Em dúvida se pode tomar ou não o suplemento de ômega 3? Nutricionista tira dúvidas e fala sobre as indicações e contraindicações.

Omega 3 Grande Atleta Suplementos

O ômega-3 é um dos suplementos mais consumidos atualmente no mundo todo e seus benefícios já foram todos comprovados pela ciência.

Sendo assim, é uma gordura benéfica que proporciona mais proteção e prevenção de várias doenças, principalmente aquelas que costumam aparecer após os 40 anos, tanto para homens quanto para mulheres.

Porém, seus benefícios só são notados e perceptíveis após a rotina diária de suplementação, na quantidade indicada para cada grupo.

Por isso, chegou a hora de você saber quem pode tomar ômega-3 e quais são os grupos que não devem utilizar este suplemento.

Conheça também o ômega 3 da Grande Atleta Suplementos, com selo de qualidade de pureza e livre de metais pesados.

Quais as fontes de ômega-3?

Existem várias formas de consumir ômega-3, seja através da suplementação ou por meio de alimentos enriquecidos como óleo de peixe ou óleo de linhaça, além de sardinha, atum ou peixes de águas profundas.

No entanto, a forma mais prática tem sido a suplementação, já que as cápsulas nos fornecem a quantidade exata para nossas necessidades diárias.

Nesse sentido, cada cápsula de ômega-3 é composta pelos seus principais ácidos graxos, mais conhecidos como EPA e DHA.

Principais indicações

O ômega-3 é indicado para todas aquelas pessoas que se preocupam com a saúde mental e cerebral, além daquelas que querem prevenir problemas cardíacos e obter outros benefícios como:

  • Tratar depressão e ansiedade;
  • Manter a saúde do sistema nervoso intacta;
  • Impedir desordens na retina de bebês, por meio da suplementação da mãe;
  • Evitar complicações no parto;
  • Estimular o processo de aprendizagem e memória em crianças e adolescentes;
  • Cuidar da visão na fase adulta;
  • Fortalecer o organismo em caso de câncer, em conjunto do tratamento convencional;
  • Prevenir a desnutrição;
  • Diminuir os níveis de colesterol;
  • Fortalecer o coração.
Omega 3 Grande Atleta Suplementos

Contraindicações do ômega-3: Quem não pode tomar

O ômega-3 é uma gordura que deve estar presente na alimentação diária, no entanto alguns grupos não devem usá-lo periodicamente como:

1. Pessoas com problemas de coagulação sanguínea;

Omega 3 Grande Atleta Suplementos

2. Hemofílicos;

3. Quem possui prótese cardíaca.

Nestes casos, a suplementação deve vir acompanhada da orientação do nutricionista ou médico responsável.

Por sua vez, a qualidade do ômega-3 também interfere na velocidade de absorção e principalmente nos seus efeitos no organismo.

Por isso, devemos priorizar marcas reconhecidas nacionalmente e internacionalmente, com selos de segurança de qualidade na embalagem.

Como escolher o melhor ômega-3

1- Prefira embalagens escuras

As embalagens escuras não permitem que a oxidação ocorra por meio da luz solar ou ambiente, por isso, prefira sempre as embalagens escuras e evite embalagens neutras ou de cor clara.

2- Observe a proporção de EPA e DHA

A soma da proporção de EPA e DHA deve ser superior a 750 mg, que indica níveis satisfatórios e impede que este suplemento seja considerado de má qualidade.

3- Procure marcas que são isentas de metais pesados

Infelizmente nem todos os peixes dos quais são extraídos o ômega-3 são saudáveis, muitos podem conter metais pesados como chumbo e mercúrio no organismo.

Então, a melhor alternativa é priorizar e só adquirir os suplementos que contenham a informação “livre de metais pesados” na embalagem.

4- Deve ser enriquecido com vitamina E

Os melhores suplementos de ômega-3 são enriquecidos com vitamina E, pois esta vitamina prolonga a vida útil das cápsulas e impede a oxidação.

Além disso, a vitamina E é considerada uma vitamina antioxidante, ou seja, ela inibe a oxidação das células do corpo, as deixando mais fortes e sadias mesmo com o avançar da idade.

Hipertensos podem tomar ômega-3?

Sim, os hipertensos podem tomar ômega-3 sem riscos para a saúde, a única exceção é se o hipertenso possuir alguma condição listada nas contraindicações que você leu agora pouco.

Por sua vez, o ômega-3 está entre os suplementos que demonstraram uma discreta redução da pressão alta, em alguns estudos sobre o assunto.

Diabéticos podem tomar ômega-3?

Sim, os diabéticos são um grupo que podem se beneficiar dos efeitos positivos do ômega-3, inclusive para controlar os triglicerídeos, que são produtos finais do metabolismo do carboidrato.

Assim como os hipertensos, a única contraindicação de uso em diabéticos é se eles apresentarem alguma condição relacionada a lista de contraindicações.

Por fim, diversos estudos evidenciam que a suplementação de ômega-3 é satisfatória para prevenir pré-diabetes e Síndrome Metabólica.

Quem tem gordura no fígado pode tomar o ômega-3?

Sim, as pessoas que apresentam esteatose hepática podem tomar o ômega-3 sem riscos e a suplementação diária deve ser utilizada como parte do tratamento para gordura no fígado.

Sendo assim, os casos de esteatose hepática não alcoólica e que apresentam hipertrigliceridemia são mais um grupo para o qual o ômega-3 é indicado.

Quem tem colesterol alto pode tomar ômega-3?

Quem sofre de colesterol alto deve tomar ômega-3 de forma frequente para auxiliar na diminuição dos níveis de LDL (colesterol ruim) e aumentar os níveis de HDL ( colesterol bom).

Contudo, se você já teve infarto ou passou por alguma cirurgia em decorrência de aterosclerose ou acidente vascular cerebral, deve tomar ômega-3 com a supervisão de um médico ou nutricionista.

Nutricionista Especialista em Nutrição Clínica, Metabolismo, Terapia e Prática Nutricional. CRN9 22289-MG. Atende em consultório particular na cidade de São Lourenço, MG e no Brasil de forma online. Colunista em blogs e sites especializados na área de alimentação, saúde e nutrição.

Deixe um comentário