Escreva para pesquisar...

Dicas para Emagrecer

Burpee: Como fazer e ter Resultados – Ficha montada!

O exercício burpee é muito utilizado em treinos que visam a melhora do condicionamento físico e aumento do gasto calórico, como no caso do treino HIIT para queimar gordura e emagrecer. Veja agora um guia completo desse exercício.

Com a prática e popularização do crossfit principalmente, alguns exercícios se tornaram mais conhecidos ao ponto de despertarem a curiosidade, tanto de quem os pratica, quanto daqueles que estão pensando em efetuar esta modalidade.

O burpee é um destes exercícios e exige bastante da coordenação, assim como do condicionamento físico de quem o realiza, a depender da série e vem sendo muito utilizado nas academias, tanto como nas Box de crossfit.

Portanto, este artigo busca enumerar os principais benefícios ao realizar este exercício, assim como sua execução e os cuidados necessários ao efetuá-lo.

Benefícios

O burpee proporciona diversos benefícios a quem o pratica e entre eles se encontram:

1. Melhora da coordenação motora

Efetuar burpees com boa técnica e em uma velocidade mais alta trabalhará o desenvolvimento do repertorio motor.

Ao praticar os burpees ocorre a melhora nos movimentos necessários para realizar o exercício, o que leva ao aprimoramento da coordenação motora.

2. Auxilia no processo de emagrecimento

 Efetuar burpees em alta intensidade eleva o gasto calórico e a freqüência cardíaca durante o treino, o que eleva o metabolismo, facilitando assim a oxidação da gordura e auxiliando na promoção do emagrecimento.

3. Melhora do condicionamento cardiorrespiratório

O exercício exige um bom condicionamento cardiorrespiratório, como já foi dito e executá-lo progredindo aos poucos sua intensidade melhora a capacidade cardíaca e respiratória de quem o pratica.

4. Resistencia muscular

O burpee também trabalha a resistência muscular, pois muitas vezes este exercício é efetuado com um número de repetições mais alto ou por uma duração maior de tempo.

Execução do Burpee

Para poder aproveitar de maneira mais eficaz os benefícios que o burpee pode proporcionar é necessário executar o exercício de maneira correta.

Para auxiliar na melhor compreensão de como efetuar o burpee, será mostrado um passo a passo da execução deste exercício.

1. Começar o exercício de pé, com a coluna ereta.

2. Agachar e depois deitar, apoiando as mãos no solo.

3. Efetuar uma flexão de braços.

eBook Grátis 7 Suplementos que Funcionam

4. Voltar a posição de agachamento

5.  De maneira explosiva, efetuar um salto.

6. Repetir o movimento pelo tempo ou número de repetições previstas.

Leia também:

Cuidados

Apesar dos benefícios que o burpee pode trazer é necessário ter cautela ao efetuá-lo, para tornar assim a pratica do exercício mais segura para todos os seus praticantes.

Dessa forma alguns cuidados que devem ser tomados ao realizar o burpee são:

  • Começar devagar e progredir aos poucos

Antes de começar a realizar os burpees com um movimento mais rápido, tornando a intensidade do treino muito maior é preciso conhecer bem a técnica do exercício.

Dessa forma, aumentar de maneira gradual o nível de dificuldade é fundamental para tornar o treino mais seguro e evitar realizar o exercício de maneira incorreta, o que pode levar a lesões que comprometam a integridade física do praticante.

  • Cuidado ao apoiar as mãos no solo

 No momento de passar da posição de agachamento a posição de flexão de braços é necessário ter cuidado para não comprometer a articulação do punho.

O impacto se for muito forte pode levar a dores e desconfortos na região, além de também aumentar o risco de lesão na área.

O burpee pode ser efetuado por todos, desde que sejam respeitados os limites de cada um, porém em alguns casos como o de cardiopatas, hipertensos e pessoas com lesões articulares no joelho e punho, por exemplo,  estes devem consultar um médico antes de iniciar os exercícios.

Treino utilizando o burpee

O burpee é um exercício que pode ser inserido no treinamento e a depender do contexto pode ser uma ferramenta útil na melhora do condicionamento físico, assim como no processo de emagrecimento.

Sendo assim, um exemplo de como este exercício pode ser efetuado é utilizando-o num protocolo Tabata, por exemplo com outros exercícios , como mostrado na tabela abaixo.

Exercício

Séries

Repetições ou tempo

Intervalo

Burpee

1

20 segundos

10 segundos

Polichinelos

1

20 segundos

10 segundos

Mountain climber

1

20 segundos

10 segundos

Afundo

1

20 segundos

10 segundos

Prancha ventral

1

20 segundos

10 segundos

Pular corda

1

20 segundos

10 segundos

Abdominal infra

1

20 segundos

10 segundos

Flexão de braços

1

20 segundos

10 segundos

Vale lembrar que este é apenas um exemplo de como utilizar o burpee dentro de uma rotina de treinamento e que este deve ser prescrito respeitando as limitações e objetivos de cada pessoa.

Concluindo

O burpee é um exercício que tem se tornado bastante popular e traz muitos benefícios a quem o pratica.

Este pode ser utilizado por diferentes tipos de público nas academias, desde que estes não possuam alguma contraindicação.

Todavia é importante lembrar que este deve ser inserido nos treino no contexto adequado, levando em consideração as limitações de cada pessoa.

Sendo assim, antes de iniciar a prática de exercícios físicos é importante consultar um profissional de Educação Física, para obter a prescrição e orientação adequada, garantindo assim um treino eficiente e seguro.

Bons treinos!

Victor Hugo R. F. de Oliveira

Profissional de Educação Física formado em licenciatura pela UNIME e Bacharel pela FSBA. CREF: 010586-G/BA

  • 1

Você pode gostar também

1 Comentários

  1. Josy 28 de julho de 2020

    Ótima matéria, muito bem explicado.O burpee é realmente um dos melhores exercícios para queimar calorias

    Responder

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *