O ácido L-aspártico, também conhecido como aspartato, é um aminoácido produzido naturalmente pelo corpo, mas que pode ser usado como suplemento para uma série de benefícios. E para quem está procurando um suplemento com ácido L-aspártico na composição e ter todos esses benefícios, conheça o X-Poten clicando no banner abaixo:
Contudo, os benefícios imediatos são estimular a síntese de proteínas, fortalecer o sistema imunológico, manter o bom funcionamento das células nervosas e equilibrar a produção hormonal.
Assim como qualquer produto natural, o ácido aspártico pode ser encontrado em lojas de suplementos, farmácias e na internet. Conheça mais sobre o ácido aspártico no decorrer deste artigo.
Para que serve o ácido L-aspártico
Atualmente, os principais motivos que fazem as pessoas usarem as cápsulas de ácido aspártico são o ganho de massa muscular e a correção de distúrbios relacionados à fertilidade masculina.
O produto trata-se de um aminoácido, portanto, é fundamental na construção das proteínas. Nesse sentido, estimula o crescimento da massa muscular por meio de um processo chamado síntese proteica.
De acordo com algumas pesquisas, o suplemento também é útil para estimular a produção e liberação de hormônios, sobretudo a testosterona.
Por esta razão, muitos profissionais prescrevem ácido aspártico para auxiliar na melhora da libido, onde atua indiretamente.
Em resumo, o ácido aspártico melhora a atuação do sistema endócrino, o que potencializa a síntese de hormônios anabólicos.
Os hormônios anabólicos promovem aumento da força e resistência, melhoram os níveis de energia e evitam a produção de lactato e fadiga.
Principais benefícios do ácido aspártico para a saúde
1- Regulariza a produção hormonal
De acordo com a maior parte da comunidade científica, existem múltiplas evidências de que o ácido L-aspártico aumenta a produção de testosterona e GH, o hormônio do crescimento.
Isso acontece graças à melhora nas funções da hipófise (uma glândula pituitária), que estimula a liberação e a produção de hormônios.
2- Reduz a fadiga causada pelos exercícios
Outro hormônio que pode ser melhor produzido com a ajuda do ácido aspártico é o LH (hormônio luteinizante).
O LH estimula a produção de testosterona, que por sua vez, melhora a capacidade do corpo de sintetizar proteínas. Nos atletas, quanto mais equilibrada é a produção de hormônios estimulantes menor é a chance de ocorrência de fadiga e acúmulo de gordura abdominal, por exemplo.
3- Melhora a qualidade do esperma
Alguns estudos apontam que o uso de ácido aspártico contribui para aumentar a quantidade e a qualidade do esperma.
Este benefício é interessante para homens que sofrem com a baixa produção de espermatozoides ou que apresentam dificuldade para ejacular durante o ato sexual.
4- Aumenta os níveis de energia e disposição
A deficiência de testosterona faz os homens sentirem-se mais fracos e desanimados, contribuindo para o surgimento de problemas psicológicos, por exemplo.
No entanto, a suplementação com ácido aspártico estimula a animosidade, aumentando a sensação de energia e consequentemente melhorando a disposição e a vontade de fazer atividades básicas do dia a dia.
5- Auxilia na melhora na qualidade do sono
A maior parte da produção e liberação de testosterona acontece durante o sono, numa fase conhecida como Delta, que além de testosterona libera grandes quantidades de GH e leptina (hormônio do apetite)..
Pessoas que dormem mal ou apresentam qualquer distúrbio relacionado, sofrem queda acentuada na produção destes hormônios.
Assim, o uso do ácido aspártico pode melhorar a qualidade do sono, através do aumento nos níveis de testosterona, que faz o corpo gastar mais energia durante o dia e sentir-se mais propenso a relaxar e adormecer com mais facilidade durante a noite.
6- Impede a má circulação
O ácido aspártico faz com que a concentração de glóbulos vermelhos no sangue seja intensificada, gerando maior oferta de oxigênio para os músculos.
Quanto maior é a oferta de oxigênio nas células musculares, melhor é a distribuição de sangue para o corpo, evitando a má circulação.
A partir dessa informação, conclui-se que o suplemento também é eficaz no combate a eventos como acidente vascular cerebral ou até mesmo a hipertensão.
7- Turbina a imunidade
Tratando-se de um aminoácido, o ácido aspártico é usado para formar proteínas e enzimas, dentre as quais estão incluídas aquelas com função imune.
Dessa forma, os anticorpos e imunoglobulinas recebem uma camada extra de proteção, que os torna mais sadios e intactos, contribuindo para uma boa capacidade de proteção contra patógenos, vírus e corpos estranhos.
Posso usar ácido aspártico para melhorar a libido?
O desejo sexual é fundamental para manter a qualidade de vida das mulheres e homens em idade fértil.
Sem ele, os relacionamentos podem ficar desgastados e as pessoas ficam mais infelizes. Nesse sentido, o ácido aspártico é um dos suplementos mais indicados para aumentar a libido.
O uso frequente da substância faz com que a circulação na região genital aumente. Logo, áreas mais sensíveis recebem mais estímulos, provocando ereção nos homens e aumento do clitóris nas mulheres.
No entanto, a suplementação para este fim deve ser realizada com a ajuda de um profissional de saúde, que deve acompanhar também os níveis hormonais do paciente.
Como tomar ácido aspártico
As cápsulas de ácido aspártico devem ser ingeridas junto de um copo d’água, preferencialmente antes das principais refeições.
Não existe uma quantidade ideal, contudo é aconselhável usar de 500 mg a 3 gramas/dia, que equivalem a no máximo 6 cápsulas de 500 mg.
Já a versão em pó pode ser diluída no suco de frutas ou em shakes de vitaminas e proteínas. Para isso, considere usar uma colher de chá de ácido aspártico em pó por dia.
O valor máximo considerado seguro é de 5 gramas/dia, quantidade usada como referência para atletas mais avançados.
Fonte nos alimentos
Dentre os principais alimentos ricos em ácido L-aspártico, eu destaco esses abaixo:
- Carnes
- Peixes
- Ovos
- Laticínios
- Vegetais, como espinafre e aspargos
- Leguminosas, como feijão e lentilhas Nozes e sementes
- Produtos de trigo integral
- Frutas, principalmente o limão, mas também bananas e abacates
Principais indicações
As principais indicações para uso de ácido aspártico são:
- Praticantes de atividade física moderada a intensa
- Homens com deficiência de testosterona
- Mulheres com redução na libido
- Pessoas com problemas circulatórios
- Pacientes com queda na imunidade
- Deficiência energético-proteica
- Aumento do metabolismo
- Emagrecimento
- Ganho de massa muscular
- Contraindicações
Mulheres grávidas ou que estejam amamentando não devem usar o ácido aspártico como suplemento.
Ele também é contra-indicado para crianças e adolescentes menores de 16 anos, mesmo que estimule a liberação do GH.
Pacientes que apresentam doenças no sistema nervoso como epilepsia, esquizofrenia, Parkinson e Alzheimer podem apresentar mudanças de humor repentino com o uso da substância, portanto só podem tomar ácido aspártico com prescrição médica.
De maneira geral, o ácido aspártico é considerado seguro para a saúde e pode ser consumido sem perigo por adultos saudáveis, desde que seja respeitada a quantidade máxima das dosagens.