Maca peruana, feno grego, mucuna pruriens e beta-alanina estão entre os melhores suplementos para aumentar a libido masculina e o apetite sexual. Veja a seguir a lista completa!

maca peruana negra premium

Existem diversos suplementos úteis no aumento da libido masculina. No entanto, o modo com que cada um deles age no organismo é diferente entre si.

Dessa forma, os melhores suplementos para aumentar a libido são aqueles que possuem compostos ou substâncias capazes de influenciar na produção hormonal dos homens.

Por isso, confira a seguir uma lista detalhada de cada suplemento, contendo a composição, mecanismo de ação e principalmente como tomar de forma segura.

Maca peruana

maca peruana negra libido melhor

Os suplementos de maca peruana são de grande ajuda na melhora do desejo sexual dos homens. Eles são extraídos a partir da planta e atuam diretamente na estimulação da libido.

Nesse sentido, a maca peruana contém propriedades vasodilatadoras e tônicas, combatendo a disfunção erétil e a falta de prazer.

Este benefício é alcançado por que a maca peruana é capaz de melhorar o tônus das veias e artérias do corpo.

O resultado final é uma melhora no transporte de enzimas e hormônios produzidos no corpo, como a testosterona, não por acaso, estudos mostram que a maca é um suplemento que aumenta a testosterona de forma natural.

Como tomar maca peruana?

A maca peruana em pó deve ser dissolvida em sucos, líquidos ou mesmo misturada na comida. É aconselhável usar de 3 a 5 gramas por dia ou meia a uma colher de chá.

Em compensação, a maca peruana em cápsulas,  deve ser usada 2 vezes ao dia, antes do café da manhã, almoço ou jantar.

Cada dose diária vai depender do tio de maca e fabricante, em média elas apresentam de 250 mg  a 500 mg, sendo contraindicado ultrapassar 1000 mg em cada 24 horas.

Dos principais tipos de macas peruanas, a maca peruana negra é considera a melhor versão pelo seu grau de pureza, seguida da maca peruana vermelha e maca amarela.

Feno-grego

feno grego

O feno-grego é uma erva conhecida por seus potenciais benefícios na promoção da libido nos homens.

X-Poten Grande Atleta Suplementos

Sua composição é rica em saponinas e esteróides, que podem aumentar os níveis de testosterona e outros hormônios.

Nesse sentido, o mecanismo de ação do suplemento de feno grego envolve a regulação hormonal, melhorando a circulação sanguínea e consequentemente o desejo sexual.

Como tomar feno-grego?

Os suplementos de feno-grego podem ser ingeridos em cápsulas, extrato ou até mesmo através da alimentação.

As doses diárias variam de 500 a 600 mg e podem ser divididas em 2 horários distintos. As refeições não atrapalham a absorção da substância.

Portanto, não tem nenhum problema ingerir as cápsulas durante o almoço ou jantar. O preparo de feno-grego em grãos é rápido e fácil.

Basta deixar 2 colheres de chá das sementes de molho em uma xícara com água fria por 3 horas e ferver o conteúdo assim que for beber.

Se você procura um suplemento com feno-grego, precisa conhecer o X-Poten, ele possui 300mg de saponinas por dose, conhecido como o substituto do tribulus terrrestris. Clique no banner abaixo para saber mais:

X-Poten Grande Atleta Suplementos

Mucuna pruriens

Mucuna pruriens- Fonte: Canva

A mucuna pruriens, também conhecida como feijão-veludo, é uma planta com propriedades que podem auxiliar no aumento da libido dos homens.

Sua composição inclui o L-DOPA, um precursor da dopamina, neurotransmissor que desempenha um papel importante na regulação do desejo sexual.

Dessa forma, o mecanismo de ação da mucuna pruriens está ligado ao aumento dos níveis de dopamina no cérebro, que melhora a função erétil e aumenta o interesse e a motivação sexual.

Além disso, a mucuna pruriens pode influenciar no aumento dos níveis de testosterona, o que é útil na melhora da capacidade da fertilidade.

Como tomar Mucuna pruriens?

Geralmente, as cápsulas de Mucuna pruriens contém 400 mg em cada unidade. Sendo assim, tome 1 cápsula por dia ou siga as orientações médicas e nutricionais.

O melhor horário para ingerir o suplemento é no desjejum ou café da manhã. Também é possível fazer uso da versão em pó ou extrato.

Neste caso, basta diluir o conteúdo (2 a 3 colheres de chá) em uma xícara de água fria, deixar repousar por 2 a 3 horas e ferver assim que for tomar.

Beta-alanina  

beta alanina

Este aminoácido pode melhorar a capacidade física e o desempenho sexual dos homens, através da ação da carnosina.

A carnosina é uma substância responsável por neutralizar o ácido lático, que causa cansaço e fadiga no corpo.

O resultado do princípio ativo é um aumento da resistência física e da energia. De acordo com alguns estudos, a beta-alanina cria um ambiente propício para uma produção adequada de testosterona.

Então, ela é eficaz na libido masculina, embora a melhora da resistência física seja o seu principal benefício.

Como tomar beta-alanina?

Tome de 2 a 7 gramas de beta-alanina por dia, em 2 ou 3 horários distintos. O tempo de uso pode variar de 4 a 12 semanas, de acordo com os objetivos do tratamento.

Com relação ao horário de uso, a beta-alanina pode ser tomada a qualquer hora do dia, inclusive durante as refeições.

No entanto, evite doses diárias acima de 10 gramas, pois o excesso do suplemento pode causar formigamento nas mãos e no rosto.

A beta-alanina ativa os receptores sensoriais da pele, portanto é melhor usá-la respeitando as dosagens máximas.

Arginina

arginina

A arginina não é capaz de tratar a impotência sexual, mas tem uma potente ação vasodilatadora.

Na prática, significa que o aminoácido pode facilitar a ereção masculina. O óxido nítrico está presente na fórmula do suplemento.

Nesse sentido, promove a melhora do fluxo sanguíneo e relaxamento das artérias e vasos próximos à região genital.

Então, o suprimento de sangue em direção ao pênis melhora a função erétil, provocando os estímulos sexuais.

Como tomar arginina?

Considere tomar de 1,5 g a 6 g de arginina por dia para melhorar a libido. As opções mais indicadas são a versão em cápsula ou em pó.

Você pode dividir a dosagem em 3 cápsulas de 500 mg ou optar por uma marca que venda o suplemento em cápsulas de 2 gramas.

Mas se a preferência for a versão em pó, dilua de 3 a 5 gramas do suplemento na água ou no suco e tome antes dos treinos ou antes de alguma refeição.

Picnogenol (Pinus pinaster)

Picnogenol (Pinus pinaster)

O picnogenol trata-se de um extrato da casca de pinheiro que contém princípios ativos importantes na saúde sexual dos homens.

Além de ser rico em antioxidantes, o picnogenol possui proantocianidinas, que tem ação benéfica na circulação.

Já os flavonóides presentes no suplemento melhoram a biodisponibilidade desses compostos, provocando efeitos rápidos na ereção e na vasodilatação.

A suplementação com picnogenol pode reduzir em até 45% as chances de disfunção erétil em homens saudáveis e até 22% entre os homens diabéticos.

Como tomar picnogenol?

A dosagem inicial de picnogenol para promover a libido masculina é de 50 mg/dia. Após 30 dias, você pode tomar 1 dose diária de 150 mg.

O tempo de tratamento leva de 2 a 5 meses. As doses máximas diárias permitidas são de 450 mg/dia.

Pacientes que tenham problema de pressão ou sofrem de algum distúrbio circulatório devem consultar um médico antes de começar a usar este suplemento.

Por fim, o melhor horário para cada dose é antes ou após as principais refeições.

Boro

boro

O boro é um micromineral que auxilia na produção dos hormônios sexuais tanto de homens quanto mulheres.

Dentre eles está a testosterona livre, que promove o desejo sexual, ao mesmo tempo em que mantém a massa magra.

Na maioria dos casos, a suplementação de boro produz efeitos benéficos no combate a disfunção erétil.

Isso significa que o boro impede indiretamente dificuldades relacionadas à ereção, que é comum em homens com idade acima de 50 anos.

Outro fato interessante sobre o boro é que ele consegue diminuir os níveis de estrogênio nos homens.

Esta propriedade evita que os hormônios femininos circulantes possam prejudicar ou suprimir a ação dos hormônios masculinos.

Como tomar boro?

