fbpx

Escreva para pesquisar...

Treino de Trapézio

7 Dicas de como construir trapézios grandes e imponentes

Veja como ter grandes resultados no seu treino de trapézio com dicas de treinamento e e ainda exercícios efetivos com exemplo em vídeo!

dicas construir trapézio maiores exercícioNo universo da musculação o objetivo da maioria de seus praticantes é construir um físico volumoso e definido com músculos bem desenvolvidos de maneira a serem percebidos com facilidade.

Peitorais avantajados, braços grandes e fortes, costas largas e pernas volumosas são músculos que logo chamam a atenção por onde passam e mostram o quanto a pessoa leva a sério seus treinos.

Porém há um grupo muscular que quando bem desenvolvido mostra o grande esforço e dedicação foram necessários para hipertrofia-lo, além de claramente mostrar que você um praticante de musculação, estamos falando do trapézio.

O trapézio é grupo muscular que é dividido em três regiões, superior, média e inferior e não somente a área próxima do pescoço que todos estão acostumados.

Treinar trapézio não é somente uma prática com o objetivo estética mas também de saúde, com o objetivo de evitar lesões, promovendo o equilíbrio muscular na região.

Dessa forma listaremos algumas dicas para poder treinar de maneira mais efetiva focando na hipertrofia e fortalecimento deste grupo muscular.

7 Dicas para construir um trapézio grande e volumoso

1. Periodize o treinamento

É comum as pessoas preferirem sempre utilizar os mesmo exercícios, número de repetições e séries durante o treinamento, dessa forma o estímulo muscular não varia e os resultados não aparecem.

Utilize diferentes faixas de repetições, métodos ou técnicas, variando a intensidade e volume do treinamento para poder haver estímulo muscular suficiente para a hipertrofia.

2. Aumento o tempo sob tensão no músculo

Para poder estimular o crescimento muscular o tempo sob tensão no músculo é um dos fatores que devem ser levados em conta ao realizar a rotina de treino para trapézios.

Os principais exercícios para isolar os músculos do trapézio não possuem uma grande amplitude de movimento e uma maneira de criar uma sobrecarga capaz de estimular a hipertrofia e aumentar o tempo que o músculo fica tensionado.

Utilize isometrias no pico de cada contração com a finalidade de intensificar ainda mais o trabalho sobre os trapézios e sempre realize as repetições de maneira cadenciada.

3. Adicione o levantamento terra a sua rotina

É comum ouvir no meio dos powerlifters que sem o levantamento terra não existem trapézios grandes e fortes.

Por ser um exercício onde são utilizadas grandes cargas, durante a execução o trapézio fica sob grande tensão para estabilizar a coluna, o que é um dos fatores que estimulam a hipertrofia muscular.

Adicione este exercício que além de construir grandes trapézios, tem grande potencial de liberar hormônios anabólicos como testosterona e GH são muito importantes no crescimento muscular.

4. Trabalhe as três diferentes regiões do trapézio

Muitas pessoas somente treinam a região superior do trapézio, pois acham que apenas realizando o encolhimento estarão treinando o músculo de maneira efetiva.

A região superior do trapézio tem como função elevar as escapulas, a média retraí-las ou aduzi-las e a inferior tem função de deprimir a escapula.

Apesar do músculo do trapézio ser recrutado em exercícios como levantamento terra e desenvolvimento, utilizar exercícios para isolar cada uma das regiões do músculo é muito válido.

Além da parte estética, por promover a simetria, também é importante promover o equilíbrio muscular, que no futuro evitará dores e possíveis lesões.

5. Utilize exercícios de levantamento olímpico

Recrutar as fibras de contração rápida por meio de levantamentos olímpicos, utilizando movimentos explosivos também podem ser uma alternativa para dar um novo estímulo aos trapézios.

É recomendável utilizar uma faixa mais baixa de repetições por se tratar de movimento explosivo, sendo que após um tempo a velocidade das repetições diminui mudando o foco do exercício.

6. Adicione o farmer´s walk nos seus treinos

Este exercício não é muito conhecido nas academias, porém é um grande exercício, onde os trapézios são mantidos por um bom tempo sob tensão e utilizando cargas altas.

Mesmo sendo um exercício onde a contração é isométrica, o estresse no músculo do trapézio é muito grande e capaz de gerar o aumento de massa muscular e força também.

Veja como executar esse exercício para trapézio abaixo:

7. Priorize a técnica e tenha cuidado ao aumentar a carga

Muitos praticantes cometem o erro de encher as barras de anilhas e terminam por realizar repetições lastimáveis e que pouco produzirão algum efeito nos músculos do trapézio.

Foque na contração e alongamento muscular de maneira a cada repetição conseguir estimular o máximo o músculo para poder tornar o treino mais produtivo e seguro.

Concluindo

Para um físico mais simétrico e funcional é preciso ter um bom planejamento de treino, assim como dar a devida atenção a todos os grupos musculares.

O trapézio é um músculo muito desejado por todos os praticantes de musculação, pois demonstra visivelmente o quão pesado e treina, além de só conseguir hipertrofiá-lo com muito trabalho duro.

Leia Também:
7 Melhores Exercícios para Panturrilha

Conhecer bem a anatomia e funções deste músculo são essenciais para poder treiná-lo de maneira eficiente.

Antes de incluir ou mudar qualquer exercício na sua rotina de treinamento, consulte um profissional de Educação Física capacitado para prescrever e orientar seu treino.

Dedicação e disciplina são necessárias para poder alcançar seu objetivos na musculação.

Treine duro e com inteligência para manter seu treino produtivo e seguro.

Equipe Grande Atleta

Nossa equipe está muito bem representada por grandes profissionais ligados a musculação e esportes de alto rendimento. Contamos com Educadores físicos, Nutricionistas Esportivos, Fisioterapeutas e Médicos.

  • 1

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *