O termogênico é um suplemento emagrecedor muito famoso por ser um aliado daqueles que desejam emagrecer e queimar gordura. Mas seu consumo requer cuidados veja o porquê!

maca peruana negra premium

Muitos já devem ter ouvido falar do Lipo 6, Black Mamba, Kimera, Termotauro, Sineflex entre outros…Sabe o que todos eles tem em comum? São termogênicos famosos e no qual iremos tirar todas as suas dúvidas a respeito. Boa leitura!

Você tem uma dieta alimentar saudável e pratica exercícios físicos, mas não consegue eliminar aquela gordura indesejada ou adquirir o corpo dos sonhos, todo definido e musculoso?

Já consumiu alguns suplementos e não adiantou coisa alguma?

Pode ser a sua hora de tentar utilizar os termogênicos! Eles são conhecidos como “queimadores de gordura” exatamente por suas grandes vantagens com relação à perda de peso e hipertrofia.

Confira tudo o que você precisa saber sobre eles neste texto e vídeo abaixo!

Não deixe também de ver a lista dos melhores termogênicos, veja a seguir:

O que é termogênico?

O  termogênico se destaca principalmente por realizar a função de termogênese, ou seja, agem estimulando o SNC (sistema nervoso central) acelerando nosso metabolismo e assim elevando o calor do corpo, consequentemente, ajudando na queima de gordura e emagrecimento.

Isso é possível graças aos seus componentes especiais que, nos melhores termogênicos, são naturais e poderosos.

Para que serve o Termogênico?

O termogênico têm como uma das suas principais funções auxiliar na perda de peso, melhorar o metabolismo, ajudar a deixar os músculos mais definidos e colaborar para a redução do acúmulo de gordura no organismo.

No entanto, todos esses efeitos dependem muito do estilo de vida de quem consome o termogênico.

Não é porque você está ingerindo o termogênico que deve parar de se alimentar bem e praticar atividades físicas.

Pelo contrário, é essencial continuar fazendo os dois.

Qual é a composição dos suplementos termogênico?

Creatina monohidratada Grande Atleta Suplementos

Não existe uma composição única para os termogênicos, pois cada fabricante coloca ingredientes diferentes em suas fórmulas. Contudo, é possível listar alguns dos componentes mais comuns em termogênicos, pois costumam ser os mais eficazes em nosso organismo.

Dê uma olhada nas principais substâncias utilizadas como princípios ativos e estimuladores da termogênese a seguir:

Cafeína

Esta é a substância mais utilizada nos suplementos termogênicos. Ela é muito eficaz como estimulante e como queimadora de gordura. Também consegue acelerar o metabolismo, reduzir o apetite, dar disposição nos treino e ao longo do dia, além de ativar a liberação de adrenalina.

Spirulina:

A spirulina é uma alga verde-azulada rica em nutrientes. Ela é muito conhecida por ser uma excelente fonte de proteínas, vitaminas, minerais e antioxidantes.

Está presente em suplementos de spirulina isolada ou junto com outros emagrecedores dessa lista, como por exemplo, o suplemento Viper Cut, que possui spirulina + psylliym +morosil + quitosana +picolinato de cromo.

Além disso, a spirulina possui propriedades termogênicas, o que significa que ela pode aumentar o metabolismo e ajudar na queima de gordura.

Como resultado, muitas pessoas utilizam a spirulina como um suplemento termogênico para auxiliar na perda de peso.

Morosil:

O Morosil é um extrato seco obtido a partir do suco de laranjas vermelhas moro.

É rico em antocianinas e vitamina C, que possuem propriedades antioxidantes.

Esse suplemento é conhecido por ajudar na redução da gordura abdominal, promovendo a queima de gordura e o gerenciamento de peso.

O Morosil também pode ajudar a melhorar o metabolismo lipídico, auxiliando no controle dos níveis de colesterol e triglicerídeos.

O morosil também é outro suplemento que é vendido de forma isolada ou junto com outras substâncias termogênicas, citadas nessa lista.

Quitosana:

A quitosana é uma fibra natural derivada da quitina, um componente encontrado nas cascas de crustáceos, como camarão e caranguejo.

A quitosana é amplamente utilizada como um suplemento para perda de peso devido às suas propriedades de absorção de gordura.

Ela se liga às moléculas de gordura no trato digestivo, impedindo sua absorção pelo organismo. Dessa forma, a quitosana pode auxiliar na redução da ingestão de gordura e na perda de peso.

Picolinato de cromo:

O picolinato de cromo é uma forma de mineral essencial chamado cromo, que desempenha um papel importante no metabolismo de carboidratos, gorduras e proteínas.

O picolinato de cromo é frequentemente utilizado como um suplemento termogênico para ajudar a regular os níveis de açúcar no sangue e reduzir os desejos por alimentos açucarados.

Além disso, ele também pode contribuir para a construção de massa muscular magra, o que pode aumentar o metabolismo basal e a queima de calorias.

Chá verde

O chá verde também é largamente usado em termogênicos porque possui uma combinação de cafeína e catequina.

Ambas já são fortes separadas e quando se juntam podem agir muito melhor, estimulando o metabolismo e proporcionando saciedade.

CLA (Ácido Linoléico Conjugado)

Esta substância é um tipo de gordura poli-insaturada que pode ser achada na carne bovina, em especial dos animais que são criados soltos e ingerem alimentos naturais ao invés de ração.

O CLA é tido, por alguns profissionais, como um potente queimador de gordura e um ótimo participante na perda de peso.

Sinefrina

Encontrada principalmente no extrato da laranja amarga, a sinefrina é uma substância muito conhecida por ser um excelente inibidor de apetite, fornecedor de energia e um ótimo auxílio na perda de gordura, em especial a presente na barriga.

A sinefrina também consegue agir na melhora respiratória e nas funções cardíacas. Além disso, ela ajuda no transporte sanguíneo aos músculos motores, o que proporciona um desempenho físico superior.

Para que o termogênico é indicado?

Normalmente, os suplementos termogênicos são mais indicados para atletas, pessoas que desejam a hipertrofia, indivíduos que queiram perder gorduras indesejadas e praticantes de atividades físicas diárias.

Quais são os maiores benefícios do termogênico?

Veja quais são os principais benefícios que o consumo dos suplementos termogênicos pode te oferecer:

1 – Redução do apetite

O termogênico é capaz de proporcionar uma boa sensação de saciedade que retira a sua fome por alimentos gordurosos e por consequência permite uma perda de peso maior.

2 – Maior desempenho físico

Com a ingestão do termogênico, você ganha mais disposição e concentração, o que faz com que sua performance física durante os treinos melhore bastante.

3 – Estímulo ao metabolismo

Ao acelerar o metabolismo, o termogênico faz com que se utilize as gorduras como fonte de energia, ou seja, seu corpo fica mais esperto e animado enquanto perde calorias.

4 – Menor tempo de recuperação

Por tudo o que já falamos, fica mais fácil compreender porque o termogênico previne a fadiga e diminui o tempo de recuperação entre e depois dos treinos intensos.

5 – Auxílio à definição dos músculos

Por permitir que você faça mais exercícios físicos e agir na queima de gordura (especialmente as localizadas), o termogênico proporciona uma maior definição muscular.

Quais são os termogênicos mais conhecidos (famosos)?

Existem muitos suplementos termogênicos no mercado, então pode ser um pouco complicado para escolher um se estiver iniciando o consumo agora.

Por isso preparamos uma lista com os mais conhecidos e de qualidade para te ajudar a decidir. Confira!

Lipo 6

Lipo 6Pode notar que o termogênico Lipo 6 sempre está nas listas de melhores termogênicos do mercado. Ele possui versões diferentes para que os consumidores tenham mais opções.

O Lipo 6 Black é mais forte e concentrado e o Lipo 6 Hers é um termogênico voltado para o público feminino. Na sua composição podemos encontrar:

  • cafeína;
  • sinefrina;
  • teobromina (previne a retenção de líquidos, age como estimulante e dilata os vasos sanguíneos);
  • ioimbina (ajuda a eliminar células gordurosas);
  • rauwolscine (atua contra o acúmulo de gordura).

Saiba mais sobre o Lipo 6 Black nesse artigo. Tem várias dicas para você não cometer erros e não jogar dinheiro fora com termogênico falso ou que não funcionam.

Sineflex

SineflexO Sineflex é um termogênico nacional muito bom e querido pelos consumidores. Ele possui muitos componentes que se complementam para formar um suplemento bem potente.

Entre seus ingredientes principais, devemos mencionar:

  • a cafeína;
  • a sinefrina;
  • a quitosana (ajuda a emagrecer);
  • a biotina (melhora a saúde das unhas e pele);
  • a vitamina C (reforça a imunidade e previne doenças);
  • entre outros nutrientes.

Kimera

Kimera termogênicoO termogênico Kimera é um dos mais vendidos no Brasil, tendo conseguido o prêmio de melhor suplemento termogênico do Brasil em 2017 pela Revista Suplementação e Corpo Ideal.

Seu componente principal é a cafeína, mas ele contém outros ingredientes muito conhecidos, como chá verde, sinefrina e gengibre.

Qual a melhor marca?

Não sabe qual o melhor termogênico? Não tem problema, reunimos os melhores tanto nacionais quanto importados em um único artigo onde você poderá ter mais informações detalhadas dos principais termogênicos.

Além de seu preço médio e onde comprar gastando menos e não sendo enganado com produtos falsos, veja aqui nossa lista

Como tomar?

Como não existe apenas uma maneira de consumir o termogênico, nós decidimos mostrar qual é o modo mais recomendado de uso para cada um dos suplementos termogênicos já citados.