O boro é necessário em pequenas quantidades no organismo humano. A recomendação dietética para indivíduos sadios é de no mínimo 1 mg.

No entanto, não existe uma quantidade de boro definida como a ideal. Sendo assim, cada suplemento de boro vem na forma quelada, que apresenta a melhor taxa de absorção.

Para melhora da líbido masculina é necessário tomar 1 cápsula de boro de 3 mg por dia, por 4 a 12 semanas.

De acordo com alguns estudos, os resultados positivos costumam aparecer em 1 semana, principalmente em casos de deficiência nutricional.

Também não existe um melhor horário para tomar o suplemento, mas é recomendado que a ingestão aconteça durante o almoço ou no jantar.

Ashwagandha

Ashwagandha

Mais conhecida como Withania somnifera, a Ashwagandha é uma planta adaptógena, ou seja, consegue adaptar e equilibrar os níveis hormonais.

Na saúde sexual masculina, os suplementos de Ashwagandha reduzem o estresse e combatem a perda do interesse sexual.

O principal composto ativo da planta são os withanolides, que além de melhorar os níveis hormonais circulantes protegem glândulas como a hipófise e o hipopótamo.

A impotência sexual é um outro problema masculino que a Ashwagandha pode combater, principalmente se a causa for psicológica.

Como tomar Ashwagandha?

Cada cápsula do suplemento contém 500 mg e deve ser ingerida pelo menos 1 vez ao dia por um período de 4 a 6 semanas.

Você também pode optar pela versão em extrato líquido, diluindo de 40 a 80 gotas em um copo d’água.

Já o chá de Ashwagandha é uma opção interessante para melhorar a libido e promover a hidratação.

Neste caso, basta usar 1 colher de chá de folhas secas da planta para cada xícara de água fervente. Deixe o conteúdo repousar por 15 minutos e tome logo em seguida.

Ginseng

Ginseng

Os suplementos de Ginseng aumentam a libido masculina através da atividade dos ginsenosídeos, um composto ativo que equilibra os níveis de óxido nítrico na circulação sanguínea.

Dessa forma, as respostas produzidas pelo uso da planta são a rigidez nas ereções durante as relações sexuais e o combate a disfunção erétil.

Por sua vez, a libido masculina é intensificada com o uso do Ginseng por meio da modulação nos níveis de testosterona.

Ao induzir a produção indireta de testosterona, o Ginseng facilita o comportamento copulatório, resultando em prazer e satisfação sexual.

Como tomar Ginseng?

O Ginseng em pó deve ser diluído nas refeições ou no suco de frutas. As doses variam de 5 a 10 gramas/dia ou 1 colher de sopa.

Contudo, o Ginseng em cápsulas é mais concentrado e geralmente vem em cápsulas de 500 mg.

Caso esta seja a sua escolha, consuma de 3 a 4 cápsulas de 500 mg de Ginseng por dia, num período de 4 a 12 semanas.

A versão em chá também é possível, desde que não ultrapasse a quantidade máxima de 4 xícaras por dia.

O melhor horário para tomar Ginseng em pó ou em cápsulas é durante as principais refeições.

10° Tribulus terrestris

tribulus terrestris homens e mulheres estimulante sexual

O Tribulus terrestris é uma erva frequentemente usada para melhorar a libido masculina.

Sua composição inclui saponinas e esteróides, como a protodioscina, que tem a capacidade de aumentar e melhorar a produção de espermatozóides.

Nesse sentido, a função androgênica do Tribulus permite a regulação hormonal, aumentando o desejo sexual e mantendo a ereção na hora da atividade sexual.

Contudo, os benefícios do Tribulus terrestris na líbido masculina só acontecem se a causa for deficiência de testosterona.

Se o motivo da perda da libido for ansiedade, causas psicológicas ou doenças como o diabetes, a suplementação não é a melhor escolha.

Como tomar Tribulus terrestris?

O Tribulus terrestris em cápsula deve ser tomado 1 vez ao dia por até 3 meses seguidos. As dosagens indicadas para melhora da líbido variam de 250 mg a no máximo 1500 mg/dia.

No entanto, a versão em pó deve ser ingerida junto de alguma refeição, no suco de frutas ou em shakes e vitaminas.

Neste caso, use de 3 a 5 gramas de Tribulus em pó ao dia. É importante saber que homens que apresentam problemas na próstata não devem fazer uso da substância.

Portanto, só tome o suplemento com a supervisão de um profissional da saúde, respeitando as dosagens prescritas.

Fatores que influenciam no aumento da libido masculina

Fatores que influenciam no aumento da libido masculina

A libido masculina, muitas vezes chamada de desejo sexual, é um aspecto fundamental da saúde e bem-estar de qualquer homem.

Embora seja normal que o desejo sexual varie ao longo da vida, existem fatores que podem ajudar a aumentá-lo de forma natural e saudável:

Alimentação

A dieta desempenha um papel importante na libido masculina. Alimentos ricos em substâncias inflamatórias, por exemplo, diminuem a produção de testosterona, o hormônio sexual masculino.

Por outro lado, alimentos ricos em antioxidantes, como as frutas e os vegetais coloridos, ajudam a melhorar a circulação sanguínea e melhoram as funções do sistema reprodutor.

Atividade Física Regular

A prática regular de exercícios físicos não apenas mantém o corpo em forma, mas também estimula a produção de endorfinas, que são neurotransmissores ligados ao prazer e ao desejo sexual.

Controle do Estresse

O estresse crônico pode diminuir a libido masculina. Logo, praticar técnicas de redução do estresse, como meditação ou ioga, pode ajudar a manter níveis adequados de desejo sexual.

Saúde do Sono

A qualidade do sono desempenha um papel relevante na libido. A privação de sono não somente reduz a produção de testosterona como eleva a fadiga, afetando negativamente a saúde sexual.

Relacionamento Saudável

Um relacionamento afetivo saudável é fundamental para a libido masculina. A comunicação aberta e a intimidade emocional podem melhorar significativamente o desejo por sexo.

Evitar o excesso de Álcool e Tabaco

O consumo excessivo de álcool e o tabagismo causam consequências negativas na função erétil e na libido. Por isso, reduzir ou eliminar esses hábitos pode melhorar significativamente a produção de hormônios sexuais.

O que pode levar a queda no desejo sexual masculino?

O que pode levar a queda no desejo sexual masculino

A queda no desejo sexual masculino, também conhecida como diminuição da libido, é uma preocupação comum que pode afetar homens em diferentes fases da vida.

Várias causas subjacentes podem contribuir para esse problema, dentre as principais:

Alterações Hormonais

Desequilíbrios hormonais, como a redução dos níveis de testosterona associada ao envelhecimento, reduzem o desejo sexual.

Além disso, condições médicas como hipogonadismo podem afetar negativamente os níveis hormonais.

Estresse e Ansiedade

Altos níveis de estresse e ansiedade podem inibir a libido masculina. Preocupações no trabalho, problemas financeiros ou estresse emocional reduzem a capacidade do homem em sentir-se sexualmente excitado.

Depressão e Outros Distúrbios de Saúde Mental

A depressão e outros distúrbios de saúde mental diminuem consideravelmente a libido masculina. Os sintomas depressivos, como falta de interesse em atividades antes prazerosas, também se estendem à esfera sexual.

Uso de Medicamentos

Alguns medicamentos, como os antidepressivos e certos medicamentos para pressão arterial, produzem efeitos colaterais que reduzem a libido.

Condições Médicas Subjacentes

Doenças crônicas como diabetes, doenças cardiovasculares e obesidade podem estar associadas a problemas de saúde sexual, incluindo a falta de libido.

Envelhecimento Natural

É importante notar que o envelhecimento é um fator natural que pode levar a uma queda gradual na libido, à medida que os homens envelhecem.

Os suplementos apresentados neste artigo são bons aliados para a saúde sexual do homem, mas é fato que os hábitos de vida exercem grande influência.

Portanto, prefira levar uma vida saudável e procure ajuda sempre que um problema pessoal, físico ou emocional estiver influenciando no seu relacionamento e sobretudo na atividade sexual.

Nutricionista Especialista em Nutrição Clínica, Metabolismo, Terapia e Prática Nutricional. CRN9 22289-MG. Atende em consultório particular na cidade de São Lourenço, MG e no Brasil de forma online. Colunista em blogs e sites especializados na área de alimentação, saúde e nutrição.

Deixe um comentário