Todo mundo sabe que os treinos dentro das academias são muito intensos e pesados. Só é dessa forma porque quem faz atividade física quer ver resultados.

Revicare Shake

Obter uma boa forma e viver com saúde requer esforço e tudo que possa colaborar para a realização desse desejo é muito bem-vindo, não é verdade?

Se você também pensa dessa maneira e busca uma ajudinha para colaborar com o seu objetivo, precisa conhecer a Quitosana, um suplemento para emagrecer muito eficiente que vem conquistando inúmeros consumidores.

Tanta simpatia tem motivo: trata-se de algo que garante de forma muito eficiente a perda de peso. E o melhor: faz isso de modo saudável e apresentando baixos índices de efeitos colaterais.

Quer saber mais? Continue lendo este artigo. Aqui você poderá encontrar tudo o que precisa saber sobre a Quitosana.

Qual o melhor suplemento de quitosana?

Conheça também um dos melhores suplementos com quitosana da atualidade, clique no banner a seguir:

Viper Cut Spirulina Psullium

O que é?

A Quitosana é um suplemento feito a partir da Quitina, uma molécula encontrada no exoesqueleto de crustáceos e outros animais marinhos.  

Eles são animais invertebrados que podem viver em águas doces e salgadas, como o camarão, o siri, a lagosta, entre outros.

A Quitosana é obtida através de um processo um tanto complexo, que envolve a alcalinização desses animais sob alta temperatura.

Também é encontrada na forma de suplementação alimentar, um composto natural capaz de auxiliar atletas e praticantes de atividades físicas a perderem e manterem o peso.

Assim eles atingem o corpo que desejam não sendo necessário prejudicar sua saúde para alcançar este objetivo.

Para que serve?

Apesar de servir para uma série de benefícios associados, o suplemento de quitosana tem ação mais evidente no controle da fome, agindo como um produto emagrecedor.

Isso acontece porque as fibras presentes em cada cápsula aumentam o tempo de saciedade, pois formam uma espécie de gel no estômago, que auxilia na sensação de estar bem alimentado(a).

maca peruana negra premium

Além disso, é um suplemento isento de valor calórico, o que significa que não acrescenta nenhuma caloria à sua dieta, portanto não engorda.

Alguns estudos apontam que o consumo frequente de cápsulas ou pó de quitosana consegue eliminar até 10 gramas de gordura por dia.

Para você ter uma noção, a gordura é o nutriente mais difícil de perder, já que tem uma absorção mais lenta e complexa comparada aos carboidratos e às proteínas.

Quais são seus benefícios?

Veja agora os principais benefícios que a quitosana proporciona ao corpo humano:

1- Emagrecimento

Além de formarem um gel no estômago, as fibras da quitosana acabam reduzindo a absorção de gordura.

O resultado é que este nutriente começa a ser expelido pelas fezes, possibilitando a perda de peso e redução das reservas de adipócitos.

Contudo, é importante que uma dieta equilibrada e prática regular de exercícios sejam mantidos, pois somente a quitosana não é capaz de agir de forma isolada.

2- Melhora do funcionamento intestinal

Os principais componentes das fibras do suplemento são os polissacarídeos, que são responsáveis pela formação do bolo de massa fecal.

Isso significa que eles combatem a prisão de ventre e tem ação laxante, o que impede a ocorrência de intestino preso.

3- Prevenção e Controle do Diabetes

Outro benefício que as fibras da quitosana promove é o controle da glicose e melhora da resposta glicêmica.

Em outras palavras, o suplemento diminui a absorção rápida de glicose proveniente da alimentação, evitando a hiperglicemia.

Além disso, as fibras do suplemento estimulam a produção de insulina adequadamente, evitando sobrecargas ou lentidão do funcionamento do pâncreas.

4- Redução das taxas de colesterol e triglicérides

Como dito anteriormente, a quitosana estimula a saída de gorduras nas fezes, o que diminui a síntese de ácidos graxos e gorduras.

Na prática, o colesterol e os triglicérides têm uma redução na taxa de absorção, o que é uma boa notícia para quem precisa controlar esses marcadores.

5- Fortalecimento do sistema cardiovascular

Se por um lado as fibras da quitosana diminui as taxas de absorção de colesterol e triglicérides, por outro elas também fortalecem o sistema cardiovascular.

Isso quer dizer que as paredes das artérias e veias têm menor risco de ficarem “entupidas”, assim como o coração, que passa a ter uma melhora no funcionamento, sobretudo na oxigenação.

6- Recuperação de lesões e feridas

Outra característica da quitosana é a capacidade de estimular a coagulação sanguínea, evitando formação de trombose e coágulos.

Neste caso, ela facilita a cicatrização de feridas e lesões como cortes e machucados. No entanto, a quitosana também exerce uma ação antimicrobiana, que é capaz de evitar o crescimento de microorganismos causadores de infecções no local das lesões.

7- Combate a hipertensão

A hipertensão é uma doença caracterizada pelo aumento da pressão arterial, episódio popularmente conhecido como pressão alta.

Quando a pressão está elevada as chances de infarto, acidente vascular cerebral e aterosclerose são maiores de ocorrer.

Dessa forma, utilizar a quitosana para controlar a hipertensão é uma das abordagens nutricionais mais eficientes.

Logo, o controle pode ser feito através da ingestão de cápsulas do suplemento ou com o uso do Symbiosal, que é um tipo de sal enriquecido com quitosana vendido no mercado.

8- Ação Prebiótica

De maneira geral, as fibras e os polissacarídeos presentes na quitosana melhoram a saúde intestinal por completo.

Como prebióticos, elas melhoram a saúde da microbiota e impedem a produção de marcadores inflamatórios.

É importante saber que quanto maior for o número de substâncias inflamatórias no intestino, maiores são as chances de intolerância alimentar ou doenças como disbiose, Crohn ou Doença Celíaca.

Além disso, diversos estudos apontam que o uso de prebióticos naturais extraídos de alimentos e suplementos como a quitosana podem ajudar a prevenir o câncer de intestino, que tem aumentado na população drasticamente.

9- Prevenção da oxidação celular

A oxidação celular é um fenômeno natural, que se intensifica conforme vamos envelhecendo. É necessário prevenir a aceleração deste processo através do uso de alimentos e suplementos ricos em antioxidantes.

Sendo assim, você pode usar tomar cápsulas de quitosana para evitar ocorrências como rugas, marcas de expressão ou envelhecimento da pele.

No entanto, não para por aí. Os compostos antioxidantes da quitosana ajudam a evitar  doenças como câncer e doenças neurodegenerativas, pois evitam a multiplicação exagerada dos radicais livres.

A Quitosana emagrece mesmo?

quitosana emagrecePesquisas demonstram que esse composto tem o poder de ajudar no processo de emagrecimento devido a duas características principais.

A primeira é que ela provoca a complexação dos lipídeos dentro do trato intestinal, eliminando-os junto com as fezes.

Isso significa que ela funciona como uma espécie de imã de gordura. Muitos também usam o termo “esponja”.

Como nosso estômago é muito ácido, a “esponja” de gordura se forma. A partir daí, no processo natural da digestão, a esponja é encaminhada ao intestino, onde será eliminada pelas fezes.

A segunda é que ela provoca também o retardamento de lipases digestivas responsáveis pelo grande acúmulo de gordura. Isso faz com que o organismo absorva muito menos a gordura que ingerimos.

Os dois processos, combinados, facilitam muito o não ganho de peso e, se estiverem conectados a hábitos de vida saudáveis, podem permitir também o emagrecimento.

Para quem é indicado?

Todas as pessoas que desejam aumentar ainda mais os efeitos e a potência dos treinos devem apostar na Quitosana para atingirem de maneira mais rápida e segura os resultados que desejam.

O suplemento costuma ser bastante utilizado por:

  • Atletas, pois sua formulação é natural, não gerando riscos à saúde.
  • Praticantes de musculação que desejam ganhar massa muscular.
  • Obesos que necessitam de auxílio para perda de peso.
  • Pessoas com níveis elevados do colesterol ruim no sangue.

Como tomar

A quitosana deve ser usada diariamente, tanto em cápsulas como em pó. Neste caso, a dosagem usual em pó é de 3 gramas por dia, ou meia colher de sopa.

Já a quitosana em cápsula deve ser tomada de 2 a 4 vezes por dia, de preferência antes das principais refeições.

É importante verificar a dosagem de cada cápsula, pois este suplemento possui várias formulações no mercado.

Por fim, é indicado que as cápsulas sejam ingeridas com a ajuda de um copo d’água. Já o suplemento em pó pode ser ingerido na comida ou diluído em suco ou algum outro líquido.

Contraindicações e Efeitos Colaterais

O suplemento de quitosana não pode ser usado por pessoas que possuem alergia ou intolerância a frutos do mar.

Também é importante verificar se não existe alergia a qualquer um dos componentes da fórmula.

Além desses casos, a quitosana deve ser evitada por pessoas que fazem uso de medicamentos anticoagulantes.

Por fim, crianças menores de 12 anos, assim como mulheres grávidas ou que estejam amamentando não podem usar o suplemento.

Já em relação aos efeitos colaterais, o uso inadequado e excessivo de quitosana pode interferir na absorção de vitaminas e minerais.

Por esta razão, você não deve ingerir quantias maiores do que 5 gramas em pó ou 5 mg em cápsulas por dia, que equivalem a cerca de 10 cápsulas de 500 mg.

Este é o único efeito colateral mais grave que a quitosana pode causar. Outros efeitos menos comuns incluem:

  • Prisão de ventre
  • Aumento da flatulência
  • Náusea
  • Coceira e vermelhidão na pele
  • Dores no abdômen
  • Dificuldade de respirar (alérgicos)
  • Choque anafilático (apenas em quem tem alergia a frutos do mar)

Aqueles que possuem doenças crônicas também não devem iniciar o uso do suplemento sem orientação do seu médico.

Há relatos de que ela pode interferir no efeito de alguns medicamentos específicos para tratar tais doenças.

Nutricionista Especialista em Nutrição Clínica, Metabolismo, Terapia e Prática Nutricional. CRN9 22289-MG. Atende em consultório particular na cidade de São Lourenço, MG e no Brasil de forma online. Colunista em blogs e sites especializados na área de alimentação, saúde e nutrição.

Leave A Reply