Escreva para pesquisar...

Dicas para Emagrecer

Como emagrecer rápido? Veja essas 23 dicas de dieta e exercícios

Você não precisa de remédios para emagrecer rápido e comprometer sua saúde. Você precisa de dicas certas de dieta e treinos. Veja elas agora! Alguns exercícios são fáceis e podem ser feitos em casa.

Nos dias de hoje com a constante propaganda dos benefícios ocasionados pela atividade física, muitas pessoas têm procurado se tornar mais ativas fisicamente.

A obesidade é um dos fatores de risco para doenças coronarianas, hipertensão, diabetes e outros distúrbios metabólicos.

Nas academias, a busca por uma qualidade de vida melhor e também por motivos estéticos, faz com que muitas pessoas procurem um acompanhamento profissional.

Seja para ficar definido ou para manter-se saudável, muitos indivíduos tem como objetivo principal o emagrecimento ao procurar as academias.

Mas afinal o que é emagrecimento? Como é possível conseguir isso? Neste artigo, responderemos estas perguntas, assim como daremos algumas dicas de dieta e treino para alcançar este objetivo.

Emagrecimento x perda de peso

Apesar de simples, este conceito muitas vezes é confundido pela população ao não conseguir entender a diferença de emagrecimento e perda peso.

  • Emagrecimento

O emagrecimento refere-se a diminuição da massa gorda (gordura), que pode ser tornar sustentável se um bom treino e dietas forem realizadas de forma correta.

  • Perda de Peso

A perda de peso refere-se apenas a diminuição do peso corporal sem diferenciar se ocorreu a perda em massa muscular, água ou gordura, e é o que, infelizmente, as pessoas procuram indiscriminadamente.

Ao ter uma perda de peso muito rápida, a maioria desta massa perdida é em massa muscular e água, o que muitas vezes não é saudável e é improdutivo para quem busca aquele corpo forte e definido.

Dicas de dieta para emagrecer rápido

dieta e exercícios para emagrecer Uma alimentação adequada é essencial para ter um emagrecimento rápido, saudável e evitar mais tarde o ganho novamente da gordura corporal que foi reduzida.

A quantidade dos alimentos, assim como a boa distribuição dos macro nutrientes (carboidratos, proteínas e gordura), torna muito mais fácil a diminuição do percentual de gordura.

 Para auxiliar neste objetivo, citamos abaixo algumas dicas de como emagrecer rápido de forma saudável e de maneira que seja mais fácil manter a perda de gordura.

1 – É necessário que a dieta seja adequada para um déficit calórico

Para poder reduzir o percentual de gordura, o organismo precisa utilizar este macro nutriente como forma de energia.

O corpo precisa gastar mais calorias do que consome para assim poder usar as reservas de energia (gordura) e dessa forma ocorrer a lipólise (queima de gordura).

2 – Consuma uma boa quantidade de proteínas

Este nutriente está presente nas fibras musculares após o treino, além de atuar como enzimas no sistema imunológico.

Alimentos ricos neste macro nutriente além de auxiliar no ganho e manutenção da massa muscular, também ajuda a manter a saciedade e dessa forma não é preciso comer demasiadamente.

3 – Consuma carboidratos de maneira inteligente

Dê preferência aos carboidratos complexos por manter maiores níveis de saciedade e por ocasionar menores picos de insulina.

4 – Hidrate-se bem

A água é o principal componente do nosso organismo e presente em diversas reações que ocorrem no corpo.

Estar desidratado, além de impactar negativamente no rendimento do treino, aumenta a vontade de comer de forma descontrolada, podendo levar a perder a dieta.

5 – Evite as dietas “milagrosas” e consulte um nutricionista

eBook Grátis 7 Suplementos que Funcionam

“Dieta da lua”, “dieta da maçã” e outras dietas que prometem o corpo dos sonhos em pouco tempo devem ser evitadas, pois podem não ser saudáveis.

Consulte um nutricionista para ele te passar um cardápio para emagrecer rapidamente, respeitando suas necessidades e objetivos, pois ele é o profissional CAPACITADO para esta tarefa. Com a saúde não se brinca.

6 – Pular refeições não ajuda a emagrecer de forma rápida

Não pule as refeições, nem as principais e nem as intermediarias, como o lanche da tarde e ceia.

Tem gente que acha que deixar de jantar pode ajudar a emagrecer mais rápido, mas isso é um erro enorme. Você não tem que comer menos, você tem que comer melhor, isso significa se alimentar com qualidade e bem distribuído ao longo do dia.

7 – Evite beliscar besteiras, organize suas refeições

Bateu a fome e está na rua? A  dica é sempre carregar um lanche natural, para evitar que você belisque e coma qualquer porcaria na rua.

Pessoas que tiveram sucesso na hora de emagrecer, tinha suas refeições montadas para todos os períodos do dia.

E quando saim de casa, na rua ou no trabalho, já tinham seu lanches e refeições em mãos para poder comer no horário certo. A dica então é, já deixe tudo organizado e programado para não ter surpresa e acabar comprometendo sua dieta.

8 – Mude os seus hábitos alimentares

Evitar ao máximo alimentos ricos em açúcar e fast-food, pois além de não serem muito nutritivos contribuem para o acúmulo de gordura e podem ser prejudiciais a saúde.

Dicas de treino de musculação para emagrecer rapidamente

Além de uma boa alimentação, a atividade física também pode contribuir para o emagrecimento; com um treino planejado e bem prescrito os resultados podem ser ainda melhores.

Dessa forma, listaremos algumas dicas para auxiliar na diminuição do percentual de gordura e com o objetivo de manter uma boa qualidade de vida.

9 – Treine para ganhar ou manter a força

Durante o processo de emagrecimento o corpo encontra-se trabalhando com um déficit calórico e treinar de maneira intensa auxilia a manter a massa muscular.

10 – Modere no volume do treino

Por estar consumindo uma quantidade de calorias um pouco menor que o gasto calórico, um treino muito volumoso pode aumentar muito o catabolismo.

O treino tem como objetivo estimular os músculos a hipertrofiar, porém em um déficit calórico as chances de catabolizar aumentam muito e treinos intermináveis podem levar a perda de massa muscular.

11 – Mantenha os exercícios compostos como base do treino

O exercícios uniarticulares tem também sua importância e podem ser adicionados ao treino, porém os multiarticulares devem ter prioridade.

Agachamento, levantamento terra, desenvolvimento, barra fixa e outros exercícios compostos devem ser prioridade ao montar qualquer programa de treinamento por recrutar mais grupos musculares.

12 – Treine com mais frequência

Realize as sessões dos treinos de força com mais frequência para maior estímulo muscular, já que o volume deverá ser mais reduzido.

Tente treinar musculação em um turno e aeróbicos no outro. Separar o treino com pesos do aeróbico das atividades cardiovasculares pode ser uma boa estratégia para aproveitar melhor seus benefícios.

13 – Realize o treino de musculação primeiro

Algumas pessoas podem não ter tempo para separar em turnos a musculação, neste caso treine pesado na musculação e depois realize os aeróbicos.

Dicas de treino aeróbico para emagrecer mais fácil

O treinamento cardiovascular também tem sua importância no processo de emagrecimento, assim como para a saúde e condicionamento físico dos praticantes desta modalidade.

Muitos praticantes de musculação encaram os aeróbicos com desconfiança e acreditam que este tipo de treino pode atrapalhar seus resultados e fazê-los perder massa muscular ao realizá-lo.

Dessa forma, para elucidar melhor as dúvidas em relação aos treinos aeróbicos como ferramenta para auxiliar o emagrecimento, listamos algumas dicas para utilizar esta modalidade aliada aos seus treinos.

14 – Comece devagar e vá progredindo

Muitas vezes na pressa para emagrecer, muitas pessoas realizam o aeróbico de maneira extenuante, e dessa forma, dificultam o processo de recuperação entre os treinos.

Respeite seus limites e assim facilite seu processo de queima de gordura, evitando o overtraining.

15 – Realizar o treino aeróbico moderado

Hoje com o aumento da procura pelo HIIT, muitas pessoas tem esquecido dos benefícios do treino cardiovascular de baixa a moderada intensidade.

Por ter uma recuperação melhor, o aeróbico com uma intensidade menor também é uma boa opção para o emagrecimento.

16 – Faça o aeróbico fora da academia também

Uma caminhada de trinta minutos pela beira da praia pode ser muito prazerosa e também auxilia a quebrar a monotonia de realizar o treino todo dia na academia.

HIIT- Treinamento Intervalado de Alta Intensidade

O treinamento intervalado de alta intensidade também é uma excelente opção para auxiliar no emagrecimento quando bem realizado e planejado, dessa forma listamos algumas dicas de como realizar melhor este treino.

17 – Realize um aquecimento antes de começar o treino

Sendo na bicicleta ou esteira antes de começar o treino HIIT, comece com cinco a dez minutos com intensidade menor como aquecimento.

Ao terminar o treino, faça um aeróbico de baixa intensidade. Assim que terminar o treino intervalado, realize uma caminhada de baixa intensidade para baixar a frequência cardíaca e melhorar a recuperação.

18 – Experimente o método Tabata

Desenvolvido pelo japonês Izumi Tabata, este treino é de uma intensidade muito alta e requer pouco tempo para ser realizado.

O método consiste em realizar o exercício com intensidade máxima por vinte segundos seguido de dez segundos para recuperação e são realizadas oito séries.

19 – Respeite seus limites

O HIIT é uma boa ferramenta para emagrecer rápido de forma saudável, porém muitas pessoas terminam em não dar o descanso necessário, diminuindo o rendimento e aumentando o risco de lesões.

Preparamos um artigo completo sobre o HIIT aqui, para você ver as principais dicas e como fazer corretamente e começar a ter resultados hoje mesmo.

Circuitos

Outra maneira de realizar o treinamento aeróbico é por meio de circuitos, os quais podem ser realizados por meio de movimentos calistenicos, como também com o uso de equipamentos como halteres.

20 – Utilize exercícios que trabalhem muitos grupos musculares

Agachamentos com salto, flexões de braço, pular corda são exemplos de exercícios que podem ser usados.

O treino em circuitos tem como objetivo aumentar o gasto calórico e o metabolismo e portanto exercícios multiarticulares são excelentes para recrutar muitos grupamentos musculares.

21 – Utilize baixos intervalos entre as séries

O objetivo dos circuitos é aumentar o metabolismo e portanto o tempo de intervalo deve ser mais baixo.

Mesmo assim, não inicie a próxima série se ainda estiver sem folego por ter realizado o primeiro circuito, trabalhe aos poucos seu condicionamento.

22 – Concilie o seu treino em circuito com seu treino de força

Cada um tem um o seu papel no processo de emagrecimento, portanto dê a devida importância a cada um.

23 – Realize os circuitos em horários diferentes do treino

Para facilitar a recuperação o ideal seria poder realizar o treinamento de musculação e os circuitos em turnos alternados.

Com a rotina dos dias de hoje pode não ser possível para muitas pessoas realizar o treinos em dois turnos, neste caso, realize os circuitos após o treino de força.

Concluindo

Emagrecer rápido requer foco, determinação e paciência, portanto não tenha pressa, e fuja de promessas milagrosas.

Para alcançar o seu objetivo de diminuir o percentual de gordura, seja por saúde ou por estética, nada substitui um treino e alimentação adequados.

Procure um nutricionista para poder montar uma dieta adequada às suas necessidades e um profissional de Educação física para programar a sua rotina de treinos e orientar na execução.

BONS TREINOS!

Equipe Grande Atleta

Nossa equipe está muito bem representada por grandes profissionais ligados a musculação e esportes de alto rendimento. Contamos com Educadores físicos, Nutricionistas Esportivos, Fisioterapeutas e Médicos.

  • 1

Você pode gostar também

1 Comentários

  1. Aline 28 de junho de 2020

    Adorei todas as dicas, vou tentar colocar em prática. Obrigada por compartilhar!

    Responder

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *