Escreva para pesquisar...

Suplementos para ganhar Massa Muscular

7 Melhores suplementos para engordar

O mais habitual é vermos as pessoas lutando com a balança buscando emagrecer. No entanto, existe também o outro lado e, neste caso, todo recurso é válido. Por isso, os melhores suplementos para engordar podem auxiliá-lo.

Só que esta forma de suplementação não é tão conhecida como aquela para emagrecer.

Então, para compreender de fato o que isto significa, quando tomar e quais são os melhores suplementos para engordar, acompanhe este post!

O que são suplementos para engordar

Pois bem, antes de tudo, vamos começar então pelo mais básico. Afinal de contas, o que são os melhores suplementos para engordar? Na verdade, dependendo da formulação, cada um pode ter um mecanismo de ação distinto.

De modo geral, existem os ricos em proteína, que potencializam a formação de tecido muscular também.

Obvio que é necessário a pessoa estar fazendo musculação, para então ganhar massa muscular.

Eles atuam ao abrir o seu apetite e, com uma maior vontade de comer, você acaba ganhando peso através de massa magra, e essa é a melhor forma de engordar, já que engordar apenas ganhando gordura, além de não ser esteticamente legal, não é recomendado para saúde.

Os suplementos para engordar também podem ser baseados, por exemplo, em carboidratos. Assim, fornecem uma forma de energia diferente.

Em todos os casos, são repletos de vitaminas e minerais, que complementam as necessidades diárias e ajudam a engordar.

Para quem são indicados

Agora, resta discutir para quem são indicados estes suplementos para engordar. Para isto, podemos resumir em alguns grupos principais, entre os quais você talvez faça parte.

Em primeiro lugar, eles são utilizados por pessoas que têm doenças inflamatórias intestinais e que, por isso, tendem a ter uma menor absorção de nutrientes. Este é o caso também de pacientes com outras doenças ou em tratamentos como de quimioterapia.

Além disso, ele pode ser utilizado em idosos, para melhorar a fonte de alguns nutrientes. Ou, também, para mulheres em período de amamentação, as quais têm de alimentar o bebê.

Só que não é só para quem vive algum problema de saúde, para quem é idoso ou está em amamentação. Outros grupos também se favorecem dos suplementos para engordar:

  • Indivíduos de biotipo ectomorfo:

Quem tem o biotipo ectomorfo, tem dificuldade de ganhar peso pela alimentação. Isto porque possuem o metabolismo mais acelerado do que o comum. Então, suplementos para engordar ajudam.

  • Prática de atividade física intensa:

Outro caso útil é o de praticantes de atividades físicas de alta intensidade. Neste caso, o ganho de peso costuma ocorrer na forma de massa magra e sem trazer qualquer mal à saúde.

  • Pessoas em dieta vegetariana:

É muito complexo realizar uma boa dieta vegetariana. Para ter este estilo de vida, você precisa de um nutricionista para ajudar a complementar a sua dieta, muitas vezes com suplementos para engordar.

Dito isso, chegou o momento de conhecer, de fato, quais são os 7 melhores suplementos para engordar. Para ver quais são e a descrição de cada produto, veja abaixo!

Os 7 melhores suplementos para engordar e ganhar peso

1. Hipercalóricos

suplementos hipercaloricosIniciando, então, pelos hipercalóricos, temos a nossa lista de melhores suplementos para engordar.

O que esses produtos fazem já é bastante nítido pelo próprio nome, e são ricos em calorias.

Neste caso, a ideia é melhorar a absorção e o fornecimento de nutrientes ao seu organismo. Assim, você deverá ter tudo o que precisa para o dia a dia e, principalmente, para o treino.

Embora cada marca varie na composição, existem padrões de qualidade.

Estes produtos devem ser ricos em proteínas de alto valor biológico (que melhoram a absorção), em vitaminas e minerais, em carboidratos e em gorduras boas (como os ácidos graxos).

2. Maltodextrina

maltodextrinaOutra excelente opção entre os melhores suplementos para engordar é a maltodextrina.

Por si só, ela já é uma forma de carboidrato complexo, uma vez que é derivada da quebra de moléculas do amido de milho.

Além de ser indicada para quem deseja ganhar peso, é muito recomendada por praticantes de atividades físicas intensa, pela quantidade de carboidratos e pela energia que fornece ao organismo.

Estes produtos têm como característica o controle da glicemia, evitando picos de insulina. Além disso, ao serem utilizadas no pós-treino, fornecem uma dose extra de proteínas e favorecem a recuperação da musculatura.

3. Creatina

suplemento creatina para engordarSeguindo na lista de suplementos para engordar e favorecer a hipertrofia, chegamos na creatina, uma das mais utilizadas. Ela é excelente para o metabolismo, ao fornecer a renovação das moléculas de ATP, essencial para atividades físicas.

Além disso, a creatina tem na sua estrutura básica três aminoácidos de grande importância para os tecidos musculares. São eles a arginina, a metionina e a glicina, cada um atuando de uma forma para potencializar o ganho de massa muscular.

Caso falte creatina ao seu corpo, o que irá ocorrer é que ele produzirá o chamado ácido lático. Este ácido lático gera fadiga muscular e até mesmo dores e inflamações, o que naturalmente prejudica na prática de exercícios.

Creatina é o suplemento que apresenta melhores resultados no ganho de massa muscular em praticantes de musculação e a ciência já comprou isso através de diversos estudos, como esse por exemplo.

Temos um artigo aqui no site onde listamos as melhores marcas desse suplemento e você pode ver a lista completa aqui: Qual a melhor Creatina? Veja a lista com as 8 Melhores (2021), vale a leitura para não cometer erro na hora de adquirir a creatina.

4. Whey protein

Entre os melhores suplementos para engordar, provavelmente o mais famoso e conhecido é o whey protein.

Ele é retirado das proteínas do soro do leite e tem alto valor biológico, sobretudo com o grupo BCAA.

Este suplemento melhora a absorção e o fornecimento de proteínas e aminoácidos, auxiliando também a atletas. Assim, é um dos mais habitualmente utilizados.

Entre suas formas, existem três. Primeiro, a hidrolisada, que é tem um processo complexo e facilita a absorção.

Depois, a concentrada, que mantém mais gorduras e carboidratos. Por fim, a isolada, que retira carboidratos e gorduras, concentrando mais nas proteínas.

Também temos a lista com as melhores marcas de whey protein aqui.

5. Albumina

suplemento albumina ganhar peso musculoA albumina também é um dos suplementos que pode contribuir para o ganho de peso, sobretudo se o objetivo for ganhar massa magra. ela está presente na clara do ovo e é retirada de forma concentrada para a suplementação.

Vale ressaltar, ainda, que embora o corpo produza um tipo de albumina naturalmente (soroalbumina), ele não é completo.

Ainda assim é bom consumi-la, a fim de oferecer as doses ideais para um melhor metabolismo, principalmente em atletas.

Ah, e não se esqueça do melhor período para consumir este produto.

A albumina tem uma digestão mais lenta, de modo que seu uso é normalmente recomendado para ser feito antes de dormir.

6. Caseína

caseínaMais um dos melhores suplementos para engordar, a caseína tem bastante destaque. Ela é retirada no leite (principalmente da vaca), tendo cerca de 80% de proteínas e diversos aminoácidos.

Para a suplementação, ela é retirada na forma concentrada, e indicada também para quem deseja ganhar massa magra.

Assim como a albumina, aliás, indica-se o uso antes de dormir, em função do longo período de digestão e à ajuda ao evitar o catabolismo.

7. Dextrose

dextroseA dextrose é um tipo de carboidrato que pode ser utilizado como um dos suplementos para engordar. Ela ajuda a repor o que foi gasto durante o dia ou, no caso de atletas, auxilia no fornecimento de energia para os treinamentos. Bastante semelhante a maltodextrina já que se trata de um carboidrato, mas de rápida absorção e alto pico de insulina.

Nota Importante

Vale ressaltar que antes de iniciar o uso de qualquer suplemento, um profissional de saúde, de preferência o nutricionista, deve ser consultado para poder avaliar as reais necessidades de sua ingestão e a quantidade correta para não haver erros.

Outras dúvidas mais comuns:

O que fazer para ganhar peso urgente?

Antes de tudo um profissional deve ser consultado para avaliar sua saúde. Além dos suplementos que são um complemento a dieta, a alimentação sólida é o principal fator para auxiliar no ganho de peso. Além do consumo de proteínas magras, carboidratos complexos e gorduras boas, consumir no mínimo 2 litros de água por dia, praticar uma atividade física que ajude no ganho de massa muscular, como a musculação, e respeitar seu horário de descanso.

Qual whey tomar para ganhar peso?

O whey protein mais recomendada para o ganho de peso é o whey protein concentrado. Aqui no artigo onde falamos do whey protein, indicamos um artigo com as marcas mais recomendas.

Qual remédio tomar para ganhar corpo?

Existem no mercado ainda os estimulantes de apetite que podem ser consumidos (com indicação profissional), juntamente com os suplementos aqui citados na lista, além de uma dieta hipercalórica e a pratica de musculação, criando assim um ambiente favorável para ganhar peso através de massa magra, a forma mais recomendada. Dentro os principais remédios temos: buclina; cobavital; carnabol; profol; apetil e ainda as vitaminas de Complexo B e levedo de cerveja.

Referências:
Cooper R, Naclerio F, Allgrove J, Jimenez A. Creatine supplementation with specific view to exercise/sports performance: an update. J Int Soc Sports Nutr. 2012;9(1):33. Published 2012 Jul 20. doi:10.1186/1550-2783-9-33

Equipe Grande Atleta

Nossa equipe está muito bem representada por grandes profissionais ligados a musculação e esportes de alto rendimento. Contamos com Educadores físicos, Nutricionistas Esportivos, Fisioterapeutas e Médicos.

  • 1

Você pode gostar também

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *