A curcumina, mais conhecida como Curcuma longa, é um princípio ativo usado como suplemento alimentar extraído da cúrcuma, uma planta muito usada como tempero.
Esta planta pertence à mesma família do gengibre e é usada há milhares de anos na tradicional medicina indiana.
Sendo assim, a curcumina destaca-se pelas suas inúmeras propriedades, dentre as principais o combate a inflamação e a redução da oxidação celular.
No meio desportivo, a curcumina contribui para a melhora da energia e evita lesões relacionadas aos treinos. Saiba mais sobre o suplemento no decorrer deste artigo.
Para que serve a curcumina?
A curcumina evita processos inflamatórios causados por vírus e bactérias e atua na prevenção da inflamação crônica relacionada ao excesso de peso, estresse, envelhecimento e doenças preexistentes.
Além disso, o suplemento tem uma ação parecida com a do paracetamol, ou seja, pode aliviar dores espalhadas pelo corpo.
Com relação ao peso, a curcumina é muito usada para emagrecer, já que queima a “gordura branca” do tecido adiposo, aquela que se acumula na cintura e no abdômen.
No entanto, não para por aí. O suplemento pode ser usado para combater a síndrome metabólica relacionada à diabetes, diminuir a ansiedade e auxiliar no tratamento da artrite e artrose.
Principais Benefícios da Curcumina
1- Combate a inflamação das articulações
O principal benefício atribuído à curcumina é o efeito anti-inflamatório que a substância gera após ser consumida.
Na prática, qualquer tipo de dor relacionada às articulações ou ao sistema ósseo pode ser reduzida ou amenizada com o uso frequente do suplemento.
Além disso, a substância pode combater a dor de cabeça crônica e reduzir as chances de dores após a realização de atividades físicas.
2- Previne o câncer
A curcumina é um pigmento alaranjado rico em antioxidantes, razão que faz deste suplemento um grande aliado na prevenção do câncer.
Vários estudos relacionam as propriedades antioxidantes da cúrcuma a uma menor chance de mutação celular, que é o princípio da doença.
Dentre os tipos de câncer que a curcumina consegue prevenir está o câncer de mama, câncer de intestino, câncer na medula óssea e câncer de próstata.
3- Aumenta o gasto energético diário
Este benefício é uma ótima notícia para aquelas pessoas que estão a procura de um emagrecimento saudável.
A curcumina tem um efeito termogênico, ou seja, ela estimula o metabolismo a trabalhar de forma mais rápida na utilização das reservas de gordura e açúcar como fonte de energia.
Nesse sentido, o suplemento promove redução das circunferências corporais e reduz a chance de efeito sanfona.
4- Fortalece a saúde do sistema neurológico
As propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias da curcumina melhoram a comunicação das células do sistema nervoso.
É importante saber que as doenças neurológicas são todas causadas pela falha na comunicação dessas estruturas, conforme vamos envelhecendo.
Logo, consumir o suplemento pode fortalecer o sistema neurológico e diminuir as chances de demência, Alzheimer ou Parkinson.
5- Controla o diabetes
De acordo com alguns estudos, a curcumina possibilita que as células do pâncreas trabalhem de forma mais eficaz.
Como este órgão é o responsável pela produção de insulina, deduz-se que o suplemento é uma boa escolha para controlar o diabetes tipo 2, desde que em conjunto com a medicação convencional.
Todavia, a substância é útil na prevenção da doença, principalmente entre aqueles com predisposição genética favorável.
6- Evita alergias e intolerâncias alimentares
Um fato sobre a curcumina é que ela inibe a produção de citocinas inflamatórias e da imunoglobulina E, que é produzida sempre que o corpo detecta uma substância estranha, causando os sintomas alérgicos.
Por essa razão, o suplemento fortalece o sistema imune e evita alergias relacionadas a alimentos e perfumes, por exemplo.
7- Trata alguns problemas estéticos
A ação microbiana da curcumina é eficaz no combate à acne e às doenças de pele transmitidas por contato. No entanto, o suplemento também pode ser usado para diminuir os efeitos da alopecia, psoríase e dermatite.
8- Melhora o funcionamento do sistema imune
A relação entre imunidade e surgimento de algumas doenças é óbvia, no entanto poucos são os suplementos que estimulam a saúde das células de defesa do corpo.
No geral, a curcumina deixa todo o organismo mais forte e sadio, evitando o adoecimento ou melhorando o tempo de recuperação de gripes, resfriados e doenças respiratórias.
9- Previne a fadiga dos treinos
A curcumina evita que o cansaço das atividades físicas comprometa a rotina das atividades, prevenindo a fadiga.
Isso acontece porque suas propriedades anti-inflamatórias combatem lesões nos músculos e evitam dores localizadas.
Além disso, o suplemento evita que rugas e alterações ao redor dos olhos se formem, já que a atividade física pode aumentar a produção de radicais livres na face.
Onde encontrar a Curcumina em cápsulas?
Em nossa loja você encontra a Curcumina premium pura (extrato de cúrcuma longa) em cápsulas pelo menor preço. Clique aqui para comprar a Curcumina em cápsulas.
Como tomar curcumina?
Existem 3 formas de tomar a Curcuma longa:
Em cápsulas:
Tome 2 cápsulas de 250 mg ou 01 cápsula de 500 mg a cada 12 horas, o valor máximo de ingestão é 1 grama/dia.
Curcumina em pó:
Dilua uma colher de chá do pó da cúrcuma em 150 ml de água quente. Deixe amornar por 10 minutos e tome em seguida. O valor máximo de ingestão é de até 3 xícaras por dia.
Gel de curcumina:
Misture uma colher de sopa de aloe vera e cúrcuma em pó e passe sobre a pele, nas lesões de acne ou psoríase.
Quem pode tomar curcumina?
No geral, qualquer pessoa adulta saudável pode tomar o suplemento, tanto em cápsulas quanto em pó. No entanto, as principais indicações de uso são para:
- Pessoas portadoras de doenças articulares
- Diabéticos
- No tratamento e prevenção do Alzheimer, Parkinson ou demência
- Atletas e praticantes de atividade física ( para evitar lesões)
- Quem está em processo de emagrecimento
- Pacientes com diagnóstico de psoríase, alopecia ou acne grau moderado ou severo
Contraindicações
A curcumina é um suplemento seguro para a saúde, no entanto não pode ser usada por gestantes e lactantes, pois não existem estudos que aprovem os benefícios da planta nessas condições.
Também é contraindicada para quem faz uso de qualquer medicamento anticoagulante.
O mesmo se aplica aos pacientes com pedra na vesícula, pois a curcumina leva a um aumento da contração da vesícula biliar, causando mais dores.