Maca peruana, feno grego, mucuna pruriens e beta-alanina estão entre os melhores suplementos para aumentar a libido masculina e o apetite sexual. Veja a seguir a lista completa!
Existem diversos suplementos úteis no aumento da libido masculina. No entanto, o modo com que cada um deles age no organismo é diferente entre si.
Dessa forma, os melhores suplementos para aumentar a libido são aqueles que possuem compostos ou substâncias capazes de influenciar na produção hormonal dos homens.
Por isso, confira a seguir uma lista detalhada de cada suplemento, contendo a composição, mecanismo de ação e principalmente como tomar de forma segura.
1° Maca peruana
Os suplementos de maca peruana são de grande ajuda na melhora do desejo sexual dos homens. Eles são extraídos a partir da planta e atuam diretamente na estimulação da libido.
Nesse sentido, a maca peruana contém propriedades vasodilatadoras e tônicas, combatendo a disfunção erétil e a falta de prazer.
Este benefício é alcançado por que a maca peruana é capaz de melhorar o tônus das veias e artérias do corpo.
O resultado final é uma melhora no transporte de enzimas e hormônios produzidos no corpo, como a testosterona, não por acaso, estudos mostram que a maca é um suplemento que aumenta a testosterona de forma natural.
Como tomar maca peruana?
A maca peruana em pó deve ser dissolvida em sucos, líquidos ou mesmo misturada na comida. É aconselhável usar de 3 a 5 gramas por dia ou meia a uma colher de chá.
Em compensação, a maca peruana em cápsulas, deve ser usada 2 vezes ao dia, antes do café da manhã, almoço ou jantar.
Cada dose diária vai depender do tio de maca e fabricante, em média elas apresentam de 250 mg a 500 mg, sendo contraindicado ultrapassar 1000 mg em cada 24 horas.
Dos principais tipos de macas peruanas, a maca peruana negra é considera a melhor versão pelo seu grau de pureza, seguida da maca peruana vermelha e maca amarela.
2° Feno-grego
O feno-grego é uma erva conhecida por seus potenciais benefícios na promoção da libido nos homens.
Sua composição é rica em saponinas e esteróides, que podem aumentar os níveis de testosterona e outros hormônios.
Nesse sentido, o mecanismo de ação do suplemento de feno grego envolve a regulação hormonal, melhorando a circulação sanguínea e consequentemente o desejo sexual.
Como tomar feno-grego?
Os suplementos de feno-grego podem ser ingeridos em cápsulas, extrato ou até mesmo através da alimentação.
As doses diárias variam de 500 a 600 mg e podem ser divididas em 2 horários distintos. As refeições não atrapalham a absorção da substância.
Portanto, não tem nenhum problema ingerir as cápsulas durante o almoço ou jantar. O preparo de feno-grego em grãos é rápido e fácil.
Basta deixar 2 colheres de chá das sementes de molho em uma xícara com água fria por 3 horas e ferver o conteúdo assim que for beber.
Se você procura um suplemento com feno-grego, precisa conhecer o X-Poten, ele possui 300mg de saponinas por dose, conhecido como o substituto do tribulus terrrestris. Clique no banner abaixo para saber mais:
3° Mucuna pruriens
A mucuna pruriens, também conhecida como feijão-veludo, é uma planta com propriedades que podem auxiliar no aumento da libido dos homens.
Sua composição inclui o L-DOPA, um precursor da dopamina, neurotransmissor que desempenha um papel importante na regulação do desejo sexual.
Dessa forma, o mecanismo de ação da mucuna pruriens está ligado ao aumento dos níveis de dopamina no cérebro, que melhora a função erétil e aumenta o interesse e a motivação sexual.
Além disso, a mucuna pruriens pode influenciar no aumento dos níveis de testosterona, o que é útil na melhora da capacidade da fertilidade.
Como tomar Mucuna pruriens?
Geralmente, as cápsulas de Mucuna pruriens contém 400 mg em cada unidade. Sendo assim, tome 1 cápsula por dia ou siga as orientações médicas e nutricionais.
O melhor horário para ingerir o suplemento é no desjejum ou café da manhã. Também é possível fazer uso da versão em pó ou extrato.
Neste caso, basta diluir o conteúdo (2 a 3 colheres de chá) em uma xícara de água fria, deixar repousar por 2 a 3 horas e ferver assim que for tomar.
4° Beta-alanina
Este aminoácido pode melhorar a capacidade física e o desempenho sexual dos homens, através da ação da carnosina.
A carnosina é uma substância responsável por neutralizar o ácido lático, que causa cansaço e fadiga no corpo.
O resultado do princípio ativo é um aumento da resistência física e da energia. De acordo com alguns estudos, a beta-alanina cria um ambiente propício para uma produção adequada de testosterona.
Então, ela é eficaz na libido masculina, embora a melhora da resistência física seja o seu principal benefício.
Como tomar beta-alanina?
Tome de 2 a 7 gramas de beta-alanina por dia, em 2 ou 3 horários distintos. O tempo de uso pode variar de 4 a 12 semanas, de acordo com os objetivos do tratamento.
Com relação ao horário de uso, a beta-alanina pode ser tomada a qualquer hora do dia, inclusive durante as refeições.
No entanto, evite doses diárias acima de 10 gramas, pois o excesso do suplemento pode causar formigamento nas mãos e no rosto.
A beta-alanina ativa os receptores sensoriais da pele, portanto é melhor usá-la respeitando as dosagens máximas.
5° Arginina
A arginina não é capaz de tratar a impotência sexual, mas tem uma potente ação vasodilatadora.
Na prática, significa que o aminoácido pode facilitar a ereção masculina. O óxido nítrico está presente na fórmula do suplemento.
Nesse sentido, promove a melhora do fluxo sanguíneo e relaxamento das artérias e vasos próximos à região genital.
Então, o suprimento de sangue em direção ao pênis melhora a função erétil, provocando os estímulos sexuais.
Como tomar arginina?
Considere tomar de 1,5 g a 6 g de arginina por dia para melhorar a libido. As opções mais indicadas são a versão em cápsula ou em pó.
Você pode dividir a dosagem em 3 cápsulas de 500 mg ou optar por uma marca que venda o suplemento em cápsulas de 2 gramas.
Mas se a preferência for a versão em pó, dilua de 3 a 5 gramas do suplemento na água ou no suco e tome antes dos treinos ou antes de alguma refeição.
6° Picnogenol (Pinus pinaster)
O picnogenol trata-se de um extrato da casca de pinheiro que contém princípios ativos importantes na saúde sexual dos homens.
Além de ser rico em antioxidantes, o picnogenol possui proantocianidinas, que tem ação benéfica na circulação.
Já os flavonóides presentes no suplemento melhoram a biodisponibilidade desses compostos, provocando efeitos rápidos na ereção e na vasodilatação.
A suplementação com picnogenol pode reduzir em até 45% as chances de disfunção erétil em homens saudáveis e até 22% entre os homens diabéticos.
Como tomar picnogenol?
A dosagem inicial de picnogenol para promover a libido masculina é de 50 mg/dia. Após 30 dias, você pode tomar 1 dose diária de 150 mg.
O tempo de tratamento leva de 2 a 5 meses. As doses máximas diárias permitidas são de 450 mg/dia.
Pacientes que tenham problema de pressão ou sofrem de algum distúrbio circulatório devem consultar um médico antes de começar a usar este suplemento.
Por fim, o melhor horário para cada dose é antes ou após as principais refeições.
7° Boro
O boro é um micromineral que auxilia na produção dos hormônios sexuais tanto de homens quanto mulheres.
Dentre eles está a testosterona livre, que promove o desejo sexual, ao mesmo tempo em que mantém a massa magra.
Na maioria dos casos, a suplementação de boro produz efeitos benéficos no combate a disfunção erétil.
Isso significa que o boro impede indiretamente dificuldades relacionadas à ereção, que é comum em homens com idade acima de 50 anos.
Outro fato interessante sobre o boro é que ele consegue diminuir os níveis de estrogênio nos homens.
Esta propriedade evita que os hormônios femininos circulantes possam prejudicar ou suprimir a ação dos hormônios masculinos.
Como tomar boro?
O boro é necessário em pequenas quantidades no organismo humano. A recomendação dietética para indivíduos sadios é de no mínimo 1 mg.
No entanto, não existe uma quantidade de boro definida como a ideal. Sendo assim, cada suplemento de boro vem na forma quelada, que apresenta a melhor taxa de absorção.
Para melhora da líbido masculina é necessário tomar 1 cápsula de boro de 3 mg por dia, por 4 a 12 semanas.
De acordo com alguns estudos, os resultados positivos costumam aparecer em 1 semana, principalmente em casos de deficiência nutricional.
Também não existe um melhor horário para tomar o suplemento, mas é recomendado que a ingestão aconteça durante o almoço ou no jantar.
8° Ashwagandha
Mais conhecida como Withania somnifera, a Ashwagandha é uma planta adaptógena, ou seja, consegue adaptar e equilibrar os níveis hormonais.
Na saúde sexual masculina, os suplementos de Ashwagandha reduzem o estresse e combatem a perda do interesse sexual.
O principal composto ativo da planta são os withanolides, que além de melhorar os níveis hormonais circulantes protegem glândulas como a hipófise e o hipopótamo.
A impotência sexual é um outro problema masculino que a Ashwagandha pode combater, principalmente se a causa for psicológica.
Como tomar Ashwagandha?
Cada cápsula do suplemento contém 500 mg e deve ser ingerida pelo menos 1 vez ao dia por um período de 4 a 6 semanas.
Você também pode optar pela versão em extrato líquido, diluindo de 40 a 80 gotas em um copo d’água.
Já o chá de Ashwagandha é uma opção interessante para melhorar a libido e promover a hidratação.
Neste caso, basta usar 1 colher de chá de folhas secas da planta para cada xícara de água fervente. Deixe o conteúdo repousar por 15 minutos e tome logo em seguida.
9° Ginseng
Os suplementos de Ginseng aumentam a libido masculina através da atividade dos ginsenosídeos, um composto ativo que equilibra os níveis de óxido nítrico na circulação sanguínea.
Dessa forma, as respostas produzidas pelo uso da planta são a rigidez nas ereções durante as relações sexuais e o combate a disfunção erétil.
Por sua vez, a libido masculina é intensificada com o uso do Ginseng por meio da modulação nos níveis de testosterona.
Ao induzir a produção indireta de testosterona, o Ginseng facilita o comportamento copulatório, resultando em prazer e satisfação sexual.
Como tomar Ginseng?
O Ginseng em pó deve ser diluído nas refeições ou no suco de frutas. As doses variam de 5 a 10 gramas/dia ou 1 colher de sopa.
Contudo, o Ginseng em cápsulas é mais concentrado e geralmente vem em cápsulas de 500 mg.
Caso esta seja a sua escolha, consuma de 3 a 4 cápsulas de 500 mg de Ginseng por dia, num período de 4 a 12 semanas.
A versão em chá também é possível, desde que não ultrapasse a quantidade máxima de 4 xícaras por dia.
O melhor horário para tomar Ginseng em pó ou em cápsulas é durante as principais refeições.
10° Tribulus terrestris
O Tribulus terrestris é uma erva frequentemente usada para melhorar a libido masculina.
Sua composição inclui saponinas e esteróides, como a protodioscina, que tem a capacidade de aumentar e melhorar a produção de espermatozóides.
Nesse sentido, a função androgênica do Tribulus permite a regulação hormonal, aumentando o desejo sexual e mantendo a ereção na hora da atividade sexual.
Contudo, os benefícios do Tribulus terrestris na líbido masculina só acontecem se a causa for deficiência de testosterona.
Se o motivo da perda da libido for ansiedade, causas psicológicas ou doenças como o diabetes, a suplementação não é a melhor escolha.
Como tomar Tribulus terrestris?
O Tribulus terrestris em cápsula deve ser tomado 1 vez ao dia por até 3 meses seguidos. As dosagens indicadas para melhora da líbido variam de 250 mg a no máximo 1500 mg/dia.
No entanto, a versão em pó deve ser ingerida junto de alguma refeição, no suco de frutas ou em shakes e vitaminas.
Neste caso, use de 3 a 5 gramas de Tribulus em pó ao dia. É importante saber que homens que apresentam problemas na próstata não devem fazer uso da substância.
Portanto, só tome o suplemento com a supervisão de um profissional da saúde, respeitando as dosagens prescritas.
Fatores que influenciam no aumento da libido masculina
A libido masculina, muitas vezes chamada de desejo sexual, é um aspecto fundamental da saúde e bem-estar de qualquer homem.
Embora seja normal que o desejo sexual varie ao longo da vida, existem fatores que podem ajudar a aumentá-lo de forma natural e saudável:
Alimentação
A dieta desempenha um papel importante na libido masculina. Alimentos ricos em substâncias inflamatórias, por exemplo, diminuem a produção de testosterona, o hormônio sexual masculino.
Por outro lado, alimentos ricos em antioxidantes, como as frutas e os vegetais coloridos, ajudam a melhorar a circulação sanguínea e melhoram as funções do sistema reprodutor.
Atividade Física Regular
A prática regular de exercícios físicos não apenas mantém o corpo em forma, mas também estimula a produção de endorfinas, que são neurotransmissores ligados ao prazer e ao desejo sexual.
Controle do Estresse
O estresse crônico pode diminuir a libido masculina. Logo, praticar técnicas de redução do estresse, como meditação ou ioga, pode ajudar a manter níveis adequados de desejo sexual.
Saúde do Sono
A qualidade do sono desempenha um papel relevante na libido. A privação de sono não somente reduz a produção de testosterona como eleva a fadiga, afetando negativamente a saúde sexual.
Relacionamento Saudável
Um relacionamento afetivo saudável é fundamental para a libido masculina. A comunicação aberta e a intimidade emocional podem melhorar significativamente o desejo por sexo.
Evitar o excesso de Álcool e Tabaco
O consumo excessivo de álcool e o tabagismo causam consequências negativas na função erétil e na libido. Por isso, reduzir ou eliminar esses hábitos pode melhorar significativamente a produção de hormônios sexuais.
O que pode levar a queda no desejo sexual masculino?
A queda no desejo sexual masculino, também conhecida como diminuição da libido, é uma preocupação comum que pode afetar homens em diferentes fases da vida.
Várias causas subjacentes podem contribuir para esse problema, dentre as principais:
Alterações Hormonais
Desequilíbrios hormonais, como a redução dos níveis de testosterona associada ao envelhecimento, reduzem o desejo sexual.
Além disso, condições médicas como hipogonadismo podem afetar negativamente os níveis hormonais.
Estresse e Ansiedade
Altos níveis de estresse e ansiedade podem inibir a libido masculina. Preocupações no trabalho, problemas financeiros ou estresse emocional reduzem a capacidade do homem em sentir-se sexualmente excitado.
Depressão e Outros Distúrbios de Saúde Mental
A depressão e outros distúrbios de saúde mental diminuem consideravelmente a libido masculina. Os sintomas depressivos, como falta de interesse em atividades antes prazerosas, também se estendem à esfera sexual.
Uso de Medicamentos
Alguns medicamentos, como os antidepressivos e certos medicamentos para pressão arterial, produzem efeitos colaterais que reduzem a libido.
Condições Médicas Subjacentes
Doenças crônicas como diabetes, doenças cardiovasculares e obesidade podem estar associadas a problemas de saúde sexual, incluindo a falta de libido.
Envelhecimento Natural
É importante notar que o envelhecimento é um fator natural que pode levar a uma queda gradual na libido, à medida que os homens envelhecem.
Os suplementos apresentados neste artigo são bons aliados para a saúde sexual do homem, mas é fato que os hábitos de vida exercem grande influência.
Portanto, prefira levar uma vida saudável e procure ajuda sempre que um problema pessoal, físico ou emocional estiver influenciando no seu relacionamento e sobretudo na atividade sexual.