fbpx

Escreva para pesquisar...

Suplementos para Emagrecer

Coenzima Q10: Para que serve, Como tomar, Benefícios [RESPOSTAS]

Conheça tudo sobre a substância Coenzima Q10 e veja como obter todos os seus benéficos para saúde. Será que ela emagrece? Qual a dose usual? Tem efeitos colaterais? Respondemos tudo isso agora!

Coenzima Q10Não existe uma fórmula mágica universal que sirva para todos emagrecerem, afinal, cada indivíduo possui um biotipo diferente.

Alguns têm o metabolismo mais lento e acabam demorando para emagrecer, outros têm o metabolismo muito rápido e não conseguem ganhar massa magra.

Sem contar que cada corpo responde aos estímulos externos de maneiras diversas.

A Coenzima q10 auxilia as pessoas que se encaixam nos dois casos acima.

Além de trazer vantagens estéticas e físicas, ela também promove vários benefícios para a sua saúde. Confira mais sobre ela a seguir!

O que é Coenzima Q10?

A Coenzima q10 (também chamada de CoQ10) possui propriedades semelhantes às vitaminas.

Ela é produzida naturalmente pelo nosso organismo, mas muitas vezes não em quantidades suficientes.

Ela é essencial para realizar ação antioxidante nossas células, assim como reconstruí-las e produzir energia.

Além de ser encontrada em nosso corpo, a CoQ10 também pode ser consumida em maior quantidade através de suplementos e alimentos como o amendoim, a sardinha, certos óleos, e carnes de órgãos bovinos.

Para que serve?

A Coenzima q10 é mais utilizada por pessoas que procuram emagrecer. Ela faz isso ao mesmo tempo em que auxilia em diversas outras áreas do organismo.

Sua função como antioxidante combate os radicais livres, os quais danificam as células e podem causar envelhecimento precoce, bem como doenças sérias.

A Coenzima q10 também pode melhorar o desempenho físico durante treinos ao aumentar a energia do corpo.

Ela ainda é capaz de regular as contrações e o relaxamento do coração, auxiliando na saúde do sistema cardiovascular.

Esse nutriente também é usado na indústria de cosméticos, pois contém propriedades hidratantes, tonificantes e purificantes para a pele. Ele age na parte superficial da pele e nas camadas mais profundas, especialmente no colágeno.

Falando em colágeno, a CoQ10 consegue substituí-lo muito bem quando este está em falta no organismo, sendo até mais útil do que as cápsulas de colágeno que são vendidas no mercado.

A Coenzima q10 emagrece mesmo?

Sim, porque ela atua de várias maneiras no nosso metabolismo, possibilitando uma maior queima de gorduras.

Além de transformar nutrientes em energia, ela age na produção de ATP, a molécula responsável por transferir energia para as células do organismo. Isso quer dizer que a CoQ10 proporciona muito mais fôlego e disposição para seu corpo.

Ao ter menos fadiga e mais ânimo, você consegue treinar e realizar atividades físicas com mais eficiência.

Como consequência, pode obter resultados melhores, tanto para perda de gordura indesejada quanto no ganho de massa muscular.

Sua função antioxidante permite que o corpo fique livre de toxinas, o que melhora o funcionamento dos processos metabólicos e proporciona uma perda de peso mais veloz e efetiva.

Quais são seus benefícios?

Conheça agora mais dos ótimos benefícios que a Coenzima q10 proporciona à sua saúde:

1 – Prevenção à infertilidade

Infelizmente, quando a mulher chega a uma idade mais avançada, a dificuldade para engravidar aumenta.

Isso ocorre porque as mitocôndrias responsáveis por produzir a energia necessária para que os óvulos iniciem o processo de fecundação (quando o espermatozóide liberar seu conteúdo ali) não são mais tão eficazes quanto antes.

Alguns pesquisadores dizem que consumir a CoQ10 pode auxiliar as mitocôndrias a proporcionar mais energia e permitir que os óvulos sejam mais saudáveis.

Isso é muito positivo no caso de mulheres mais velhas, pois diminui os riscos de que os óvulos sejam geneticamente anormais, reduzindo as chances de que, em caso de fecundação, um bebê nasça com síndromes ou deficiências.

2 – Amigo do coração

A sístole e a diástole (movimentos de contração e relaxamento do coração) são constantes até a uma certa idade, mas depois começam a ficar menos regulares.

A quantidade de Coenzima q10 produzida naturalmente, as vezes acaba não sendo suficiente para prevenir este tipo de problema. Por isso consumir o suplemento e mudar a dieta é importante.

A CoQ10 ingerida ajuda na manutenção dos batimentos cardíacos, promovendo mais controle e saúde.

3 – Redução do colesterol ruim

Existem dois tipos de colesterol. Um é chamado de colesterol bom (HDL) e o outro, de colesterol ruim.

O HDL pode ser encontrado em alimentos diversos, como ovos, castanhas, azeite, amêndoas, sardinha, entre outros.

O colesterol “ruim” é conhecido como LDL e é achado em alimentos prejudiciais à saúde, feitos com componentes muito artificiais e pouco nutritivos. Seu excesso pode chegar a bloquear as artérias.

A Coenzima q10 consegue reduzir a quantidade de LDL, mas sem alterar a HDL.

4 – Aumento de energia

A CoQ10 não apenas produz a já mencionada ATP, como também dilata os vasos sanguíneos e proporciona uma melhor circulação e fluidez do sangue, o que permite a ele “regar” os músculos com mais oxigênio e moléculas de energia.

Aliás, a ATP permite um desempenho e um rendimento muito melhor dos treinamentos físicos, o que te ajuda a queimar ainda mais calorias e perder peso, como também ganhar mais massa magra para seus músculos.

5 – Proteção ao sistema imunológico

A CoQ10 ajuda a eliminar substâncias que afetar e danificar nosso sistema imunológico e comprometer a proteção de nosso corpo contra diversos problemas externos.

6 – Ação antioxidante

O organismo está sempre passando por processos metabólicos variados. O problema é que alguns deles são muito problemáticos e podem resultar em produtos prejudiciais a outras células.

Os radicais livres são alguns desses produtos. Eles são instáveis, perigosos e oxidam as células a ponto de causarem doenças, como o câncer e o envelhecimento precoce tanto interno quanto externo.

Alguns hábitos diários podem contribuir para que os radicais livres sejam produzidos, como fumar cigarros, comer alimentos pouco nutritivos, tomar muito sol sem usar protetor solar, entre outros.

Como já citamos, a CoQ10 possui uma poderosa função antioxidante que luta contra os radicais livres, permitindo que as células continuem saudáveis. A coenzima também previne alguns tipos de câncer, como o de próstata e o de mama.

Como tomar?

A dosagem do suplemento de CoQ10 pode depender das características de cada indivíduo e dos objetivos que ele tem para o consumo ou tratamento.

Normalmente a quantidade indicada é de no máximo 100 mg por dia, mas isso realmente pode mudar dependendo de suas necessidades específicas.

O ideal é consumi-la junto a alguma refeição com uma quantidade saudável de gordura, pois ela é lipossolúvel e consegue ser melhor absorvida pelo organismo dessa forma. Lembre-se também de tomar a cápsula ou o comprimido com água.

Em alguns casos é indicado que se aumente a dosagem do suplemento para tratar melhor do problema, como: problemas cardiovasculares, baixa imunidade, fadiga excessiva, portadores de câncer, entre outros.

É bom avisar que se você possui algum desses distúrbios não deve começar o consumo da CoQ10 sem orientação médica. Nunca se automedique. Isso pode ser perigoso para a sua saúde!

Quais são os efeitos colaterais?

Por mais que a Coenzima q10 seja saudável e benéfica ao organismo, ela ainda pode fazer mal para algumas pessoas. Quem for mais sensível pode inclusive sentir dores musculares com seu consumo.

Entre os principais efeitos colaterais registrados da CoQ10, podemos listar:

  • Náuseas e mal-estar;
  • Dor de cabeça;
  • Perda de apetite;
  • Redução da pressão arterial (se a pessoa for passar por uma cirurgia, o ideal é que pare de consumir o suplemento ao menos 14 dias antes);
  • Feridas na pele;
  • Intoxicação de alguns órgãos, como o fígado;
  • Insônia.

Vale lembrar: nunca ingira mais do que a quantidade máxima por dia a não ser que seja sob orientação médica. No caso de qualquer um desses efeitos, procure um profissional imediatamente.

Quais são as contraindicações da Coenzima q10?

Se você fizer parte de algum dos casos abaixo, não inicie o consumo sem antes procurar um médico.

  • Pessoas com insuficiência cardíaca ou problemas cardiovasculares;
  • Mulheres grávidas ou em fase de amamentação;
  • Hipoglicêmicos (quem tem pouco açúcar no sangue);
  • Indivíduos com pressão baixa.

Como se pode ver, trata-se de uma substância que pode lhe ajudar muito a chegar ao seu objetivo. Não deixe de conferir os efeitos da CoQ10!

Relatos com os resultados

Já teve experiência com o uso da Coenzima Q10? Conte para nós como foram os resultados deixando seu depoimento logo abaixo nos comentários. Irá ajudar muito os próximos leitores.

Não esqueça de compartilhar esse artigo da Coenzima Q10 com seus amigos e deixa-los também informados!

Referências:
Coenzyme Q10 for the treatment of heart failure: a review of the literature
Coenzima Q10


Veja também nossos artigos mais acessados:

Whey Protein – Você precisa ler isso!

BCAA – Para que serve e benefícios

Creatina – Qual a melhor? Veja lista

Termogênico – Saiba tudo!

Tribulus Terrestris – Veja 10 Benefícios [REVELADOS]

L Carnitina Emagrece? Funciona mesmo? [ATUALIZADO]

Melatonina – O que é, para que serve [ATUALIZADO]

ZMA – O que é e para que serve [TUDO REVELADO]

Glutamina – O que é e para que serve [Veja 11 Benefícios]

Suplementos Alimentares: O que são e para que servem

Orlistat – O que é e para que serve [ATUALIZADO]

Treino de Musculação para Hipertrofia – [21 DICAS]

Maca Peruana: O que é, Para que Serve, Benefícios e Como tomar


Equipe Grande Atleta

Nossa equipe está muito bem representada por grandes profissionais ligados a musculação e esportes de alto rendimento. Contamos com Educadores físicos, Nutricionistas Esportivos, Fisioterapeutas e Médicos.

  • 1

Você pode gostar também

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *