fbpx

Escreva para pesquisar...

Suplementos para Emagrecer

Garcinia Cambogia: Funciona? Para que serve? Veja como tomar e depoimentos

Veja agora se Garcinia Cambogia emagrece mesmo. Analisamos estudos atuais e mostraremos seus reais benefícios, bula, dosagem correta e onde comprar.

garcinia cambogiaNão faz sentido passar horas treinando na academia se você não muda a sua dieta alimentar. Afinal de contas, o tecido adiposo (acúmulo de gordura) se localiza entre os músculos e prejudica a forma física desejada.

Você conseguirá a definição muscular apenas se perder esse tipo de gordura.

Contudo, é realmente difícil controlar aquele impulso de devorar as comidas deliciosas, principalmente porque se você começa a comer uma acaba comendo dez!

Por tudo isso é que você tem que conhecer a Garcinia cambogia!

O que é Garcinia Cambogia?

A Garcinia Cambogia é uma fruta verde-amarelada de porte pequeno, parecida com uma abóbora.

Ela pode ser conhecida por outros nomes, como Garcinia gummi-gutta ou brindleberry.

Dentre 300 espécies dentro desse gênero, a Garcinia Cambogia é a mais pesquisada e utilizada exatamente por seus benefícios para o corpo.

A árvore de sua origem cresce, em sua maioria, no Sudeste Asiático, África Central e Índia.

A fruta, além de ser utilizada para fins medicinais, também é bem querida na culinária tradicional de cada local.

A Garcinia Cambogia é muito rica no ácido hidroxicítrico, uma substância da qual suas principais vantagens têm origem.

Para que serve?

A função principal da Garcinia Cambogia é inibir o apetite. Ela é capaz de fazer isso porque age nos tecidos orgânicos, enchendo-os de glicogênio (responsável pela produção de energia das células).

Dessa forma, o organismo não sente aquela necessidade de obter mais açúcares e gorduras porque já possui os níveis corretos de energia para suas funções básicas.

A fruta faz isso porque reutiliza a glicose consumida por alimentos.

O ácido hidroxicítrico (HCA) também consegue controlar a fome, além de participar no metabolismo de alimentos ingeridos, especialmente as gorduras e carboidratos.

As funções do HCA não param por aí. Ele também bloqueia a conversão de açúcar em gordura (seu acúmulo causa a gordura localizada), colaborando mais para o emagrecimento.

A Garcinia Cambogia emagrece mesmo?

Você deve ter notado todas as funções relacionadas à perda de peso e agora pode estar se perguntando se elas realmente funcionam ou se isso fica apenas na teoria.

Vamos apresentar alguns estudos e pesquisas sobre o assunto para você tirar sua dúvida:

Certas pesquisas realizadas com ratos observaram que o extrato de Garcinia Cambogia consegue mesmo auxiliar na regulação do apetite e na inibição do citrato liase (síntese de gordura).

A substância também atua no estímulo à produção de serotonina (neurotransmissor que proporciona sensação de bem-estar).

Em estudos clínicos feitos com humanos, os resultados foram conclusivos.

Os estudiosos utilizaram 135 pessoas com excesso de peso, que foram separadas em dois grupos: um consumia a Garcinia Cambogia e o outro ingeria apenas um placebo.

Ambos os grupos fizeram dietas pouco calóricas e cheias de fibras. O estudo foi realizado em um período de 12 semanas e, no fim deste, os resultados exibiram uma perda de peso no dois grupos.

No entanto, o grupo do placebo conseguiu emagrecer mais, por uma diferença pequena.

Por outro lado, um estudo feito com 89 mulheres fora do peso observou que a Garcinia Cambogia as auxiliou a emagrecer 1,3 kg a mais do que as participantes do outro grupo que ingeriram substância diferente.

Existem outras pesquisas que chegaram a uma conclusão semelhante: apesar da Garcinia Cambogia realmente emagrecer, os resultados em humanos ainda não são tão significativos para serem considerados eficientes.

Todavia, não é difícil de se ouvirem relatos positivos vindos dos próprios consumidores com relação à garcinia cambogia.

Vale lembrar que, se você consumir o suplemento e quiser obter melhores resultados, é ideal que também faça exercícios físicos, mude seus hábitos (fumar e beber em excesso, por exemplo) e adote uma dieta alimentar de baixas calorias.

Quais são seus outros benefícios?

Além de tudo o que já dissemos, a Garcinia Cambogia também pode proporcionar benefícios em outras áreas do organismo. Dê uma olhada:

1 – Aumento de energia

A substância ajuda a combater aquela sensação de cansaço e de fraqueza muscular que aparece após um treinamento muito pesado. Ela proporciona um boost energético para melhorar sua recuperação.

2 – Impulso ao metabolismo

A garcinia possui um efeito chamado de termogênico, que eleva a temperatura corporal e acelera o metabolismo.

Isso auxilia no funcionamento do organismo, assim como na redução do acúmulo de gordura e no aumento de energia.

3 – Melhora a pele

A fruta tem boas quantidades de vitamina C que é um antioxidante natural e luta contra os radicais livres que são moléculas prejudiciais às células e podem causar o envelhecimento precoce da pele.

Além disso, a vitamina C também ajuda a impulsionar a produção de colágeno, que ajuda a dar elasticidade e mantém a pele jovem.

4 – Controle aos níveis de açúcar

Graças a sua ação no metabolismo, a Garcinia Cambogia ajuda regular o açúcar e evitar que os níveis da glicose no sangue atinjam picos perigosos, o que pode gerar complicações sérias à saúde.

É bom lembrar que mesmo o suplemento desta fruta sendo benéfico aos diabéticos, o recomendado é procurar um médico antes de iniciar qualquer consumo.

Além disso, é importante não substituir os tratamentos tradicionais pela Garcinia.

5 – Diminuição do colesterol LDL

Existem dois tipos de colesterol: o HDL, que é benéfico ao nosso organismo, e o LDL, que é muito danoso ao funcionamento do corpo.

A Garcinia é capaz de ajudar no equilíbrio do colesterol, ou seja, ela possui propriedades que elevam o nível do colesterol bom (HDL) e reduzem a taxa do colesterol ruim (LDL).

Ao fazer isso, ela previne problemas sérios, como entupimento das artérias, derrame, ataque cardíaco, pressão arterial alta e aterosclerose (doença vascular crônica que pode ser fatal).

6 – Inibição do apetite

Precisamos voltar a falar deste benefício, pois ele é um dos carros-chefe da fruta. Afinal, é o motivo principal pelo qual o suplemento de Garcinia Cambogia é vendido, já que pode proporcionar perda de peso.

Ao ter a fome inibida, seu corpo começa a se acostumar a comer apenas em determinados momentos com quantidades saudáveis.

Lembre-se de que isso ocorre porque a Garcinia consegue manter os níveis corretos de glicogênio e com isso evita a necessidade impulsiva de comer besteiras.

7 – Redução do estresse

O HCA está ligado ao controle das taxas de cortisol na corrente sanguínea. Para quem não sabe, o cortisol é o chamado “hormônio do estresse”. Ele pode causar ansiedade, insônia, mal-estar e até aumento de peso.

Ao auxiliar no equilíbrio deste hormônio, a Garcinia Cambogia pode proporcionar mais saúde, qualidade de vida e melhor funcionamento dos órgãos.

8 – Auxílio aos transtornos depressivos

O HCA pode agir nos neurotransmissores e impulsionar uma maior liberação da serotonina, que é responsável pelas sensações boas, como a de prazer, alegria, satisfação e bem-estar geral. Isso melhoraria o quadro depressivo do usuário.

Vale lembrar que uma pessoa com transtornos depressivos nunca deverá substituir o tratamento profissional pelo suplemento da Garcinia Cambogia.

Use-o apenas como coadjuvante e não se esqueça de procurar um médico antes de iniciar o consumo.

Como tomar?

A dosagem mais recomendada é a de 500 mg por dia, ingeridos de uma só vez ou em duas vezes sempre antes das refeições principais.

Você pode comprar tanto os suplementos em cápsulas de forma concentrada, alguns termogênicos também possuem a garcinia em sua composição , quanto pode adquirir as folhas secas da Garcinia para fazer chá.

Lembre-se de procurar um profissional para lhe orientar sobre a dosagem ideal para as suas necessidades e características. Além disso, não espere mudanças significativas sem atividades físicas e uma dieta hipocalórica.

Quais são os efeitos colaterais?

Não existem registros de efeitos colaterais sérios relacionados ao uso da Garcinia Cambogia.

No entanto, se o seu suplemento for consumido em excesso, pode sim haver alguns problemas como: náuseas, dores no estômago e dores de cabeça.

Quais são as contraindicações?

Com relação às contraindicações, o grupo a seguir não deve ingerir a substância sem antes procurar um profissional.

  • Diabéticos;
  • Mulheres grávidas ou em fase de amamentação;
  • Pessoas com alergia à Garcinia;
  • Crianças;
  • Indivíduos que sofrem com doenças neurológicas cognitivas, como Alzheimer.

Relatos com os resultados

Já tomou a garcinia cambogia através de suplementos concentrados ou de termogênicos que tenha a substância em sua composição?

Conte para todos como foi sua experiência e quais resultados teve. Consegui emagrecer? Teve efeitos colaterais? Deixe seu depoimento logo abaixo nos comentários e ajude os próximos leitores.

Se esse artigo foi útil para você, ajude a divulgá-lo compartilhando com seus amigos nas redes sociais.

Referências:
Updates on Antiobesity Effect of Garcinia Origin (−)-HCA


Veja também nossos artigos mais acessados:

Whey Protein – Você precisa ler isso!

BCAA – Para que serve e benefícios

Creatina – Qual a melhor? Veja lista

Termogênico – Saiba tudo!

Tribulus Terrestris – Veja 10 Benefícios [REVELADOS]

L Carnitina Emagrece? Funciona mesmo? [ATUALIZADO]

Melatonina – O que é, para que serve [ATUALIZADO]

ZMA – O que é e para que serve [TUDO REVELADO]

Glutamina – O que é e para que serve [Veja 11 Benefícios]

Suplementos Alimentares: O que são e para que servem

Orlistat – O que é e para que serve [ATUALIZADO]

Treino de Musculação para Hipertrofia – [21 DICAS]

Maca Peruana: O que é, Para que Serve, Benefícios e Como tomar


Equipe Grande Atleta

Nossa equipe está muito bem representada por grandes profissionais ligados a musculação e esportes de alto rendimento. Contamos com Educadores físicos, Nutricionistas Esportivos, Fisioterapeutas e Médicos.

  • 1

Você pode gostar também

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *