Escreva para pesquisar...

Suplementos para Emagrecer

Óleo de Cártamo: Para que serve, 7 Benefícios, Emagrece?

Uma planta de origem asiática que promete auxiliar todo mundo que quer perder peso. Essa é a melhor forma de se descrever, resumidamente, de onde vem o óleo de cártamo e para que ele serve.

Esse produto, até pouco tempo atrás muito desconhecido, tem sido cada vez mais descoberto no mundo ocidental. Sobre ele, você vai ver aqui em detalhes. Será que o óleo de cártamo emagrece mesmo? Existem outros benefícios?

O que é Óleo de Cártamo

Como eu já antecipei acima, o óleo de cártamo é proveniente de uma planta presente majoritariamente na Ásia – planta esta chamada cártamo, naturalmente. A planta existe em 60 países.

Pode-se dizer até que ela é parente do girassol. Aliás, assim como o óleo de girassol é feito das sementes, o óleo de cártamo também o é, seguindo um processo similar.

O nome científico da planta é Carthamus tinctorius. Ela é facilmente cultivada o ano todo e visualmente é muito bonita, com flores amareladas e alaranjadas. Aliás, até há pouco tempo, o grande uso da planta era justamente para fazer tintas.

Inclusive, desde civilizações antigas já há um relato da utilização do óleo de cártamo como tinta. Sobretudo dos egípcios e dos gregos.

7 Benefícios

Embora ainda haja muito a se pesquisar sobre o óleo de cártamo, já podemos adiantar que ele tem benefícios. Os mais conhecidos estão listados abaixo:

1. Ajuda a emagrecer

Como já dito, seu efeito mais famoso é o de auxiliar no tratamento da perda de peso. Ele tem efeito termogênico, que acelera o metabolismo e faz o corpo queimar gordura mais rapidamente. Isto em toda a região abdominal, incluindo cintura, barriga e quadril.

2. Acaba com as células adiposas

“Células adiposas” é um sinônimo, praticamente, para “células de gordura”. O óleo de cártamo murcha elas, segundo pesquisa da Universidade de Ohio, nos Estados Unidos. Ela faz isso através do estímulo ao aumento da produção do hormônio adiponectina.

3. Previne o envelhecimento precoce

Além de tudo, o óleo de cártamo tem até mesmo uma ação que previne o envelhecimento precoce. Isto ocorre por conta de substâncias antioxidantes geradas a partir do consumo do produto.

4. Reduz a celulite

Outro efeito deste produto é o de anti-inflamatório. No corpo, tem muitas consequências úteis, como a redução de dores. Uma delas é particularmente interessante para quem se liga em beleza: o combate da celulite.

5. Melhora o colesterol

O óleo de cártamo diminui os índices de colesterol ruim (LDL). Ao mesmo tempo, ele também aumenta os do colesterol bom (HDL).

6. Promove a saciedade

Quem quer emagrecer, certamente deseja fazer isto sem sofrer. Então, estar sem apetite, com saciedade, é algo desejável. Pois bem, o óleo de cártamo promove isto.

7. Auxilia no controle da diabetes

eBook Grátis 7 Suplementos que Funcionam

Numa revista chamada The American Journal of Clinical Nutrition, há uma publicação interessante. Ela demonstra que o óleo de cártamo pode ser um auxiliar no tratamento da diabetes tipo 2. Ele ajuda a controlar os índices de açúcar no sangue.

Óleo de cártamo emagrece?

De fato, o que se relata é que o óleo de cártamo ajuda a emagrecer. Só que ele faz isso de um jeito especial, diferentemente de outros óleos, como o de coco, que faz secar o corpo todo.

A ação do óleo de cártamo é muito mais concentrada, e até com um potencial mais potente de emagrecimento numa área do corpo em particular. Esta área é o abdômen, o qual, não à toa, é o principal local corporal que as pessoas visam reduzir.

Como tomar Óleo de Cártamo

Como tomar o óleo de cártamo é algo que varia de acordo com o fabricante do produto que você comprou. Cada marca irá destacar na embalagem ou em alguma espécie de bula as orientações específicas.

No entanto, como padrão geral, temos algumas indicações de uso que costumam se repetir. Normalmente se toma em três doses diárias:

Tome a primeira cápsula cerca de meia hora antes de almoçar

A segunda cápsula deve ser ingerida aproximadamente meia hora antes da janta

Já a terceira cápsula, por fim, deve ser ingerida antes da prática de sua atividade física diária ou antes de dormir

Saliento ainda que o ideal é que você consultar um profissional antes de tomar qualquer tipo de suplemento ou medicação. Neste caso, um nutricionista poderá ajudá-lo a encontrar qual a melhor forma de tomar óleo de cártamo para seus objetivos.

Composição

Bom, a composição é outro assunto muito particular. O óleo de cártamo em si, como já adiantei, vem da semente da planta Carthamus tinctorius. No entanto, dificilmente você vai achar o produto puro, sem mais nada na fórmula.

Dependendo do público-alvo do fabricante, mudam os componentes.

Por exemplo, você deseja emagrecer ganhar massa muscular? É comum encontrar cafeína para quem quer potencializar o efeito dos treinamentos; já, para quem busca perder peso, vitamina E, chia, coco e cromo são mais habitualmente encontrados nas formulações.

Efeitos colaterais

Nas dosagens indicadas, não há estudos que demonstrem efeitos colaterais relacionados ao consumo de óleo de cártamo.

Como é utilizado a relativamente pouco tempo para a perda de peso, a ciência ainda carece de pesquisas neste campo.

No entanto, há uma dica que é sempre válida, em qualquer circunstância, para qualquer produto.

Se você sentir qualquer tipo de alteração ou efeito adverso, suspenda o uso do produto e procure atendimento médico imediatamente.

Contraindicações

Via de regra, não há contraindicações conhecidas para o óleo de cártamo.

É claro que, como sempre, determinados grupos precisam conversar com o médico antes de ingerir qualquer produto. São as gestantes, lactantes, crianças e portadores de doenças crônicas.

Dito isso, podemos finalizar afirmando que este óleo auxilia mesmo a emagrecer. Procure um produto de marca confiável e tome na dosagem correta.

Equipe Grande Atleta

Nossa equipe está muito bem representada por grandes profissionais ligados a musculação e esportes de alto rendimento. Contamos com Educadores físicos, Nutricionistas Esportivos, Fisioterapeutas e Médicos.

  • 1

Você pode gostar também

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *