O feno grego é uma planta medicinal, também conhecida como fenacho, que possui propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes e moduladoras.
Sendo assim, as sementes de feno grego são usadas a muito tempo como suplemento, pois é nelas que se encontram os principais compostos ativos da planta.
Em alguns lugares, as folhas de feno grego também são usadas como ingrediente culinário no preparo de pães e massas.
Costuma ser encontrado em lojas de produtos naturais ou na internet, onde pode ser adquirido na forma de pó, em cápsulas ou chá.
Tópicos do Conteúdo
Para que serve o feno grego
Assim como toda planta medicinal, o feno grego tem a função de preservar as condições de saúde e prevenir a ocorrência de problemas decorrentes de um estilo de vida não-saudável.
Nesse sentido, o feno grego tem uma potente ação antiinflamatória, o que significa que ele evita a produção de compostos como as citocinas, responsáveis pelo aparecimento de dores e lesões.
Já os principais antioxidantes encontrados na planta são os polifenóis, flavonoides, ácidos fenólicos, alcalóides e carotenóides.
Em conjunto, eles atuam como imunoestimulantes, ou seja, permitem uma melhor atuação do sistema de defesa.
Por fim, a atividade moduladora do feno grego deve-se à presença dos fenosídeos, que ligam-se aos receptores anabólicos permitindo uma melhor produção hormonal.
9 benefícios do feno grego para o corpo

1- Emagrecimento
Rico em fibras, o feno grego reduz a fome e aumenta a sensação de saciedade, importantes no processo de emagrecimento.
Além disso, a presença dos flavonóides e do ácido caféico na planta tem a capacidade de reduzir a absorção de gorduras e açúcar pelo intestino.
2- Produção adequada de testosterona
O extrato e as cápsulas de feno grego podem auxiliar no aumento dos níveis de GnRH e LH, que são responsáveis pela regulação da hipófise (glândula que produz os principais hormônios).
De acordo com algumas pesquisas, existe uma relação entre níveis adequados de LH e GnRH e um maior estímulo à produção de testosterona de forma natural.
Então, o feno grego tem uma boa capacidade moduladora, fundamental para combater eventos como a falta de energia e disposição sexual, por exemplo.
3- Combate a hiperglicemia
A principal fibra encontrada nas sementes de feno grego é a galactomanana, um composto solúvel eficaz no controle dos níveis de açúcar no sangue.
O feno grego também combate a resistência insulínica graças a presença da 4-hidroxi-isoleucina, um aminoácido envolvido diretamente na produção de insulina no pâncreas.
4- Proteção cardiovascular
Outro benefício atribuído às fibras do feno grego, a proteção cardiovascular é importante para prevenir ocorrências graves como infarto ou acidente vascular cerebral.
Como as fibras reduzem a absorção de gordura no corpo, marcadores como o colesterol ruim (LDL) e os triglicerídeos são melhor controlados, evitando assim o excesso circulante dessas substâncias no sangue.
5- Redução de sintomas menstruais
O feno grego pode ser usado para diminuir ou aliviar os principais sintomas do período menstrual como cansaço, dores de cabeça, cólicas e alterações no humor.
Por sua vez, as saponinas e as apigeninas encontradas na planta diminuem a inflamação associada à síndrome do ovário policístico, o que inclui desde a redução no tamanho dos cistos até a normalização do ciclo menstrual.
6- Prevenção do Câncer
Diosgenina, naringenina e esqualeno são substâncias liberadas a partir do extrato líquido ou alcoólico do feno grego.
De acordo com algumas pesquisas, essas substâncias teriam a capacidade de reduzir a multiplicação de células cancerígenas e induzir a morte das mesmas em casos de câncer.
Apesar da necessidade de mais estudos sobre o assunto, o feno grego é visto como um aliado na prevenção de vários tipos de câncer como o de mama, linfoma, pâncreas e pulmão.
7- Homeostase Intestinal
As sementes de feno grego melhoram o funcionamento do intestino como um todo, facilitando a digestão e absorção de nutrientes.
Associadas a uma hidratação adequada, elas evitam o ressecamento das fezes e combatem a constipação.
Todavia, o feno grego também é eficaz para diminuir a produção de gases, arrotos e outros sintomas relacionados à indigestão.
8- Mantém a jovialidade e a qualidade da pele
Os antioxidantes do feno grego facilitam as propriedades esfoliantes e antissépticas dos compostos ativos da planta, permitindo a limpeza e tonificação da derme e epiderme.
Como resultado, a ação dos radicais livres é reduzida, possibilitando uma boa saúde estética. Já as crises de alergias, eczema, acne ou psoríase podem ser tratadas com a ajuda do feno grego em pó.
9- Eficaz no tratamento de doenças provocadas por infecções e processos inflamatórios
A produção de citocinas e prostaglandinas pode ser controlada e até reduzida através do uso frequente do feno grego.
Na prática, a planta evita infecções e processos inflamatórios causados por essas substâncias, como infecções na garganta, dores musculares e as dores de artrite ou artrose.
Como o feno grego atua na melhora da libido?
O feno grego consegue melhorar a libido feminina e masculina através do aumento nos níveis hormonais de testosterona livre e estradiol, também conhecido como E2.
Nas mulheres, o aumento de E2 provoca a lubrificação vaginal e aumento do fluxo sanguíneo na região genital. Estas ocorrências são interessantes para incentivar a excitação e facilitam o orgasmo feminino.
Já nos homens, a planta potencializa a produção de testosterona livre, que traz benefícios como aumento da massa muscular e resistência física, além de influenciar no aumento do desejo sexual masculino.
Como tomar feno grego?

Existem várias maneiras de tomar feno grego e a escolha deve analisar as suas preferências pessoais e a praticidade de uso:
Feno grego em cápsulas
De 1 a 3 cápsulas por dia de 300 a 600 mg/dia em 1 a 2 vezes por dia. As cápsulas devem ser ingeridas preferencialmente antes das refeições.
Chá de feno grego
Basta adicionar 2 colheres de chá de sementes de feno grego em 1 xícara de água fervente. Deixe repousar por 10 a 15 minutos e em seguida, tome ainda morno em 2 a 3 vezes no dia.
Feno grego em compressa (uso tópico)
Com a ajuda de um liquidificador, bata 100 gramas de sementes de feno grego em 100 ml de água ou vinagre, até formar uma pasta.
Em seguida, leve a pasta ao fogo até levantar fervura, espere amornar e aplique sobre a lesão ou ferida por 3 a 4 vezes no dia.
Principais Indicações do Feno Grego
As principais indicações para uso do feno grego são:
- Pacientes com disfunções intestinais
- Tratamento de impotência sexual
- Redução da libido
- Indivíduos com o sistema imunológico enfraquecido
- Homens e mulheres que precisam emagrecer
- Homens e mulheres que querem aumentar a massa magra
- Tratamento de processos inflamatórios
- Melhora da aparência da pele
- Alívio de sintomas relacionados a lesões de pele e doenças dermatológicas
Contraindicações
O feno grego não pode ser usado na gravidez, uma vez que estimula as contrações uterinas e pode induzir o parto.
A idade mínima para usar o suplemento é 16 anos, com devido acompanhamento médico ou nutricional.
Pacientes em tratamento de câncer sensíveis a hormônios, como câncer de mama ou próstata devem evitar o uso da substância.
Se você é diabético(a), a ingestão de feno grego deve ser feita com cautela e em menor quantidade, pois pode causar hipoglicemia a longo prazo.
Por fim, é aconselhável interromper o uso da planta 2 semanas antes de qualquer cirurgia, para evitar o risco de sangramentos intensos ou hemorragias durante o procedimento.
Referências:
Mansoori A, Hosseini S, Zilaee M, Hormoznejad R, Fathi M. Effect of fenugreek extract supplement on testosterone levels in male: A meta-analysis of clinical trials. Phytother Res. 2020 Jul;34(7):1550-1555. doi: 10.1002/ptr.6627. Epub 2020 Feb 11. PMID: 32048383. https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/32048383/