Quer saber se o suplemento whey protein isolado é a melhor opção para seu objetivo? Então leia esse artigo feito para você e veja como não cometer erros e ter ótimos resultados.
Quando falamos em prática de exercícios físicos e, sobretudo, hipertrofia, o whey protein é um dos primeiros suplementos que vêm à cabeça.
Dentro dele, porém, existem diferentes categorias, como é o caso do whey protein isolado, sobre o qual falaremos aqui.
Entre as características do whey protein isolado, que o diferenciam em relação aos demais, está o nível de pureza, por exemplo.
Ele tem um grau de pureza superior às versões concentrada e hidrolisada, como veremos.
O que é Whey Protein Isolado?
O whey protein isolado tem a mesma origem, é claro, do whey protein de uma forma geral. Este suplemento tem por origem o soro do leite de vaca, de onde é extraído.
Este leite é rico em aminoácidos e proteínas que são importantes para a hipertrofia.
Dentro do leite destes animais, aliás, existem dois tipos de proteína. Uma delas é a caseína, em maior parte, enquanto a outra é o que dá origem ao whey. Quando há fabricação de queijos, ambas são extraídas, resultando no suplemento.
Com isso, a obtenção do whey protein se divide em três variantes: o isolado, o concentrado e o hidrolisado, cada um com as suas vantagens.
De modo geral, o objetivo de todos é o mesmo, de fornecer ganhos musculares e estéticos de modo saudável.
A forma de filtração do soro do leite é que vai definir qual tipo do suplemento virá como resultante.
A filtração por troca iônica é a que dá origem ao suplemento mais puro, o whey protein isolado.
Além disso, o whey protein isolado é considerado um suplemento de absorção muito rápida. Considera-se que, de forma geral, pode ser digerido num período médio de 30 minutos.
Para que serve?
Como temos demonstrado até aqui, portanto, o whey protein isolado tem uma característica bastante marcante.
Além de ser da família do suplemento que dá origem ao seu nome, tem a vantagem de ser mais puro.
Ele é utilizado basicamente por pessoas que desejam aumentar o ganho de massa muscular ou melhorar o rendimento físico.
Embora as proteínas sejam vitais para o funcionamento do corpo de maneira geral, são especialmente importantes na formação dos músculos.
Quando se realiza algum tipo de atividade física, o tecido muscular sofre o que podemos chamar de pequenas lesões.
As proteínas são importantes para reparar estes ocorridos e fornecer, igualmente, o necessário para que os músculos se desenvolvam.
As proteínas, ao contrário de outros macronutrientes, como os carboidratos e gorduras, não é armazenado pelo corpo.
Deste modo, o consumo frequente é vital para manter os bons índices no organismo, garantindo os benefícios à musculatura e à saúde, de modo geral.
Composição da Whey Isolado
Como dissemos, portanto, o whey protein isolado é originário de um processo de filtração específico do soro do leite de vaca.
Ele é composto, como sugere o nome, de proteínas, as quais são obtidas neste processo.
Ele é o que tem o maior índice de proteína entre as três variantes de whey protein, alcançando números que variam entre 90% e 95%.
Ele é, igualmente, quase livre de carboidrato, gorduras e demais elementos que possuem baixo valor nutricional.
Diferença para whey concentrado e hidrolisado
Não só no preço o whey protein isolado é distinto do concentrado e do hidrolisado, como também em suas características principais.
Quanto ao whey protein isolado, aliás, já salientamos as principais características: sua pureza e grande quantidade de proteínas.
A versão do whey protein concentrado é a mais barata, mas, por outro lado, é igualmente a menos pura (de 29% a 89% de proteínas).
Isto porque o processo de filtragem é menos rigoroso, contendo também um número mais elevado de gorduras, de carboidratos e de lactose.
Normalmente, aliás, esta concentrada também possui outras proteínas e aminoácidos juntos. É comum encontrar versões principalmente com glutamina, Aminoácidos de Cadeia Ramificada (BCAA).
O whey protein isolado também se diferencia do whey protein hidrolisado. Enquanto no primeiro praticamente não há impurezas ou lactose, no segundo elas já aparecem.
Neste caso, o processo é o de hidrólise, onde há uma espécie de pré-digestão das proteínas, diminuindo as partículas e favorecendo a absorção.
6 Benefícios da Whey Protein Isolado
Os benefícios do whey protein isolado são relativos, basicamente, ao que ele se dedica. Ou seja, à potencialização do rendimento físico e do processo de hipertrofia dos músculos.
1. Dá energia
Os músculos, naturalmente, precisam de energia para as atividades físicas, como se fossem combustíveis. O alto índice de proteínas do whey protein isolado fornece isto.
2. Evita o catabolismo
Quem quer ganhar massa magra tem um grande inimigo, o chamado catabolismo. Isso acontece quando o corpo degrada suas próprias moléculas para obter energia.
O whey protein isolado evita isto e consequentemente, acaba evitando a perda de massa magra e contribuindo ainda para hipertrofia.
3. Regenera a musculatura
As proteínas contidas no whey protein isolado são essenciais para a regeneração e recuperação dos músculos. Isto é importante para que o atleta mantenha bons índices de desempenho.
4. Melhora o sistema imune
Uma das funções das proteínas é melhorar o sistema imunológico. Por isso, o whey protein isolado fortalece o corpo.
5. Reduz o índice de gordura
Ganhar massa magra é o grande objetivo de quase todos. Fazê-lo de forma saudável é um dos objetivos do whey protein isolado, rico em proteínas.
6. Aumento da síntese proteica e ganho de massa muscular
O aumento da síntese proteica provocado pelo consumo do whey protein isolado, contribui para que o ganho de massa muscular seja muito maior.
Como tomar a Whey Protein Isolado
O whey protein isolado pode ser ingerido de diferentes formas, dependendo do objetivo:
- Pré-treino: tome meia hora antes;
- Pós-treino: imediatamente, caso o objetivo seja aumentar a massa magra;
- Evitar catabolismo: ao acordar;
- Em pequenas refeições: para melhorar a saciedade e evitar a perda de peso.
Especialistas indicam tomar a whey protein isolado apenas com água, de preferência gelada.
A dose diária pode variar de acordo com sua ingestão de proteínas total ao longo do dia. Costuma ser doses de 30 g a 50 g ou de acordo com orientação profissional.
Efeitos colaterais
Assim como qualquer produto, o whey protein isolado pode trazer efeitos nocivos ao corpo.
Eles dizem, sobretudo, ao consumo inadequado do produto, acima das doses indicadas. São os seguintes:
- Náuseas e vômitos;
- Perda de função renal em pacientes que já possuem problemas renais;
- Problemas no fígado em pessoas com doenças hepáticas;
- Gases.