Com certeza você já deve ter ouvido falar da Maca peruana. Este suplemento é um tubérculo extraído das raízes da maca, uma planta originária da região dos Andes. Saiba tudo sobre essa substância a seguir, em nosso artigo completo.
Popularmente, a maca peruana é reconhecida como um produto afrodisíaco, onde consegue estimular a fertilidade de homens e mulheres, aumentando a libido de ambos.
No entanto, a maca peruana não é útil apenas para isso, ela é um suplemento nutritivo rico em vitaminas, minerais, proteínas e carboidratos.
Além disso, pode ser usada para uma série de outros benefícios. Neste artigo, você vai conhecer cada um desses benefícios, quanto usar, como tomar e outras curiosidades sobre o suplemento.
Para que serve a Maca peruana
Este suplemento é utilizado para melhorar a saúde cardíaca, fortalecer e regularizar as funções do sistema imunológico e endócrino e melhorar a resistência física em geral.
Dessa forma, pode ser ingerida por praticantes de musculação, atletas e desportistas e por pessoas que apresentam fadiga crônica.
A fadiga crônica é caracterizada por episódios frequentes de cansaço e desânimo, sendo causada por vários motivos.
Além disso, a maca peruana melhora consideravelmente a libido, pois estimula a produção dos hormônios
Na prática, ela aumenta o desejo, principalmente após os 50 anos. Pesquisas recentes apontaram que o uso da maca peruana também é útil no tratamento dos sintomas típicos da menopausa.
Maca peruana engorda?
Vai depender de que versão a pessoa irá escolher. Por exemplo, a Maca Peruana Negra que comercializamos em cápsulas em nossa loja, possui zero calorias e seu modo de ação não influencia no ganho de peso de quem consumir.
Agora na versão a granel ou em pó no saquinho, o produto não está em sua forma isolada, contendo não só o principio ativo da raiz, como carboidratos também, já que é uma espécie de tubérculo, e como todo carboidrato, possui calorias e dependendo da quantidade consumida, pode sim engordar. Para se ter uma ideia, 2 colheres de uma maca peruana a granel ou em pó, possui em torno de 370 calorias.
Compre agora a Maca Peruana Negra (melhor versão como explicamos abaixo) com desconto utilizando nosso cupom: PRIMEIRACOMPRA. Clique no banner a seguir:
Como tomar? Qual o melhor horário?
Maca peruana em cápsulas
Sendo a versão que apresenta maiores benefícios devido a concentração ser maior, a quantidade máxima de maca peruana que você deve usar é de até 500 mg/dia.
O consumo irá depender também do tipo de maca peruana, já que algumas apresentam diferentes concentrações.
O suplemento deve ser usado em até 120 dias, mas o tempo médio de uso é de 90 dias, pausa 30 dias e retorna. Cada cápsula deve ser ingerida junto das principais refeições.
A Maca Peruana Negra que comercializamos, deve ser consumido dessa forma também, sendo 1 cápsula no almoço e outra cápsula no jantar. Para saber mais, clique aqui.
Maca em pó
Tome de 2 a 3 colheres de chá de maca peruana em pó por um período de 90 dias. Você pode usá-la no preparo de shakes, vitamina de frutas ou iogurte.
Tanto a maca em pó quanto a maca em cápsulas possuem praticamente a mesma velocidade de absorção no organismo.
6 principais benefícios da maca peruana
1- Emagrecimento
Como suplemento alimentar, a maca peruana promove aumento dos níveis de energia e disposição.
A partir daí, você começa a sentir mais vontade de exercitar e realizar atividades esportivas, principalmente na academia.
Nesse sentido, a maca peruana em conjunto de uma dieta equilibrada produz bons resultados no emagrecimento, já que influencia diretamente nos resultados.
2- Melhora da libido
Dentre os compostos presentes na maca peruana destacam-se:
- Macaridinas
- Glucosinolatos
- Macamidas
- Alcalóides
Todos esses princípios ativos possuem propriedades estimulantes e tônicas. Por sua vez, eles têm a capacidade de influenciar no desejo, provocando melhora na libido de homens e mulheres.
Em um determinado estudo, homens que consumiram 1500 mg de maca em pó todos os dias num intervalo de 8 semanas apresentaram aumento no desejo e reduziram as ocorrências relacionadas a disfunção erétil.
Já em outra pesquisa, um grupo de mulheres em tratamento de depressão receberam 3000 mg do suplemento por 12 semanas.
No final do período, a maca peruana provocou melhora da libido e reduziu os dias em que as mulheres apresentaram desânimo para ter relações, em razão da depressão.
3- Combate à disfunção
A disfunção consiste na dificuldade para começar ou manter a ereção durante o ato.
Dessa forma, a maca sempre foi usada para combater o sintoma, que prejudica a qualidade de vida dos homens.
Neste caso, o suplemento deve ser usado por até 3 meses, sem intervalo de uso. Ao final, a raiz acaba promovendo mais consistência nas ereções, resultando em uma melhora nos relacionamentos afetivos.
4- Redução da fadiga e cansaço
Como dito anteriormente, a maca peruana melhora os níveis de energia e contribui para melhorar o rendimento esportivo.
Contudo, não para por aí. A substância pode melhorar a produtividade no trabalho e aumentar o rendimento físico e mental.
Alguns estudos afirmam que a maca tem a capacidade de melhorar a cognição e concentração, ideal para assimilar conteúdos e matérias mais complexas.
Por fim, reduz a fadiga muscular após os treinos e evita dores relacionadas ao excesso de exercícios físicos.
5- Controle de sintomas da menopausa
Os flavonóides presentes na planta têm demonstrado uma capacidade interessante de aliviar e reduzir os sintomas da menopausa.
Dentre eles estão a redução da ansiedade, melhora do humor, interrupção das ondas de calor e suor noturnos, por exemplo.
No entanto, o suplemento só é útil em mulheres com sintomas leves e não deve ser usado por mulheres que fazem terapia de reposição hormonal.
6- Estímulo à memória
Existem óleos essenciais presentes na maca peruana com efeitos positivos sobre a memória e combate ao Alzheimer.
Este benefício se deve ao fato de que estas substâncias acabam protegendo os neurônios do estresse oxidativo.
O resultado é a melhora da capacidade de pensar, prevenção da perda de memória e fortalecimento das sinapses nervosas.
Tipos de maca peruana
Existem 3 tipos de maca:
- Maca amarela
- Maca vermelha
- Maca peruana negra
Maca peruana Amarela
É o tipo mais comum, presente em 60 a 70% da colheita da planta. Pode ser consumida inclusive por crianças.
Em geral, a maca amarela é mais indicada para manter a saúde através da homeostase e o equilíbrio do corpo.
Maca Vermelha
É um tipo de maca mais rara, presente em aproximadamente 25% da colheita. Pode ser usada tanto por homens quanto por mulheres.
Entretanto, alguns estudos sugerem que seus efeitos são mais promissores na saúde feminina, onde fornece energia, equilíbrio e redução do estresse nas mulheres, principalmente na menopausa e na TPM.
Maca peruana negra
A maca peruana negra é a espécie menos produzida, estando presente em apenas 15% da colheita e sendo a espécie que apresenta mais benefícios em menores dosagem, devido a sua concentração ser maior que as outras versões.
Diferente da maca vermelha, a maca peruana negra é mais indicada para os homens, mas também traz benefícios para mulheres.
Os principais efeitos são: aumento da virilidade, melhora significativa da libido e combate à disfunção erétil.
Embora seja mais direcionada aos homens, as mulheres também podem consumir esta espécie para ajudar a diminuir os sintomas da TPM e menopausa, além de se beneficiar dos efeitos na libido.
Clique no banner abaixo e confira a promoção da maca peruana negra com matéria-prima importada e preço justo:
Pode usar maca com outros suplementos?
Sim, é possível usar a maca peruana junto de outros suplementos de proteínas como Creatina, Glutamina, BCAA ou whey protein.
No entanto, esta prática é mais indicada para pessoas que querem emagrecer ou para aqueles que estão à procura de ganhar massa muscular por meio de treinos mais intensos.
Indicações, quem pode tomar este suplemento?
A maca peruana deve ser usada por aqueles que querem obter algum dos seus benefícios:
- Homens e mulheres em processo de emagrecimento
- Homens e mulheres que querem ganhar massa muscular
- Atletas e praticantes de atividades físicas moderadas ou intensas
- Crianças em idade de alfabetização
- Idosos com déficit de atenção ou dificuldade com a memória
- Diabéticos
- Mulheres que estão na menopausa
- Homens e mulheres em tratamento de disfunção erétil ou com problemas na libido
Contraindicações da maca peruana
A maca não deve ser usada por mulheres gestantes ou que estejam amamentando.
Já as crianças menores de 6 anos só podem tomá-la por indicação de médico ou nutricionista. Além disso, quem faz tratamento contra qualquer tipo de câncer deve evitar o uso do suplemento.
Por fim, pessoas que apresentarem alergia ou qualquer reação adversa ao suplemento devem interromper o tratamento imediatamente.
Conclusão
A maca é um suplemento seguro e aprovado pela comunidade científica. No entanto, deve ser consumida de forma correta e com a devida supervisão nutricional ou médica.
Procure adquirir suplementos de maca peruana 100% puros, ou seja, evite comprar marcas que utilizam corantes ou aromatizantes no produto.
Antes de começar a consumir a maca peruana você deve consultar um especialista, a fim de estabelecer qual o melhor tipo e a quantidade adequada para a suas necessidades.