O mundo da musculação é muito amplo e repleto de conceitos e metodologias, portanto surgem muitas dúvidas acerca dos reais benefícios e malefícios que a atividade pode causar.
São constantes publicações em renomados periódicos científicos que tratam de estudar diferentes situações no meio da musculação, buscando comprovar ou desmistificar algumas teorias a seu respeito.
De maneira constante a ciência elucida diversas teorias e por meio de repetidos estudos e questiona diversos conceitos e métodos tidos como verdade a muito tempo.
Sem embargo, mesmo com estudos, muitas inverdades continuam a ser repetidas de maneira constante, mesmo não tendo nenhuma comprovação cientifica, sendo a maioria das vezes baseadas apenas pelo senso comum.
Dessa forma listaremos os maiores mitos na musculação, para tirar as dúvidas daqueles que escutam diariamente muitas informações de maneira equivocada diariamente.
8 Mitos da musculação
1. Mulheres que treinam com muita intensidade ficam masculinizadas
O público feminino fica muito receoso de treinar de maneira mais intensa por achar que vai perder sua feminilidade, porém esta é uma das maiores mentiras contadas na musculação.
Treinar de maneira mais intensa auxilia no processo de hipertrofia e emagrecimento mas não será capaz de deixar a mulher com o físico masculino.
A verdade é que por mais que treinem as mulheres não hipertrofiam no mesmo patamar que os homens devido a uma produção muito inferior de testosterona pelo organismo.
2. Quem quer emagrecer não deve priorizar musculação e sim aeróbicos
O treino de musculação é extremamente importante no processo de emagrecimento, pois através do treino com pesos é possível manter ou até ganhar massa muscular durante o período de emagrecimento.
Além disso com um treino intenso de musculação, ocorre a secreção de hormônios importantes para a hipertrofia e diminuição da gordura, o GH e a testosterona.
O treinamento cardiovascular é muito importante também para manter uma boa saúde do coração e condicionamento físico, porém deve ser aliado a um bom treino de musculação.
3. Crianças e adolescentes estão proibidos de fazer musculação
Por muitos anos este conceito permaneceu como verdade absoluta, porém mesmo com estudos comprovando os benefícios da prática do treinamento resistido na população infanto-juvenil, todavia este mito é muito repetido.
Por acreditar que por ser uma atividade com carga, muitas pessoas resistem a ideia de que crianças e adolescentes não podem treinar porque, pode afetar seu crescimento ou acarretar em distúrbios de ordem hormonal.
A musculação pode promover o aumento de força, densidade óssea e diminuir o índice de lesões em atividades recreativas e esportivas nesta idade.
O fato é que sob a devida supervisão de um profissional de Educação Física indivíduos desta faixa etária podem realizar musculação de forma segura e ainda promover saúde e qualidade de vida.
4. Agachamento é ruim para os joelhos
Conceito erroneamente difundido acerca de uma exercício com tantos benefícios quanto o agachamento.
Além de promover o ganho de massa muscular, o fortalecimento de músculos do quadríceps e glúteos, o agachamento também é utilizado em reabilitação, pois também é extremamente funcional.
O exercício não lesiona por si só, porém uma má postura e execução podem levar a possíveis lesões, assim como pessoas com algumas patologias devem adaptar o exercício as suas necessidades e limitações.
5. Abdominal diminui barriga
Nas academias é comum pessoas realizando centenas de abdominais com o objetivo de conquistar a definição muscular na área.
Os abdominais, assim como os outros exercícios estimulam o músculo e auxiliam no ganho de força e hipertrofia e não diminuem gordura localizada.
A diminuição do percentual de gordura acontece com a combinação de um treino adequado e a dieta adaptada para este objetivo.
6. Não é recomendado idosos praticarem musculação
Ainda é comum que as pessoas acreditem que o treinamento resistido é feito somente para as pessoas que querem se tornar fisiculturistas ou competirem em levantamento de peso.
Porém o treinamento resistido é uma ferramenta que pode auxiliar em inúmeras atividades, como evitar lesões, melhorar rendimento nos esportes e promover qualidade de vida.
Aumento da sensibilidade a insulina, diminuição da pressão arterial, aumento de força, diminuição da perda de massa muscular e óssea são alguns benefícios que os idosos podem ter praticando musculação.
O fortalecimento muscular é muito importante para idosos para auxiliar em atividades do dia a dia, como levantar de uma cadeira e também ser fator de prevenção para evitar quedas e acidentes nesta idade.
7. Quanto mais exercícios fizer maior a hipertrofia
É comum ver nas salas de musculação pessoas passando mais de duas horas treinando acreditando que enquanto fizer mais exercícios melhores serão os resultados e se esquecendo do descanso e da dieta.
A musculação serve de estímulo para os músculos e na verdade com uma boa alimentação e descanso que acontece a supercompensação e posteriormente aparecem os resultados.
O excesso de treinamento ou não recuperação adequada após do treinamento sabotam os resultados e aspirações de qualquer um que cometer este erro na academia.
8. As mulheres devem priorizar os membros inferiores e os homens os superiores
Infelizmente ainda é muito comum escutar isto nas academias, apesar de tanta informação relatando a importância que o equilíbrio de força muscular tem para evitar lesões e promover uma melhor qualidade de vida.
Homens e mulheres devem treinar tanto membros superiores e inferiores na mesma proporção, pois além do ponto de vista estético está o caráter funcional e a saúde.
Concluindo
Apesar da facilidade de informação disponível nos dias de hoje, muitas pessoas terminam por repetir antigos erros que já foram comprovados cientificamente por não ter cuidado e pesquisar as informações que lhes passam.
Por acreditar em muitos destes mitos da musculação, os praticantes de musculação terminam por afetar seus resultados e muitas vezes comprometem sua saúde.
Muitas pessoas também deixam de realizar o treinamento resistido e desfrutar de seus benefícios também por não procurar tirar suas dúvidas com um profissional de Educação Física capacitado.
Dessa forma antes de repetir qualquer informação, a qual é tida quase como verdade absoluta, procure pesquisar e procurar um profissional da área para poder esclarecer quaisquer dúvidas. Bons treinos!