fbpx

Escreva para pesquisar...

Suplementos para Emagrecer

Citrus Aurantium – Para que serve? Emagrece mesmo? Veja os RESULTADOS!

O Citrus Aurantium funciona e emagrece sim, segundo tem mostrado muitos estudos. Iremos abordar tudo sobre esse suplemento para emagrecer agora.

Citrus Aurantium

Se você está querendo perder peso e ganhar massa muscular, provavelmente já procurou suplementos ou outros medicamentos para te auxiliarem a atingir esses objetivos, certo?

Os produtos de origem vegetal costumam ser os mais indicados, pois apresentam tantos benefícios quanto os outros e, em sua maioria, não possuem efeitos colaterais perigosos.

O Citrus aurantium é exatamente um desses tipos de suplementos vegetais, indicado para quem deseja emagrecer ou conseguir músculos. Ele vem se tornando bem popular e, se continuar lendo o texto, você saberá o porquê.

Citrus Aurantium – O que é?

Citrus aurantium é o nome científico de uma fruta conhecida como Laranja de Sevilha, Laranja Amarga ou Laranja Azeda.

Ela já é usada para fins medicinais há um bom tempo, mas ultimamente é mais utilizada em suplementos para emagrecer e controle de peso.

Quem trouxe essa fruta para as Américas foram os portugueses e espanhóis durante o período das colonizações.

Ela passou a ser usada na medicina popular brasileira como uma forma de tratar problemas relacionados à insônia e a convulsões.

Origem do Citrus Aurantium

Na Turquia, a fruta é utilizada por suas propriedades sedativas, assim como para tratar o escorbuto. No Haiti, ela é mais usada como purgante e antisséptico.

Em alguns países, a citrus aurantium também é tida como um bom medicamento para doenças na pele de origem fúngica, para a azia e como tintura ou extrato.

O extrato da laranja de Sevilha está substituindo uma substância chamada de efedrina.

Ela era utilizada em diversos suplementos alimentares, mas em 2004 foi proibida pelo departamento americano de controle de medicamentos, por culpa de seus efeitos colaterais.

Para que serve?

O citrus aurantium é utilizado basicamente para os mesmos fins da efedrina, ou seja, para um desempenho físico superior nos treinos, obtenção de músculos e perda daquelas gordurinhas a mais que tanto incomodam.

Entretanto, o que o difere da substância proibida é a ausência dos efeitos secundários graves, como hipertensão arterial, arritmia, taquicardia, miocardite e em alguns casos até morte súbita.

Cada parte da laranja amarga possui uma utilidade e benefícios próprios. Veja a seguir:

Fruto:

Por ser muito azedo, o fruto dificilmente é consumido em sua forma pura, mesmo que possa ser utilizado para licores e geleias. Na Ásia, ele é ingerido seco para cuidar de problemas digestivos.

Casca:

Esta parte pode ser empregada em casos de distúrbios causados por inflamações nos olhos, como inchaços e sangramentos. Além disso, ela funciona contra sintomas de gripes, como dores no corpo e congestão nasal. Alguns a utilizam para temperar alimentos.

Flores:

Em países do Oriente Médio, elas são aplicadas para fazer um extrato milenar chamado de água de flores de laranja, utilizado para aromatizar pratos da culinária local e alguns doces típicos.

Óleo:

Este famoso óleo essencial é feito através das folhas da laranja amarga e possui fortes propriedades antibacterianas e antioxidantes. Também pode ser aplicado na pele e funcionar como analgésico.

Os benefícios do óleo da planta não param por aí. Ele ainda é empregado para cuidar de queimaduras, anemia, calvície, bem como na limpeza profunda na pele e até no tratamento de alguns tipos de câncer.

O mercado atual costuma usar o óleo para fins farmacêuticos e cosméticos.

Qual é sua composição do Citrus?

Os principais componentes da citrus aurantium são os alcaloides, a octopamina, os flavonoides e a sinefrina.

Alcaloides

Os alcaloides costumam ser utilizados como estimulantes do sistema nervoso central.

Octopamina

Já a octopamina auxilia a acelerar o metabolismo.

Sinefrina

A sinefrina também trabalha como estimulante e na melhora do desempenho físico.

Flavonoides

Os flavonoides ricos em antioxidantes e um poderoso anti-inflamatório, estão presente na composição da laranja amarga. Eles possuem muitas vantagens para o corpo ao agirem contra bactérias, inflamações e até prevenção ao câncer, além de ter uma função antidepressiva.

Rico em Vitamina C

O Citrus Aurantium também é rico em vitamina C. Outro componente que tem ação antioxidante, previne o envelhecimento precoce e o aparecimento de vários tipos de câncer.

Citrus aurantium emagrece mesmo?

Sim. O vegetal possui a capacidade de elevar a termogênese, ou seja, impulsiona o organismo a queimar a gordura corporal. Além disso, consegue agir na inibição do apetite, o que previne o consumo excessivo de alimentos calóricos.

E mesmo proporcionando todas essas vantagens, ele raramente afeta o organismo de forma ruim (se ingerido de forma correta). Os sistemas nervoso central e cardiovascular não apresentam problemas como acontecia com a efedrina.

Em 2013, um estudo feito com ratos uniu as propriedades do citrus aurantium e da raiz de ouro (rhodiola rosea), para verificar se alguns efeitos colaterais poderiam ser reduzidos, já que a raiz de ouro é um calmante e anti-estressante.

Ao fim dos estudos, eles perceberam que o grupo de roedores que ingeriu a combinação do citrus aurantium e da rhodiola rosea teve uma redução de 30% na gordura visceral se comparado a tratamento com outros tipos de substâncias.

Quais são os benefícios?

Além dos benefícios já citados, podemos destacar também:

  • Queima de gordura.
  • Aumento da velocidade metabólica.
  • Redução de apetite.

O citrus aurantium também pode:

1 – Aumentar a termogênese

O efeito causado pela termogênese, é um processo metabólico responsável pela queima de calorias, para poder produzir calor em nosso corpo. Ao queimar essas calorias constantemente, ocorre a perda de peso.

2 – Elevar a energia

Ao elevar seus níveis de energia, o suplemento proporciona um treinamento mais intenso, com menos fadiga e intervalos. Isso ocorre porque a queima de gordura fornece mais energia para exercícios.

Dessa forma, seus resultados na academia serão bem melhores.

3 – Evitar a perda de tecido muscular

Ao queimar os ácidos graxos do organismo, o citrus aurantium preserva os músculos, pois estes não precisarão ser gastos para servirem como energia para o corpo.

Além disso, a reserva de energia no corpo também permite uma maior tonificação dos músculos durante as atividades físicas.

Como tomar qual a dosagem?

suplemento como tomar dosagem 500mg

O citrus aurantium é mais vendido pelo mercado atual nas formas de suplemento em cápsulas ou como óleo. Ele pode ser encontrado em produtos medicinais ou em cosméticos.

Por ainda não existirem tantas pesquisas sobre a substância, o ideal é seguir as orientações da dosagem indicada pelo fabricante, já que ela pode variar de marca para marca.

Em alguns casos, 32 mg por dia foram o suficiente para surtir efeitos relacionados ao emagrecimento.

Se preferir utilizar o óleo das folhas para tratar infecções relacionadas a fungos, o indicado é aplicá-lo sobre a pele uma vez ao dia por um período de 1 a 3 semanas.

Apesar de não haver um acordo sobre a dosagem correta para consumir oralmente o suco ou os extratos originados da casca do citrus, a quantidade mais indicada é a de 100 a 150 mg consumidas de duas a três vezes ao dia.

Suplemento em cápsula

Para a maioria dos suplementos em cápsulas, os fabricantes costumam sugerir uma dose de 500 mg, ingerida duas vezes ao dia junto com as principais refeições.

Caso tenha dúvidas, consulte um profissional para lhe orientar melhor sobre a dosagem com base nos seus objetivos e características físicas.

Quais são seus efeitos colaterais?

Mesmo que o citrus aurantium seja bem melhor com relação aos efeitos secundários do que a efedrina, ainda podemos encontrar alguns efeitos negativos.

De qualquer forma, eles não são tão perigosos e não aparecem com tanta frequência.

O consumo pode aumentar a frequência cardíaca e a pressão do sangue, em especial se você abusa da dosagem indicada. Por isso é importante que respeite sempre as orientações e nunca exceda a quantidade máxima diária.

Entre os efeitos colaterais mais observados, podemos mencionar:

  • Dor de cabeça;
  • Desconforto estomacal;
  • Sensação de ansiedade e batimentos acelerados;
  • Elevação da pressão arterial.

Quais são as contraindicações?

Pessoas que sofrem de algum distúrbio cardiovascular ou possuem casos na família de alguma doença grave devem procurar um médico para se assegurar de que podem iniciar o consumo do citrus aurantium sem possíveis prejuízos.

Lembre-se de que suplementos originados de vegetais também possuem contraindicações, afinal, cada organismo é diferente e algumas pessoas podem sofrer mais com os efeitos do que outras.

Além do caso citado acima, o citrus aurantium é contraindicado nos casos a seguir:

  1. Mulheres grávidas ou em fase de amamentação;
  2. Indivíduos que fazem tratamento com inibidores da MAO (monoamina oxidase, responsável por degradar monoaminas), ou outros medicamentos como: ritalina, efedrina, antibióticos baseados em sulfa ou pseudoefedrina;
  3. Pessoas com diabetes.

Liberado pela Anvisa

O citrus aurantium consta na lista da Anvisa como um dos vegetais liberados para uso medicinal e de ajuda à saúde.

No entanto, este órgão do governo recomenda que se procure um profissional da saúde para se certificar de que essa é a sua melhor opção.

Relatos sobre os resultados

Se você já utilizou o Citrus ou ainda está e quer deixar seu relato sobre os resultados e ajudar os leitores, utilize o espaço abaixo para comentários e deixe seu depoimento sobre esse suplemento.

Esse artigo tirou todas as suas dúvidas a respeito do suplemento para emagrecer, Citrus Aurantium? Caso reste dúvidas, utilize nossa área de comentários abaixo que logo responderemos.

Compartilhe esse artigo em suas redes sociais e leve informações úteis para seus amigos.

Referências:
Citrus aurantium and Rhodiola rosea in combination reduce visceral white adipose tissue and increase hypothalamic norepinephrine in a rat model of diet-induced obesity. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/23746567


Veja também nossos artigos mais acessados:

Whey Protein – Você precisa ler isso!

BCAA – Para que serve e benefícios

Creatina – Qual a melhor? Veja lista

Termogênico – Saiba tudo!

Tribulus Terrestris – Veja 10 Benefícios [REVELADOS]

L Carnitina Emagrece? Funciona mesmo? [ATUALIZADO]

Melatonina – O que é, para que serve [ATUALIZADO]

ZMA – O que é e para que serve [TUDO REVELADO]

Glutamina – O que é e para que serve [Veja 11 Benefícios]

Suplementos Alimentares: O que são e para que servem

Orlistat – O que é e para que serve [ATUALIZADO]

Treino de Musculação para Hipertrofia – [21 DICAS]

Maca Peruana: O que é, Para que Serve, Benefícios e Como tomar


Equipe Grande Atleta

Nossa equipe está muito bem representada por grandes profissionais ligados a musculação e esportes de alto rendimento. Contamos com Educadores físicos, Nutricionistas Esportivos, Fisioterapeutas e Médicos.

  • 1

Você pode gostar também

1 Comentários

  1. Nuta 20 de fevereiro de 2019

    Tomei 1 dia só o bitter orange mas me deu taquicardia na hora de dormir. Não gostei.

    Responder

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *