fbpx

Escreva para pesquisar...

Treino de Pernas

O que é melhor: agachamento livre ou agachamento no Smith?

Uma dúvida é muito comum em relação a vários aspectos, é a escolha entre executar o exercício agachamento com barra livre ou guiado no smith? Mostraremos agora as vantagens e desvantagens de cada um.

A escolha dos exercícios dentro de uma rotina tem grande importância para os futuros resultados na sala de musculação.

Cada pessoa tem objetivos e necessidades individuais, dessa forma este deve ser uma fator a ser levado em conta ao escolher os exercícios.

Assim para o treino de pernas todos conhecem o agachamento, como um exercício capaz de construir uma grande quantidade de força e massa muscular, além de auxiliar no desempenho de várias modalidades esportivas.

Uma das variáveis do agachamento é sua versão no aparelho Smith, o qual muitos o consideram uma importante ferramenta para auxiliar a treinar os membros inferiores e outros o demonizam por ser uma máquina.

Afinal o que é melhor para realizar no treinamento, o agachamento livre ou no Smith? Neste artigo faremos um raio x destas duas variáveis do agachamento, citando os pros e contras de cada um.

Agachamento livre

Um dos exercícios mais comentados e estudados no meio cientifico é o agachamento livre. Também  é um dos mais indicados exercícios, que auxiliam na hipertrofia dos membros inferiores dentro das academias.

Vantagens do agachamento livre

Quando falamos em agachamento logo pensamos nos grandes benefícios que este podem trazer ao ser incluído na rotina de treino de membros inferiores como:

  • Aumento de força nos membros inferiores

Este é um dos maiores motivos deste exercício ser tão prescrito para os praticantes de musculação e até para atletas de diversas modalidades.

O agachamento livre, sendo bem utilizado é capaz de gerar um grande ganho de força, o que auxiliará em um melhor desempenho em alguns esportes, assim como em atividades do cotidiano.

  • Promove o ganho de massa muscular

 Tanto para a estética, quanto para a qualidade de vida este é um exercício muito importante para os membros inferiores.

Por recrutar uma grande quantidade de massa muscular durante o exercício, há uma grande liberação de hormônios anabólicos, o que auxilia até na hipertrofia dos membros superiores.

  • Exercício extremamente funcional

 O movimento de agachar e levantar é realizado todos os dias ao sentar e levantar de uma cadeira e dessa forma o exercício também exerce um papel importante na promoção de qualidade de vida.

Movimento como caminhar, saltar e correr também podem ser beneficiados ao treinar corretamente o agachamento livre.

Desvantagens do agachamento livre

Apesar de todos estes benefícios no agachamento livre há alguns cuidados e dificuldades que algumas pessoas podem sentir ao realizar este exercício, de maneira que muitas vezes necessitam de algumas variáveis para ser realizado.

  • Precisa de uma boa coordenação

 Pessoas que não possuem uma boa coordenação, podem sentir dificuldades em realizar o agachamento livre, dessa forma seria interessante utilizar outras variáveis antes de partir para este exercício.

  • Pode causar lesões se não houver uma boa execução e postura

 Parece óbvio mas a maioria dos exercício se não for bem realizado podem causar lesões.

O problema é que por iniciantes não possuírem uma boa técnica seria necessário que realizassem exercícios antes de partir para o agachamento livre, por causa da sua falta de conhecimento em relação aos padrões de movimento exigidos no exercício.

Agachamento no Smith

Esta variação do agachamento no aparelho Smith muitas vezes é desvalorizada por muitos pelo fato de não ser exercício com peso solto, porém é possível obter benefícios sabendo utiliza-lo de maneira correta.

Vantagens do agachamento Smith

  • Um trabalho mais focado no quadríceps

 A biomecânica do exercício muda em relação ao agachamento convencional, pois no Smith o movimento é realizado em apenas um plano.

Dessa forma pela posição do tronco, há uma maior participação do quadríceps no movimento.

  • Melhorar a aprendizagem motora

 Utilizar o agachamento no Smith pode ser uma alternativa para aqueles que ainda não possuem uma boa coordenação e não conhecem como realizar o agachamento.

Dessa forma o Smith serve como um bom educativo para a aprendizagem do movimento.

  • Utilizar séries de alta intensidade ao fim do treino

 O agachamento não necessita estar sempre no início do treino.

Drop sets, rest pauses ao fim do treino para dar um choque e chegar a exaustão ao fim do treino com mais segurança por não necessitar de estabilidade e equilíbrio que nem o agachamento convencional.

Séries exaustivas que sejam de característica metabólica podem ser bem incorporadas no agachamento no Smith.

Desvantagens do agachamento Smith

Mesmo sendo uma ótima opção para variar o estímulo do treino o agachamento no Smith possui algumas desvantagens ao ser realizado, o que as vezes não o torna a melhor escolha dependendo do objetivo.

  • Não trabalha a estabilidade

 Por estar preso a máquina e ter o movimento realizado em apenas um plano, os músculos estabilizadores não são trabalhados nem fortalecidos.

  • Não é um movimento funcional

 O exercício é realizado em um movimento não natural e diferente do agachamento que realizamos no cotidiano.

Para os iniciantes até pode ser bom já que usam pouca carga, porém para os mais avançados a medida que sobe a carga podem surgir desequilíbrios musculares aumentando o risco de lesões.

Leia Também:
12 Melhores Exercícios para Glúteos

Afinal, qual exercício é melhor para utilizar?

 A resposta para esta pergunta é depende, pois devem ser analisadas variáveis como o nível de condicionamento de cada pessoa, seus objetivos e também o tipo de treino a ser realizado.

Não existe o exercício ou treino certo mas sim aquele que se adapta melhor a cada necessidade individual diferente.

Para saber qual o melhor exercício para você, consulte um profissional de Educação Física, pois ele avaliará, prescreverá e orientará no treino que seja mais efetivo e seguro.

Antes de demonizar ou enaltecer qualquer exercício ou método de treinamento, devem ser levadas em conta muitas variáveis e uma dela é a individualidade biológica.

Assim, tente extrair o máximo de cada exercício de acordo com os teus objetivos para poder ter melhores resultados no treino.

Equipe Grande Atleta

Nossa equipe está muito bem representada por grandes profissionais ligados a musculação e esportes de alto rendimento. Contamos com Educadores físicos, Nutricionistas Esportivos, Fisioterapeutas e Médicos.

  • 1

Você pode gostar também

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *