Escreva para pesquisar...

Fisiculturismo

Wellness – O que é, categoria, características e regras

Um guia completo sobre a categoria Wellness. Conheça seu significado, regras, medidas, principais atletas e dicas de treino e dieta.

wellness categoriaNo mundo da musculação a busca por corpos mais fortes hipertrofiados e definidos é um objetivo muito comum a seus praticantes. Muitos em busca da estética ou qualidade de vida aderem ao treinamento resistido.

Existe também uma parcela de pessoas que buscam melhorar o físico para competir em concursos de fisiculturismo, os quais, possuem diversas categorias, cada uma com suas características.

O público feminino é muito presente nas competições e tem buscado cada vez mais pela participação nos concursos de fisiculturismo e visando atender ao grande número de mulheres que buscavam estes esporte foi criada a categoria wellness.

O que é a categoria wellness?

A IFBB Rio criou em 2005 a categoria wellness para atender a mulheres, praticantes de musculação que buscavam entrar no universo das competições, onde a busca pelo corpo bonitos com traços mais femininos fosse o principal objetivo.

Esta categoria que destaca as características da beleza natural da mulher brasileira, rapidamente fez sucesso e foi adaptada para depois ser integrada pela IFBB internacional em seus concursos.

Características da categoria wellness

Assim como em todas as categorias, há critérios e padrões que as atletas precisam se encaixar para poder concorrer na competição.

Os jurados avaliam características físicas assim como a apresentação.

Dessa forma listamos alguns dos critérios e características físicas da categoria wellness:

Ligeira desproporcionalidade entre membros inferiores e superiores

Uma característica das atletas wellness é um volume maior dos membros em relação ao dos membros superiores.

Baixo percentual de gordura mas sem exagero

Nesta categoria, as atletas possuem um percentual de gordura baixo, porém há de se ter cuidado com exageros, pois manter os traços femininos conta muitos pontos na avaliação dos jurados.

Pernas hipertrofiadas e definidas

Os membros inferiores recebem destaque nesta categoria e dessa forma quadríceps e glúteos volumosos (novamente sem exageros) são bem vistos pelos jurados.

Glúteos volumosos porém firmes

Os glúteos mais volumosos são característica das atletas wellness, porém celulite e flacidez contam muitos pontos contra no momento da avaliação.

Estética

Cabelo, unhas, pele, assim como a manutenção da beleza com os traços femininos fazem parte dos critérios que serão avaliados na competição.

Bikini e sandálias durante a apresentação

As atletas podem utilizar estes acessórios e que também serão avaliados e devem estar dentro do regulamento da competição.

Subdivisão da categoria wellness – Medidas

Nesta categoria a idade e altura são critérios no momento de realizar a subdivisão das competidoras e assim distribui-las por suas devidas subcategorias.

Segundo a IFBB as subcategorias são as seguinte:

  • Sênior até 158 centímetros de altura.
  • Sênior entre 159 cm até 163 cm de altura.
  • Sênior entre 164 cm até 168 cm de altura.
  • Sênior a partir de 169 cm de altura e sem limite máximo.
  • Master a partir de 35 anos e sem restrição de altura.

Principais atletas wellness

Assim como em todas as modalidades há aqueles atletas que se destacam por meio de seus físicos e também de conquistas nas principais competições.

Aline Machado

Atleta brasileira campeã da categoria Wellness no Mr. Olympia em 2017.

Jennifer Endringer

Atleta brasileira que ficou com a segunda colocação no Mr. Olympia em 2017 e também já conquistou a primeira colocação na categoria no Arnold Classic Brasil 2015.

Camylla Masson

Assim como as outras atletas, também é brasileira e ficou em terceiro lugar no Mr. Olympia 2017 categoria wellness.

Por ter nascido no Brasil a categoria conto com vários destaques aqui no país e os resultados mostram como as brasileiras estão bem nas competições internacionais também.

8 Dicas para ter um físico wellness

Desenvolver um físico para competição requer dedicação, consistência e ainda paciência, por isso o treinamento e dieta devem ser levados a sério por aquelas que tenham o objetivo de ser atletas.

Muitas mulheres porém, não visam a competição, mas querem ter um físico nos padrões da categoria wellness.

Dessa forma enumeramos umas dicas para o público feminino que deseja um corpo com a características desta categoria.

1- Priorize os exercícios multiarticulares

Os membros inferiores devem ter uma atenção um pouco maior nesta categoria, então utilize exercícios como agachamento, levantamento terra e stiff.

2- Saiba utilizar bem os exercícios uniarticulares

Apesar de os exercícios multiarticulares serem a base do treinamento, isolar os músculos com exercícios uniarticulares pode auxiliar a desenvolver aquelas áreas onde se tem mais dificuldade.

3- Treine os membros superiores com um volume menor

Nesta categoria, os membros inferiores são priorizados, porém não se deve deixar de treinar os membros superiores.

Dessa forma, o volume maior de treinamento deve ser nos membros inferiores para assim desenvolver esta área e apenas tonificar a região superior.

4- Treine de maneira intensa

Este item é essencial para quem quer obter bons resultados com a musculação, os músculos precisam ser estimulados a hipertrofiar e um treino intenso é a melhor opção.

5- Cuide bem de sua dieta

Mesmo com o melhor treinamento, negligenciar a dieta, sabota todas as chances de construir um físico wellness.

6- Realize os aeróbicos de maneira inteligente

Adapte o seu treino cardiovascular as suas necessidades e objetivos, utilize a melhor estratégia para você, seja o HIIT ou um aeróbico com intensidade mais moderada.

7- Periodize o treinamento

Durante as diferentes etapas da preparação algumas variáveis do treinamento devem mudar com o objetivo de estimular os músculos constantemente, gerando melhores resultados.

8- Cuidado no momento da definição

Um físico wellness requer certo grau de definição, porém não deve estar acentuada, um corpo bonito e bem esculpido são objetivo, mas sem perder os traços femininos.

As mulheres estão muito presentes nas academias e cada vez com mais espaço no mundo do fisiculturismo. A categoria wellness é um bom exemplo disso.

Ter um físico bem desenvolvido, porém sem perder as características femininas requer um bom planejamento do treinamento, assim como dedicação aos treinos e uma dieta adequada.

Consulte sempre um profissional de Educação Física para orientar melhor em relação aos treinos e um nutricionista para que acompanhe e prescreva a melhor dieta para seus objetivos e necessidades.

Paciência é essencial tanto para quem deseja competir ou por quem só deseja ter um físico de uma atleta wellness por estética, pois os resultados não acontecem da noite para o dia.

Nunca desista. Bons treinos!


Veja também nossos artigos mais acessados:

Whey Protein – Você precisa ler isso!

BCAA – Para que serve e benefícios

Creatina – Qual a melhor? Veja lista

Termogênico – Saiba tudo!

Tribulus Terrestris – Veja 10 Benefícios [REVELADOS]

L Carnitina Emagrece? Funciona mesmo? [ATUALIZADO]

Melatonina – O que é, para que serve [ATUALIZADO]

ZMA – O que é e para que serve [TUDO REVELADO]

Glutamina – O que é e para que serve [Veja 11 Benefícios]

Suplementos Alimentares: O que são e para que servem

Orlistat – O que é e para que serve [ATUALIZADO]

Treino de Musculação para Hipertrofia – [21 DICAS]

Maca Peruana: O que é, Para que Serve, Benefícios e Como tomar


Compartilhe
Equipe Grande Atleta

Nossa equipe está muito bem representada por grandes profissionais ligados a musculação e esportes de alto rendimento. Contamos com Educadores físicos, Nutricionistas Esportivos, Fisioterapeutas e Médicos.

  • 1

Você pode gostar também

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *