A curcumina, mais conhecida como Curcuma longa, é um princípio ativo usado como suplemento alimentar extraído da cúrcuma, uma planta muito usada como tempero.

Creatina monohidratada Grande Atleta Suplementos

Esta planta pertence à mesma família do gengibre e é usada há milhares de anos na tradicional medicina indiana.

Sendo assim, a curcumina destaca-se pelas suas inúmeras propriedades, dentre as principais o combate a inflamação e a redução da oxidação celular.

No meio desportivo, a curcumina contribui para a melhora da energia e evita lesões relacionadas aos treinos. Saiba mais sobre o suplemento no decorrer deste artigo.

Para que serve a curcumina?

A curcumina evita processos inflamatórios causados por vírus e bactérias e atua na prevenção da inflamação crônica relacionada ao excesso de peso, estresse, envelhecimento e doenças preexistentes.

Além disso, o suplemento tem uma ação parecida com a do paracetamol, ou seja, pode aliviar dores espalhadas pelo corpo.

Com relação ao peso, a curcumina é muito usada para emagrecer, já que queima a “gordura branca” do tecido adiposo, aquela que se acumula na cintura e no abdômen.

No entanto, não para por aí. O suplemento pode ser usado para combater a síndrome metabólica relacionada à diabetes, diminuir a ansiedade e auxiliar no tratamento da artrite e artrose.

Principais Benefícios da Curcumina

1- Combate a inflamação das articulações

O principal benefício atribuído à curcumina é o efeito anti-inflamatório que a substância gera após ser consumida.

Na prática, qualquer tipo de dor relacionada às articulações ou ao sistema ósseo pode ser reduzida ou amenizada com o uso frequente do suplemento.

Além disso, a substância pode combater a dor de cabeça crônica e reduzir as chances de dores após a realização de atividades físicas.

2- Previne o câncer

X-Poten Grande Atleta Suplementos

A curcumina é um pigmento alaranjado rico em antioxidantes, razão que faz deste suplemento um grande aliado na prevenção do câncer.

Vários estudos relacionam as propriedades antioxidantes da cúrcuma a uma menor chance de mutação celular, que é o princípio da doença.

Dentre os tipos de câncer que a curcumina consegue prevenir está o câncer de mama, câncer de intestino, câncer na medula óssea e câncer de próstata.

3- Aumenta o gasto energético diário

Este benefício é uma ótima notícia para aquelas pessoas que estão a procura de um emagrecimento saudável.

A curcumina tem um efeito termogênico, ou seja, ela estimula o metabolismo a trabalhar de forma mais rápida na utilização das reservas de gordura e açúcar como fonte de energia.

Nesse sentido, o suplemento promove redução das circunferências corporais e reduz a chance de efeito sanfona.

4- Fortalece a saúde do sistema neurológico

As propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias da curcumina melhoram a comunicação das células do sistema nervoso.

É importante saber que as doenças neurológicas são todas causadas pela falha na comunicação dessas estruturas, conforme vamos envelhecendo.

Logo, consumir o suplemento pode fortalecer o sistema neurológico e diminuir as chances de demência, Alzheimer ou Parkinson.

5- Controla o diabetes

De acordo com alguns estudos, a curcumina possibilita  que as células do pâncreas trabalhem de forma mais eficaz.

Como este órgão é o responsável pela produção de insulina, deduz-se que o suplemento é uma boa escolha para controlar o diabetes tipo 2, desde que em conjunto com a medicação convencional.

Todavia, a substância é útil na prevenção da doença, principalmente entre aqueles com predisposição genética favorável.

6- Evita alergias e intolerâncias alimentares

Um fato sobre a curcumina é que ela inibe a produção de citocinas inflamatórias e da imunoglobulina E, que é produzida sempre que o corpo detecta uma substância estranha, causando os sintomas alérgicos.

Por essa razão, o suplemento fortalece o sistema imune e evita alergias relacionadas a alimentos e perfumes, por exemplo.

7- Trata alguns problemas estéticos

A ação microbiana da curcumina é eficaz no combate à acne e às doenças de pele transmitidas por contato. No entanto, o suplemento também pode ser usado para diminuir os efeitos da alopecia, psoríase e dermatite.

8- Melhora o funcionamento do sistema imune

A relação entre imunidade e surgimento de algumas doenças é óbvia, no entanto poucos são os suplementos que estimulam a saúde das células de defesa do corpo.

No geral, a curcumina deixa todo o organismo mais forte e sadio, evitando o adoecimento ou melhorando o tempo de recuperação de gripes, resfriados e doenças respiratórias.

9- Previne a fadiga dos treinos

A curcumina evita que o cansaço das atividades físicas comprometa a rotina das atividades, prevenindo a fadiga.

Isso acontece porque suas propriedades anti-inflamatórias combatem lesões nos músculos e evitam dores localizadas.

Além disso, o suplemento evita que rugas e alterações ao redor dos olhos se formem, já que a atividade física pode aumentar a produção de radicais livres na face.

Onde encontrar a Curcumina em cápsulas?

Em nossa loja você encontra a Curcumina premium pura (extrato de cúrcuma longa) em cápsulas pelo menor preço. Clique aqui para comprar a Curcumina em cápsulas.

Como tomar curcumina?

Existem 3 formas de tomar a Curcuma longa:

Em cápsulas:

Tome 2 cápsulas de 250 mg ou 01 cápsula de 500 mg a cada 12 horas, o valor máximo de ingestão é 1 grama/dia.

Curcumina em pó:

Dilua uma colher de chá do pó da cúrcuma em 150 ml de água quente. Deixe amornar por 10 minutos e tome em seguida. O valor máximo de ingestão é de até 3 xícaras por dia.

Gel de curcumina:

Misture uma colher de sopa de aloe vera e cúrcuma em pó e passe sobre a pele, nas lesões de acne ou psoríase.

Quem pode tomar curcumina?

No geral, qualquer pessoa adulta saudável pode tomar o suplemento, tanto em cápsulas quanto em pó. No entanto, as principais indicações de uso são para:

  • Pessoas portadoras de doenças articulares
  • Diabéticos
  • No tratamento e prevenção do Alzheimer, Parkinson ou demência
  • Atletas e praticantes de atividade física ( para evitar lesões)
  • Quem está em processo de emagrecimento
  • Pacientes com diagnóstico de psoríase, alopecia ou acne grau moderado ou severo

Contraindicações

A curcumina é um suplemento seguro para a saúde, no entanto não pode ser usada por gestantes e lactantes, pois não existem estudos que aprovem os benefícios da planta nessas condições.

Também é contraindicada para quem faz uso de qualquer medicamento anticoagulante.

O mesmo se aplica aos pacientes com pedra na vesícula, pois a curcumina leva a um aumento da contração da vesícula biliar, causando mais dores.

Nutricionista Especialista em Nutrição Clínica, Metabolismo, Terapia e Prática Nutricional. CRN9 22289-MG. Atende em consultório particular na cidade de São Lourenço, MG e no Brasil de forma online. Colunista em blogs e sites especializados na área de alimentação, saúde e nutrição.

Deixe um comentário