Dê uma conferida:

  • Lipo 6

A ingestão recomendada para o Lipo 6 termogênico é gradual. No primeiro dia, consuma duas cápsulas, uma de manhã e outra à tarde.

No dia seguinte, tome duas quando acordar e uma no período da tarde. Do terceiro dia em diante, use duas de manhã e mais duas de tarde.

  • Sineflex

Existem dois tipos do termogênico Sineflex e cada um possui uma sugestão de uso diferente.

O Pure Blocker (queima a gordura e evita o acúmulo) deve ser tomado em duas cápsulas antes do almoço e duas cápsulas antes da janta.

O Dynamic Focus (acelera o metabolismo) precisa ser ingerido uma única vez pelo menos trinta minutos antes de uma refeição principal (ou do treino).

Ele pode até ser consumido em conjunto com o tipo anterior.

  • Kimera

Quando houver treino, o recomendado para o termogênico Kimera, é que seu consumo seja feito pelo menos 40 minutos antes de iniciar exercícios ou outras atividades, em dois comprimidos.

Contudo, se você não for treinar em um dia específico, pode ingerir de duas formas alternativas:

– se seu objetivo final for perder peso, tome no horário que normalmente tomaria com ou sem atividades físicas;

– se você quiser apenas melhorar o desempenho físico, então não consuma. Deixe para fazer isso somente nos dias de treino.

Para todos os suplementos termogênicos mencionados, é bom esclarecer alguns pontos:

  • não faça a ingestão deles perto da hora de dormir, pois podem causar insônia ou outros distúrbios do sono;
  • não utilize por muito tempo, faça ciclos separados;
  • procure um profissional para lhe orientar na dosagem ideal para seus objetivos e necessidades.

Posso tomar termogênico com outros suplementos?

Pergunta muito comum é se pode tomar termogênico junto com suplementos recomendado para ganho de massa muscular e definição, como whey potein, BCAA, Glutamina, etc. A resposta é sim!

Para um maior efeito na perda de gordura, é recomendado que o termogênico seja utilizado em conjunto com outros suplementos, como o Ômega-3, Whey Protein, o BCAA, a Glutamina, os multivitamínicos, entre outros.

Você apenas deve tomar cuidado para não tomar 2 termogênicos ou emagrecedores que tenham composição semelhantes, pois pode haver a potencialização da substância e gerar efeitos colaterais graves.

Altas doses de cafeína, uma das substâncias mais presentes nos termogênicos, em excesso pode colocar sua vida em risco.

Antes de iniciar o uso de qualquer um desses suplementos ou termogênicos, consulte um profissional para ver se você pode tomar e dosagem correta.

Quais são os efeitos colaterais?

Alguns de seus efeitos colaterais mais comuns são:

  • Ansiedade;
  • Mal-estar e enjoo;
  • Mudanças na pressão sanguínea;
  • Taquicardia;
  • Insônia;
  • Irritabilidade;
  • Dores de cabeça.

Lembre-se de sempre prestar atenção aos componentes dos produtos nas embalagens, pois, como os ingredientes são diferentes para cada marca, é possível que você tenha alergia a algum deles.

Também nunca tome mais do que o recomendado!

Outra coisa importante que vale a pena reforçar: não pare de realizar seus treinos e atividades físicas, nem deixe de fazer sua dieta alimentar saudável só porque está consumindo os suplementos termogênicos.

Para obter resultados eficazes, é necessário ter essa rotina completa.

Quais são as contraindicações?

Se você pertencer a qualquer um dos grupo abaixo, não consuma o termogênico sem antes se consultar com um médico:

  • Mulheres grávidas ou em fase de amamentação;
  • Pessoas que tomam remédios controlados;
  • Diabéticos;
  • Indivíduos com problemas cardíacos;
  • Pessoas com distúrbios de sono.

Buscar um profissional (normalmente os mais indicados são os endocrinologistas e nutricionistas) para esclarecer suas dúvidas sobre os suplementos é essencial.

Relatos sobre o Termogênico – Experiências e resultados

Acha que o termogênico é o melhor opção para você? Já utilizou algum termogênico? Conte-nos sua experiência para nós e outros leitores, deixe seu relato sobre os resultados com o termogênico em nosso espaço para comentários abaixo.

Caso tenha dúvidas ainda, faça sua pergunta que logo iremos responder.

Abraços e Bons treinos!

Referências:
Hursel R, Westerterp-Plantenga MS. Thermogenic ingredients and body weight regulation. Int J Obes (Lond). 2010 Apr;34(4):659-69. doi: 10.1038/ijo.2009.299. Epub 2010 Feb 9. PMID: 20142827. https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/20142827/

Nossa equipe está muito bem representada por grandes profissionais ligados a musculação e esportes de alto rendimento. Contamos com Educadores físicos, Nutricionistas Esportivos, Fisioterapeutas e Médicos.

Deixe um comentário