Escreva para pesquisar...

Fisiculturismo

Men´s Physique – O que é, categoria, características e regras

Um guia completo sobre a categoria Men´s Physique. Conheça seu significado, regras, principais atletas e dicas de treino e dieta.

Men´s Physique

Felipe Franco competindo pela categoria Men´s Physique, durante o Mr. Olympia em 2014.

O fisiculturismo é um esporte muito admirado por muitos, pois é um esporte onde são vistos rotineiramente físicos com um volume descomunal e com uma definição que não é vista normalmente no dia a dia.

Os fisiculturistas ou bodybuilders treinam de maneira exaustiva, assim como seguem suas dietas de maneira rigorosa para poder estar nos padrões exigidos pelas suas respectivas categorias.

O esporte foi dividido em diversas categorias, cada uma com suas características, exigência e maneira de avaliar o físico do competidor. Entre estas categorias está o Men´s physique.

O que é a categoria Men´s physique?

Esta categoria foi lançada em 2012 pela IFBB (sigla em inglês para Confederação Internacional de Fisiculturismo) e rapidamente tornou-se popular entre os adeptos do esporte.

O men´s physique é uma categoria destinada a competidores do sexo masculino que busquem um físico mais atlético e harmonioso e no qual a beleza física e também a presença de palco contam muito na hora dos jurados avaliarem.

A definição e volume muscular também são julgados nesta categoria, porém sem uma boa apresentação no momento do concurso é possível que mesmo com um grande físico o atleta não vença a disputa.

O importante nesta categoria é a simetria muscular, assim como cuidados com a estética (cabelos e pele), pois a categoria pode se enquadrar em concurso de modelos fitness, onde a beleza conta muito.

Características de um atleta Men´s physique

Os atletas desta categoria tem algumas características físicas que são avaliadas no palco e que o seu treino e dieta estão voltados para atender estes padrões.

  • Ombros e costas largas

O físico em “V” é muito bem visto por jurados na hora da competição pois este é um dos critérios mais avaliados no palco.

  • Cintura fina

Para ter uma proporção entre os membros superiores e inferiores é necessária geneticamente possuir uma cintura mais fina e que contribui para uma boa estética física.

  • Panturrilhas bem trabalhadas

Apesar de se apresentarem de bermuda um volume e definição nas panturrilhas também são avaliados e podem ser considerados no momento de desempatar o concurso.

  • Volume muscular não exagerado

Esta categoria como foi dito, busca por físicos mais atléticos e bonitos e portanto o nível volume muscular não pode ser muito elevado.

  • Boa definição e densidade muscular

Também muito importante ao ser avaliado está este item, porém não pode ser muito exagerado para não comprometer a estética.

  • Beleza e simpatia

Ter um rosto bonito e boa desenvoltura e confiança no palco contam muito no momento da avaliação dos jurados e pode ser a diferença entre estar entre os primeiros ou ser logo desclassificado.

  • Braços com um bom volume e definição

Tríceps e bíceps bem desenvolvidos e bem delineados também são características de quem deseja competir nesta categoria.

  • Proporção e simetria

A proporcionalidade e simetria entre os grupos musculares é um dos pontos mais valorizados pelos jurados, dessa forma os músculos devem estar desenvolvidos de forma harmônica.

Subdivisões dentro do Men´s physique

Por ter uma grande procura de pessoas querendo participar dos concursos desta categoria, foram realizadas sub divisões com a finalidade atender a um maior número de atletas.

A idade e altura são critérios para encaixar os participantes nas suas respectivas categorias. Não são todas as competições que limitam o peso, porém são necessários cuidados para se manter no padrão físico exigido.

O torneio IFBB de 2017 em Ribeirão Preto teve as modalidades de Men´s Physique divididas da seguinte maneira:

  • Categoria Junior:

Com idades até 23 anos e divididas nas sub categorias até 174 cm de altura e a outra a partir de 175 cm de altura e sem limite máximo.

  • Categoria Sênior:

Esta categoria consta com idades entre 24 e 39 anos e fica subdividido por critério de altura:

  •  Categoria com altura máxima de 170 cm
  •  Categoria com altura de 171 cm a 173 cm
  •  Categoria com altura de 174 cm a 176 cm
  •  Categoria com altura de 177 cm a 179 cm,
  •  Categoria com altura de 180 cm a 182 cm
  •  Categoria com altura a partir de 182 cm (sem limite máximo).
  • Categoria Master

Esta categoria tem faixa etária a partir de 40 anos e foi realizada sem limite máximo ou mínimo de altura.

Principais atletas nacionais e internacionais do Men’s Physique

Sadik Hadzovic e Jeremy Buendia

Sadik Hadzovic e Jeremy Buendia (direita) Fonte: Eastlabs.ru

A categoria men´s physique tem atraído uma grande quantidade de aspirantes no mundo da musculação e também de fãs devido a estética que é uma das principais características desta modalidade.

Muitos atletas tem despontado nesta categoria no cenário nacional e internacional, de forma a tornar o men´s physique mais conhecido no mundo do fisiculturismo.

  • Felipe Franco

Principal atleta brasileiro com card profissional adquirido após vencer em 2016 o Dallas Europa Games e figura constante no principal campeonato de fisiculturismo mundial, o Mr. Olympia.

  • Sadik Hadzovic

Atleta bósnio, que se destaca muito pelo seu físico bem desenvolvido e equilibrado, já tendo conseguido conquistar o segundo lugar no Mr. Olympia em 2014 e em 2015.

Recentemente migrou da categoria do Men´s Physique para o Classic Physique.

  • Jeremy Buendia

Atual campeão da categoria, este atleta se destaca pelo seu físico equilibrado e com grande definição e volume desejados nesta categoria.

Muitos o consideram com um nível acima do resto dos competidores pelo físico apresentado no último Mr. Olympia.

8 Dicas de como ter um físico no padrão men´s physique

A genética conta muito a favor para poder ter um físico atlético que é exigido nesta categoria do fisiculturismo. A densidade óssea, assim como o tamanho dos ossos, o comprimento deles são atribuídos ao genótipo.

Porém com um treino bem planejado e bem executado, assim como uma alimentação regrada é possível obter um físico que possa se encaixar nesta categoria.

Dessa forma listamos oito dicas para ter um físico que se encaixe nos padrões men´s physique.

1 – Treine de forma intensa

Parece ser uma dica óbvia, porém se quer obter resultados na musculação é necessário treinar de maneira árdua e consistente.

2 – Esteja atento a seus pontos fortes e pontos fracos

Um critério muito importante no men´s physique é a simetria e de nada adiantará ter braços bem desenvolvidos e um peitoral pouco hipertrofiado.

Um físico harmonioso constrói-se, tentando diminuir os pontos fracos do físico, enquanto vai se mantendo os músculos que tem maior facilidade de se desenvolverem.

3 – Preste atenção na dieta

De nada adiantará ter um bom volume muscular se ele estiver coberto por uma grande camada de gordura não é mesmo?

Até no off season é necessário prestar atenção a uma dieta com uma boa qualidade para evitar o acúmulo de gordura e assim prejudicar em demasia a definição.

4 – Treine as pernas também

Apesar de estarem cobertas pelas bermudas durante a competição, um atleta men´s physique deve priorizar a harmonia entre os grupos musculares.

Além disso ao não treinar membros inferiores, não são aproveitados um dos benefícios de treinar pernas que é a grande produção de hormônios anabólicos provenientes do treinamento destes músculos.

5 – Cuide de sua aparência

Cabelo, tom da pele e a estética em geral são características de quem quer ter um físico de men´s physique.

6 – Planeje bem seus aeróbicos

O treinamento cardiovascular auxilia na saúde do coração, como também no processo de diminuição do percentual de gordura.

Dessa forma adicionar o treinamento aeróbico a sua rotina de treinos deve ser bem planejado de acordo com suas necessidades e objetivos.

7 – Treine abdominais mas com cuidado

O treino da região abdominal deve ser realizado com o devido cuidado, porque uma das características do men´s physique é uma cintura fina.

Os músculos abdominais, assim como os outros hipertrofiam quando submetidos a uma sobrecarga de trabalho adequado, porém para um atleta desta categoria pode não ser interessante aumentar o volume desta região.

8 – Preste atenção sempre a seu treino de ombros e costas

O físico em “V” é uma das principais características desta categoria, portanto esteja atendo ao desenvolvimento destes grupos musculares.

Concluindo

O men´s physique é uma categoria com uma grande visibilidade atualmente e competir nesta categoria exige disciplina, dedicação e paciência como qualquer outra.

Construir um físico nestes padrões, mesmo tendo uma genética privilegiada para esta categoria, necessitará de um treino intenso e de uma dieta adequada as necessidades de cada atleta.

Porém se estiver decidido a seguir este caminho, procure um profissional de Educação Física para programar o melhor treino para seus objetivos e um nutricionista que cuide de sua dieta e acima de tudo nunca desista.

Bons treinos!


Veja também nossos artigos mais acessados:

Whey Protein – Você precisa ler isso!

BCAA – Para que serve e benefícios

Creatina – Qual a melhor? Veja lista

Termogênico – Saiba tudo!

Tribulus Terrestris – Veja 10 Benefícios [REVELADOS]

L Carnitina Emagrece? Funciona mesmo? [ATUALIZADO]

Melatonina – O que é, para que serve [ATUALIZADO]

ZMA – O que é e para que serve [TUDO REVELADO]

Glutamina – O que é e para que serve [Veja 11 Benefícios]

Suplementos Alimentares: O que são e para que servem

Orlistat – O que é e para que serve [ATUALIZADO]

Treino de Musculação para Hipertrofia – [21 DICAS]

Maca Peruana: O que é, Para que Serve, Benefícios e Como tomar


Compartilhe
Equipe Grande Atleta

Nossa equipe está muito bem representada por grandes profissionais ligados a musculação e esportes de alto rendimento. Contamos com Educadores físicos, Nutricionistas Esportivos, Fisioterapeutas e Médicos.

  • 1

Você pode gostar também

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *