Carregando

Escreva para pesquisar...

Suplementos para Emagrecer

L Carnitina Emagrece? Funciona mesmo? [ATUALIZADO]

A L Carnitina funciona e emagrece sim! Muita gente tem obtido seus benefícios tanto para emagrecer, como para melhorar o desempenho na academia buscando hipertrofia.Veja agora como se beneficiar também.

Emagrecer e conquistar uma boa forma de maneira natural é o sonho de muitas pessoas. Mesmo porque, de nada adianta cuidar da estética e deixar de lado a saúde, não é verdade?

Se você também tem esse desejo e pensa dessa forma, com certeza já ouviu dizer sobre  a L Carnitina, uma das melhores soluções para esse tipo de problema.

Quer saber mais sobre esse suplemento? Continue lendo este artigo. Aqui você encontrará tudo que precisa saber a respeito.

O que é L Carnitina?

Antes de qualquer coisa, é preciso saber exatamente o que é a L Carnitina, esse suplemento que vem fazendo cada vez mais um enorme sucesso entre os atletas e dentro das academias.

Basicamente trata-se de uma vitamina produzida pelo cérebro, pelos rins e pelo fígado. Sintetizada principalmente pela lisina e pela metionina, aminoácidos polares básicos do código genético, também envolve compostos de ferro, vitamina B6, B3 e vitamina C.

A L Carnitina também é muito conhecida como vitamina B11, sendo de extrema importância para o bom funcionamento do organismo humano. Ela é produzida naturalmente pelo corpo, mas em pequenas quantidades.

Você sabe por que a L Carnitina tem esse nome?

Descoberta por cientistas da Rússia, no início do século XX, a vitamina leva o nome de “Carnitina”, originada do latim “carnis”, exatamente pelo fato de que sua principal fonte é a carne.

L Carnitina, Carnitina D ou Acetilcarnitina?

A Levo Carnitina, também conhecida como  L Carnitina e a Carnitina Dextro se diferem bastante quanto à orientação molecular e às suas propriedades químicas.

Ao se tratar da ingestão para o corpo humano, falamos apenas da Levo Carnitina, que corresponde à vitamina B11.

Também não se deve confundir com a acetilcarnitina, uma versão processada que serve para tratar doenças/distúrbios cerebrais.

Sendo assim, para quem deseja emagrecer e aumentar a massa muscular, é a L Carnitina, comercializada na forma de suplementos, que deve ser utilizada.

Para que serve?

Vitamina B11 Fórmula Estrutura química CarnitinaA L Carnitina desenvolve uma atividade importantíssima no corpo humano. Ela é responsável por transportar os ácidos graxos de cadeia longa, resultando assim na queima de gordura e na aceleração do metabolismo.

A substância é capaz de transformar a gordura em energia, aumentando os níveis do bom colesterol.

Além disso, ela também pode promover um excelente desenvolvimento da massa muscular, resultando em mais capacidade para treinos intensos e uma grande melhoria estética.

Pesquisas demostraram que a L Carnitina atua com excelentes efeitos em pessoas com doenças renais e fadiga crônica, proporcionando-lhes mais energia e aliviando alguns sintomas dessas enfermidades.

Onde encontrar?

Ela pode ser facilmente encontrada em carnes vermelhas, principalmente na de carneiro. Em proporções menores, também encontramos a B11 em outras carnes e laticínios.

Também é possível achá-la no mercado suplementos. Geralmente ela é vendida em forma de pílulas. Mas deve-se estar atento ao fornecedor, especialmente quanto à autenticidade e armazenamento da substância.

L Carnitina emagrece mesmo?

Devido aos seus efeitos de provocar a combustão da gordura e transformá-la em energia, pode-se afirmar que sim.

Os principais resultados da suplementação com L Carnitina são a perda de peso e o aumento da massa magra do corpo.

Estudos apontam que seu incrível poder emagrecedor se deve a grande habilidade de oxidação lipídica que a substância proporciona.

Todos esses efeitos, se aliados a uma dieta saudável e a exercícios físicos constantes, potencializam ainda mais os efeitos do suplemento.

Quais são seus reais benefícios?

L Carnitine benefícios funciona

A L Carnitina costuma ser bem tolerada pelo corpo e seus benefícios são inúmeros.

Vale a pena ressaltar que, apesar de ser mais utilizada por atletas e frequentadores de academias, existem diversas outras melhorias que a vitamina pode proporcionar ao organismo.

Entre elas, podemos elencar como principais:

1° Emagrecimento

Um dos principais motivos pelos quais o suplemento é tão consumido se deve ao seu incrível poder emagrecedor.

Isso ocorre pela aceleração no processo de queima da gordura corporal, transformando-a em energia a ser utilizada pelo corpo humano.

2° Aumento da massa muscular

Quem faz academia sabe que um dos maiores desafios é transformar a gordura do corpo em massa magra. Com a L Carnitina isso fica muito mais fácil.

Isso porque o processo de queima de gordura e transformação dela em energia também resulta no aumento de massa muscular.

3° Auxilia as atividades cerebrais

Estudos científicos comprovam que a L Carnitina retarda consideravelmente o envelhecimento das células cerebrais.

Além disso, ela é um agente de grandes melhorias nos processos de concentração, memória e aprendizagem.

4° Uma grande aliada do fígado

Outro benefício comprovado do uso da L Carnitina é o seu auxilio a um órgão muito importante: o fígado.

A vitamina B11 proporciona uma melhora no funcionamento hepático, especialmente na atividade de sintetizar proteínas. Além disso, também auxilia em casos de excesso de gordura no fígado, um problema muito frequente.

5° Amplia o rendimento cardíaco

No que se diz respeito às atividades realizadas pelo coração, pode-se afirmar que a L Carnitina aumenta o rendimento cardíaco e aumenta a resistência do órgão às atividades físicas mais intensas.

Além disso, ela auxilia na produção de ATP, a molécula que fornece a energia para o corpo, e na contração do miocárdio, o músculo que forma a parede do coração.

Ainda há muitos outros benefícios proporcionados pela L Carnitina. Veja:

  • Aumenta os níveis do bom colesterol.
  • Alivia a fadiga física e mental.
  • Auxilia na recuperação de lesões musculares.
  • Alivia o stress.
  • Auxilia em casos infertilidade masculina.

Quem deve tomar a L Cartinina?

Se você está investindo em treinos e deseja emagrecer, ou mesmo aumentar a massa muscular, com certeza deve apostar na L Carnitina.

Seus efeitos são comprovados e o melhor: o suplemento não causa nenhum dano à saúde. Trata-se de uma substância natural, por isso as chances de que você apresente problemas após a ingestão são remotas.

A suplementação é indicada porque, mesmo quando ingerimos através da alimentação a quantidade indicada diariamente, que é de 50 a 100g, apenas 60%  do que  consumido é de fato absorvido.

A longo prazo, muitas pessoas acabam apresentando deficiência de B11  e precisam fazer a reposição com suplemento.

Os casos que mais merecem atenção são os de crianças em desenvolvimento, obesos, gestantes e homens inférteis.

É importante saber que existem algumas doenças que são capazes de diminuir bastante os níveis de L Carnitina do organismo. As principais são: problemas no coração, cirrose, gordura no sangue e hipotireoidismo.

Daí fica a importância de realizar constantemente exames e estar atento, pois nesses casos a suplementação se faz obrigatória. Para pessoas que optam por uma dieta vegetariana ou vegana, a suplementação também é indispensável.

Como tomar a L Carnitina?

Como tomar

Veja como tomar e a dosagem correta da L-Carnitina.

O mais recomendado é que a L Carnitina seja consumida juntamente a um carboidrato. Isso porque a vitamina carece de insulina para ser devidamente absorvida e assim garantir os resultados esperados.

Por isso o ideal é o consumo antes ou depois do treino, acompanhada de uma refeição à base de carboidratos e alguma proteína magra. 1 ou 2 gramas será o suficiente.

O aconselhável é que a vitamina não seja ingerida antes do horário de dormir porque seu efeito também inclui o aumento de energia para os treinos, o que pode atrapalhar bastante o sono.

Dosagem

Para as pessoas que desejam fazer a suplementação de L Carnitina e assim poder usufruir com garantia de todos os seus benefícios, é sugerido fazer a ingestão de até 3 gramas por dia.

Tomando apenas um grama já é possível obter resultados em pouco tempo de uso.

O uso de 2 gramas diárias tem-se mostrado a quantidade ideal para atletas, praticantes de musculação ou outros exercícios físicos, ou mesmo quem apenas deseja perder peso de forma saudável.

Por se tratar de uma vitamina natural, produzida por todos os seres humanos, pode-se dizer que não existem contraindicações. A L Carnitina é muito bem aceita por todos os organismos.

Sua composição é tão benéfica que até mesmo gestantes e crianças podem fazer o seu uso. Existem casos, inclusive, que há ate a necessidade de fato.

Porém é necessário o acompanhamento médico. Ainda que tudo o que seja natural apresente uma tendência a não ter contraindicações, é muito importante fazer uso da dosagem correta.

Caso isso não aconteça, a pessoa pode vir a apresentar problemas decorrentes desta superdosagem.

Existem efeitos colaterais?

Existem pouquíssimos casos em houve tais efeitos. As principais queixas relatadas foram: náuseas, vômito e diarreia moderada.

Como você já percebeu, a L Carnitina é uma substância natural cuja suplementação oferece diversos benefícios ao corpo humano, contemplando não apenas aqueles que querem perder peso ou ganhar massa muscular.

Trata-se na verdade de uma vitamina que pode auxiliar as pessoas a ter a qualidade de vida que apenas um corpo saudável é capaz de proporcionar.

Veja o infográfico que preparamos para você com o resumo do que falamos aqui neste artigo:

L Carnitina Emagrece? Funciona mesmo? [ATUALIZADO]
5 (100%) 2 votes

Compartilhe
Equipe Grande Atleta

Nossa equipe está muito bem representada por grandes profissionais ligados a musculação e esportes de alto rendimento. Contamos com Educadores físicos, Nutricionistas Esportivos, Fisioterapeutas e Médicos.

  • 1

Você pode gostar também

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *