso de psyllium são sensação de inchaço no abdômen e maior produção de gases.

Por fim, caso o uso de psyllium produza sintomas como vômitos, dores fortes no estômago ou mesmo aparecimento de sangue nas fezes, um médico deve ser procurado o quanto antes, pois estes podem ser sinais de obstrução intestinal.

Nutricionista Especialista em Nutrição Clínica, Metabolismo, Terapia e Prática Nutricional. CRN9 22289-MG. Atende em consultório particular na cidade de São Lourenço, MG e no Brasil de forma online. Colunista em blogs e sites especializados na área de alimentação, saúde e nutrição.

Deixe um comentário