fbpx

Escreva para pesquisar...

Treino de Panturrilhas Treino de Pernas

Panturrilhas que não crescem? Sim, existe solução! (5 Dicas rápidas)

Dificuldades em desenvolver melhor a musculatura da panturrilha? Veja 5 dicas de treino para começar a melhorar os resultados hoje mesmo!

panturrilha musculatura dicas treinoNo meio da musculação, as panturrilhas tem sido o maior pesadelo em relação a resultados entre praticantes. O fracasso na hipertrofia na musculatura leva a desistência de muitos.

O desconhecimento das variáveis que levam a hipertrofia das panturrilhas leva muitos crer na impossibilidade do desenvolvimento da musculatura.

Quantas vezes foram ditas frases como: “panturrilha não cresce”, “panturrilha é só genética”, apenas reforçam a desconfiança dos praticantes de musculação, em relação aos resultados em treinar esta musculatura.

Por isso para acertar na hora de treinar as panturrilhas e conseguir conquistar os almejados resultados, vamos entender um pouco sobre esta musculatura e algumas dicas para treiná-lo

Conhecendo a anatomia da panturrilha

As panturrilhas são músculos formados por vários músculos e os principais são o gastrocnêmio e o sóleo, os quais cientificamente são chamados de tríceps sural.

O gastrocnêmio é um músculo bi-articular, pois se estende do joelho ao calcanhar. Suas funções vão desde a flexão plantar e em menor grau a flexão do joelho.

O sóleo se encontra no interior do músculo do gastrocnêmio e suas funções vão desde flexão plantar e sustentação da articulação no tornozelo.

A musculatura das panturrilhas tem predominância de fibras tipo I ou de maior potencial aeróbio, devido a função que exerce de sustentar o peso do nosso corpo durante as atividades cotidianas.

Entendendo a dificuldade das panturrilhas

Para ter um melhor proveito do treinamento e resultados melhores é importante entender as dificuldades encontradas no desenvolvimento desta musculatura. Abaixo são citados exemplos dos problemas encontrados ao treinar

  • As panturrilhas são músculos extremante recrutados no nosso cotidiano, o que as torna extremamente resistentes  alguns estímulos.

Por serem tão recrutadas as panturrilhas são prioritariamente formadas por fibras musculares do tipo I ou fibras vermelhas, a qual tem potencial menor de hipertrofia.

  • Outro empecilho para o treinamento é a pouca amplitude as quais podem ser submetidos os exercícios, pois a articulação do tornozelo tem como principal função a sustentação.
  • Ao caminhar o tendão de Aquiles realiza uma ação chamada reflexo de alongamento.

Durante a caminhada ou exercícios para panturrilha o tendão gera a maior tensão durante o movimento, “roubando” dessa forma a ação das panturrilhas.

Solucionando o problema do treinamento de panturrilhas

Agora ao entender os empecilhos que atrapalham os resultados de muitos praticantes de musculação, a seguir cinco dicas de como desenvolver melhor suas panturrilhas:

1- Escolher bem os exercícios

Muitos adeptos do treino de musculação apenas realizam um tipo de exercício para panturrilhas, limitando muitos dos seus resultados.

A panturrilha com joelhos flexionados recruta o sóleo e é deixada de lado por muitos praticantes, os quais só realizam a flexão plantar com os joelhos estendidos no leg ou em pé.

2- Treine as panturrilhas primeiro no treino

Muitos reclamam da dificuldade de desenvolver panturrilha, mas a deixam para treinar por último e ainda após os treinos de perna.

3- Variar o número de repetições

 A maioria dos praticantes somente realiza suas séries na faixa de 8-12 repetições. Porém também auxiliará na hipertrofia realizar séries entre 6-8, como também de 12 a 20 repetições.

4- Anular o efeito do reflexo de alongamento

Ao realizar a série, é necessário realizar uma pausa no momento que o músculo estiver alongado. Dessa forma uma tensão maior será gerada pela musculatura.

5- Aumentar o tempo sob tensão

Realizar as duas fases do exercício (concêntrica e excêntrica) de maneira bem lenta, aumentando bastante a intensidade do exercício.

O treinamento às vezes pode parecer ingrato e desencorajar seus praticantes. Porém adequando o treino, todos podem ter as tão sonhadas panturrilhas.

Lembre-se!

Lembrando também que as panturrilhas não têm só papel de dar uma melhorada no físico, como também a de evitar lesões pela sua ação estabilizadora do tornozelo e por isso também merecem atenção.

Tenha sempre paciência a mantenha o foco, porque os resultados não acontecem da noite para o dia.

Para ter resultados satisfatórios será necessária uma boa dieta aliada ao seu programa de treinamento. Consulte sempre seu professor de Educação Física antes de mudar qualquer coisa no seu treinamento.

Depois de todas estas dicas chegou a hora de treinar e experimentar o melhor dos resultados e ver as suas panturrilhas crescerem como nunca.


Veja também nossos artigos mais acessados:

Whey Protein – Você precisa ler isso!

BCAA – Para que serve e benefícios

Creatina – Qual a melhor? Veja lista

Termogênico – Saiba tudo!

Tribulus Terrestris – Veja 10 Benefícios [REVELADOS]

L Carnitina Emagrece? Funciona mesmo? [ATUALIZADO]

Melatonina – O que é, para que serve [ATUALIZADO]

ZMA – O que é e para que serve [TUDO REVELADO]

Glutamina – O que é e para que serve [Veja 11 Benefícios]

Suplementos Alimentares: O que são e para que servem

Orlistat – O que é e para que serve [ATUALIZADO]

Treino de Musculação para Hipertrofia – [21 DICAS]

Maca Peruana: O que é, Para que Serve, Benefícios e Como tomar


Equipe Grande Atleta

Nossa equipe está muito bem representada por grandes profissionais ligados a musculação e esportes de alto rendimento. Contamos com Educadores físicos, Nutricionistas Esportivos, Fisioterapeutas e Médicos.

  • 1

Você pode gostar também

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *