fbpx

Escreva para pesquisar...

Suplementos para ganhar Massa Muscular

Albumina – O que é, para que serve, como tomar e ter MAIS RESULTADOS!

O suplemento de albumina pode promover sim o ganho de massa muscular e ainda auxiliar no emagrecimento. Mas será que pode engordar também? Tem efeitos colaterais? Respondemos tudo isso nesse artigo!

Albumina o que e para que serve como tomarO que é?

A albumina é uma proteína produzida pelo nosso fígado, está presente no sangue representando cerca de 60% das proteínas plasmáticas.

Também está presente em alimentos ricos em proteínas, além de suplementos que são obtidos a partir da clara do ovo desidratada e pasteurizada.

Fontes alimentares de albumina:

Além da produção endógena, ou seja, produção pelo próprio organismo, a albumina também está presente em diversos alimentos como ovo, leites e peixes.

Na forma de alimento a albumina de apresenta como uma proteína completa por conter em sua cadeia peptídica todos os aminoácidos essenciais.

Principais funções da albumina:

Ela atua como transportadora de vitaminas e minerais para dentro das células, auxilia na formação de novas células e evita a degradação de células já existentes, também é responsável pela manutenção dos líquidos plasmáticos dentro das paredes celulares.

6 Benefícios da suplementação de albumina:

Além dessas funções a albumina também vem sendo muito utilizada por atletas e pessoas que desejam ganho de massa corporal através de suplementação. o suplemento é produzido principalmente a partir da clara de ovos que são constituídas 100% de albumina.

A suplementação de albumina é utilizada para garantir uma ingestão proteica adequada diminuindo assim as perdas proteicas que ocorre com a queima de calorias causadas pelos treinos.

Também atua na formação de fibras musculares e diminuir o tempo de recuperação dos músculos no pós treino, atua como antioxidante e evita retenção de líquido e inchaço corporal, baixo custo.

1. Minimizar perdas proteicas causadas pelos treinos:

Os treinos físicos realizados por atletas ou por pessoas com objetivo de ganho de massa ou emagrecimento normalmente exigem bastante do corpo e esse esforço acaba ocasionando queima de proteínas como fonte de energia, a suplementação de albumina atua minimizando essas perdas já que repõe os estoques de proteínas.

2. Formação de fibras musculares:

As fibras musculares são compostas de aminoácidos presentes nas proteínas, esses aminoácidos formam cadeias que constituem essas fibras. a albumina, como já dito, é considerada uma proteína completa devido a sua formação constituída de aminoácidos

essenciais. por isso, quando associada a exercícios para ganho de massa a suplementação desenvolve o crescimento muscular.

3. Diminuição do tempo de recuperação muscular:

Após treinos mais pesados é comum sentir uma fadiga muscular causada pelo estresse dos exercícios. a albumina como transportadora de nutrientes para as células aumenta esse fluxo facilitando assim a recuperação muscular , repõe os aminoácidos queimados durante os treinos e preparando o mais rapidamente para os próximos treinos.

4. Antioxidante:

Quando associada à bilirrubina, a albumina transporta os ácidos graxos livres evitando que ocorra a oxidação.

5. Evita inchaço e retenção de líquidos:

Uma das funções da albumina é a manutenção dos líquidos dentro das células, por isso quando em quantidades ideais no organismo a albumina impede o extravasamento de líquidos para o meio extra celular evitando assim a formação de inchaços e retenção de líquidos.

6. Baixo custo:

Por ser um suplemento produzido inteiramente de uma proteína presente na clara de ovo, a albumina tem baixo custo para quem quer iniciar a suplementação e ganho muscular sem ter grandes gastos.

É uma ótima opção para que não pode gastar muito dinheiro comprando Whey Protein. A Albumina fica como uma proteína de alto valor biológico substituindo a proteína do soro do leite.

Leia Mais:

Whey Protein: Para que serve, benefícios, efeitos e como tomar

Albumina emagrece?

Por ser uma proteína de lenta digestibilidade, a albumina auxilia indiretamente a perda de peso, já que quando priorizamos a ingestão dessa proteína ou mesmo utilizamos de

suplementação, temos saciedade por mais tempo visto que a albumina levará mais tempo para ser digerida que outros nutrientes diminuindo assim a fome. Por isso quando associada a uma dieta balanceada e um poderoso intensificador de perda de peso.

Melhores marcas, preço e onde comprar

O preço da albumina pode variar de fabricante e a versão do produto, já que é vendida na forma de suplemento tanto em pó, como cápsulas e comprimidos.

Para quem vai comprar, o preço em lojas de produtos naturais e lojas de suplementos alimentares da embalagem de 1kg (albumina em pó) fica em torno de R$60,00.

As consideradas melhores marcas de albumina nacionais são das marcas Growth Supplements, Naturovos, Salto’s, Max Titanium e Probiótica.

Indicações, como tomar e dosagem da albumina

efeitos colaterais dosagem e preço

Veja a dosagem recomendada e como tomar a Albumina corretamente

Em geral a recomendação de consumo da albumina varia de 20g a 50g por dia e deve ser utilizada preferencialmente antes de dormir por se tratar de uma proteína de média para lenta absorção. Também é indicada após os treinos, como uma alternativa mais barata no lugar da Whey Protein.

Por ter digestibilidade mais demorada se for consumida antes dos treinos pode causar desconfortos abdominais, então não é recomendado.

Resumindo, o ideal então é que seja consumida antes de dormir ou após os treinos para exercer seu objetivo da melhor forma. Podendo ser tomado com água gelada ou leite desnatado.

Existem alguns tipos de albumina no mercado possibilitando que o consumidor escolha a que melhor lhe atende.

Umas das formas encontradas é a albumina em pó tradicional que é a versão mais barata do produto porém, apresenta sabor desagradável.

Outra forma é a albumina em saborizada que apesar de mais cara mais elevado apresenta um sabor para disfarçar o gosto ruim original da proteína. Fique apenas atento, que algumas albuminas com sabor, possuem quantidades significativas de carboidratos.

Ainda existe a albumina isolada que é uma versão com preço mais elevado, já que sua composição é quase inteira somente de albumina.

Mais uma forma de consumir albumina é em tabletes que são saborizados e apresentam a proteína quase que como único ingrediente porém seu preço é mais elevado de todas as outras formas apresentadas.

Devo tomar todos os dias?

Sim, pode tomar albumina todos os dias, desde que calculado corretamente todos os macronutrientes em sua dieta, a proteína da albumina pode fazer parte do seu consumo diário. Nos períodos citados agora pouco, ou conforme for conveniente. Só não é indicado ficar substituindo suas refeições sólidas pela albumina. 

Posso tomar albumina com outros suplementos?

Sim, você pode ingerir a albumina com outros suplementos como Whey Protein, Creatina, BCAA, Maltodextrina e também com termogênicos e emagrecedores.Desde que você não cometa excessos. O ideal sempre é que um nutricionista avalie suas necessidades em tomar suplementos e determine a quantidade correta.

Efeitos colaterais:

Pessoas que consomem a albumina dentro das recomendações e sob orientação de um nutricionista dificilmente terão problemas com a suplementação.

Os casos de efeitos colaterais ocorrem principalmente em casos de superdosagem ou em um consumo maior que o sugerido.

Os principais efeitos são:

Flatulência excessiva:

Isso se dá pela baixa digestibilidade da proteína que ocasiona aumento da flatulência e até mesmo quadros de diarreia.

Retenção excessiva de líquidos:

Ao contrário do que falamos sobre um dos benefícios da albumina que é justamente o controle de líquido intra e extracelular, quando consumida em excesso a albumina pode causar aumento na quantidade de líquidos intracelular levando a uma maior retenção de líquidos e consequentemente a inchaços indesejados.

Doentes renais:

A suplementação de albumina quando consumida em excesso, acarreta em uma maior sobrecarga renal, que é o órgão responsável pela filtração sanguínea, portanto se tomada em quantidades elevadas por muito tempo pode gerar doenças renais irreversíveis e até falência renal.

Albumina pode engorda:

Como já dito a albumina quando consumida de forma correta auxilia no ganho de massa muscular e emagrecimento e, porém se utilizada em excesso pode causar retenção de líquidos e também o acúmulo de gordura, causando o ganho de peso.

Vale ressaltar

Outro ponto é o ganho de peso tomando albumina oriundo do aumento de massa muscular, obviamente no caso de pessoas que praticam musculação e possuem uma dieta específica para hipertrofia, ou seja, há um ganho de peso mas não de gordura. O que é o mais recomendável.

Contraindicações:

A suplementação de albumina e de qualquer outro tipo de proteína é contraindicada:

  • para pessoas com doenças renais, sejam estas agudas ou crônicas devido ao aumento da sobrecarga renal;
  • Também devem evitar a suplementação pessoas hipertensas devida a questão de regularização de líquidos intra e extracelular.
  • Também é preciso tomar cuidado quanto a possíveis alergias, quem tem alergia a ovo não pode utilizar de forma alguma o suplemento de albumina que é derivado quase que 100% de clara de ovo.

Relatos

Deixe seu depoimento sobre os resultados ao tomar albumina. Falando como foi o antes e depois, qualquer o objetivo, se teve efeitos colaterais, enfim, deixe seu relato completo e ajude os leitores. Utilize o espaço para comentários logo abaixo. 

Importância da orientação de um profissional:

Vale ressaltar que antes de iniciar qualquer tipo de suplementação um médico ou nutricionista devem ser consultados,a fim de se certificar de que não há problemas quando a ingestão e receber todas as orientações necessárias para evitar quaisquer possíveis problemas causados por alergias alimentares, doenças previamente desconhecidas ou até mesmo o surgimento de doenças causadas pelo mau uso do produto.

Compartilhe

Esse artigo sobre a proteína albumina foi útil? Então ajude a divulgá-lo e leve mais informações para seus amigos, compartilhe nas redes sociais.

Equipe Grande Atleta

Nossa equipe está muito bem representada por grandes profissionais ligados a musculação e esportes de alto rendimento. Contamos com Educadores físicos, Nutricionistas Esportivos, Fisioterapeutas e Médicos.

  • 1

Você pode gostar também

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *