fbpx

Escreva para pesquisar...

Treino de Pernas

7 Dicas para evitar lesões e realizar o agachamento com segurança

Veja como aproveitar todos os benefícios do agachamento sem sofrer lesões durante a execução do exercício. 7 dicas essenciais que vão te ajudar muito!

lesões no agachamento evitarO agachamento é talvez um dos mais completos exercícios na academia. Sua importância para a harmonia do físico, assim como também extrema relevância no que diz respeito à capacidade funcional das pessoas.

Devido à importância do agachamento tem se discutido muito seus benefícios, execução e quais seus possíveis malefícios. Muitas pessoas abominam este exercício acreditando que cause lesões na coluna e nos joelhos.

Para elucidar estas dúvidas, este artigo citará alguns benefícios do agachamento, assim como os cuidados para tirar maior proveito do exercício de maneira segura e saudavel.

Benefícios do agachamento

Por ignorância alguns tem medo do agachamento, porém desconhecem os benefícios proporcionados pelo agachamento e deixam de realizar este exercício. Abaixo estão alguns exemplos dos benefícios do agachamento.

Melhora da capacidade funcional

O agachamento proporciona uma maior facilidade em atividades do cotidiano como sentar, levantar, correr e saltar.

Auxilia na performance de atividades desportivas

Muitos preparadores físicos de esportes como futebol e atletismo, têm o agachamento na rotina de treino dos seus atletas.

O fortalecimento da musculatura das coxas, além de ajudar a evitar lesões, facilita o desempenho das atividades desportivas dos atletas.

Libera uma grande quantidade de hormônios anabólicos

Testosterona e o GH (hormônio do crescimento) são liberados ao realizar o agachamento, devido à grande quantidade de massa muscular envolvida no exercício, facilitando a hipertrofia em todo o corpo.

Apesar destes exemplos benefícios continua sendo creditado ao agachamento lesões articulares como, por exemplo, condromalacia patelar e hérnia de disco.

O exercício em si não causa lesões em indivíduos saudáveis, porém erros no momento de sua execução ou desequilíbrios musculares podem sim torná-lo lesivo.

Evitando lesões durante o agachamento

Levando em consideração a importância do agachamento e para aproveitar melhor este exercício que listamos as maneiras de evitar lesões no agachamento.

1° Realizar um bom aquecimento antes

Antes de realizar o exercício é importante realizar um pequeno aquecimento de 5 a 10 minutos na esteira e umas séries mais leves também.

Com o aquecimento os músculos, tendões e ligamentos ficarão mais flexíveis devido ao aumento da temperatura e do aporte sanguíneo

As articulações também se beneficiarão do aquecimento, porque haverá uma maior circulação de líquido sinovial, lubrificando melhor a própria articulação e permitindo um melhor movimento.

2° Respeitar a curvatura fisiológica da coluna

Ao realizar o agachamento algumas pessoas terminam por inclinar demais o tronco a frente ou realizam uma retroversão pélvica acentuada.

Ao realizar o agachamento com a barra nas costas, existe uma compressão natural dos discos intervertebrais, porém inclinar-se ou curvar as costas aumenta de forma perigosa a sobrecarga na lombar.

Muitos praticantes cometem o erro de na fase final do exercício, acreditando estar ativando mais os glúteos, jogam os quadris muito a frente, retificando a coluna e aumentando o risco de um desgaste nos discos intervertebrais.

3° Evitar o valgo dinâmico

Durante o exercício, os joelhos devem estar alinhados com as pontas dos pés.

O valgo ocorre quando os joelhos estão aduzidos em relação à posição dos pés. Este desvio no movimento pode sobrecarregar a articulação dos joelhos levando a um desgaste articular.

4° Apoiar a barra no trapézio

Por falta de conhecimento, muitas pessoas terminam apoiando a barra no pescoço ao invés desta ficar na musculatura do trapézio sobrecarregando a cervical.

É extremamente nociva a saúde da cervical esta ação e pode acarretar em uma hérnia.

5° Fortalecer a musculatura do core

A musculatura do core é formada pelos músculos abdominais, lombares, da pelve e do quadril.

A função dos músculos do core são de estabilização e sustentação do corpo.

Ao não realizar fortalecimento do core diminui a capacidade de estabilização e ao realizar um agachamento principalmente com altas cargas, aumenta o nível de sobrecarga na coluna.

6° Dar uma atenção extra a exercícios de flexibilidade

Encurtamento muscular e falta de mobilidade articular são grandes obstáculos quando falamos de um agachamento produtivo e seguro.

A falta de mobilidade em articulações como tornozelo e quadril levam o corpo a utilizar de mecanismos compensatórios, prejudicando uma boa técnica e aumentando o risco de lesão.

Reserve um tempo para treinar sua flexibilidade, mas lembrem-se, pesquisas relatam que o treino de flexibilidade realizando antes de um treino pesado de musculação é contra produtivo.

Tente realizar o treino de flexibilidade em horários opostos ao horário da musculação. Por exemplo, de manhã treine musculação e a noite realize os alongamentos.

7° Corrigir desequilíbrios musculares

. O agachamento como já foi dito é um grande exercício, porém os músculos que atuam durante este precisam estar em equilíbrio.

Nas academias, é muito comum por motivo de estética ou às vezes ignorância é da muita ênfase a alguns músculos em detrimento de outros.

O fortalecimento muscular dos músculos inativos deve ser considerado e só um profissional de Educação Física pode avaliar e prescrever a melhor forma de fazê-lo.

Considerando o agachamento como uma ferramenta de grande valia no ganho de força e massa muscular, devemos sempre estar atentos a sua correta execução.

Estar sempre atentos a dores e incômodos e relatar ao seu professor. O agachamento em pessoas saudáveis não causará lesões, sendo realizado corretamente.

Converse sempre com o seu professor na academia para adaptar o agachamento no seu treino, aproveite os benefícios deste grande exercício e minimize quaisquer riscos de se lesionar.

Tire dúvidas e compartilhe com seus amigos

Ainda restaram dúvidas sobre como se evitar lesões durante o agachamento? Faça perguntas que iremos responder em breve. Nosso espaço para comentários está aberto para esclarecer dúvidas. Compartilhe com seus amigos essas informações úteis para que eles aproveitem todos os benefícios do agachamento sem sofrer lesões.

Um GRANDE treino para você…ATLETA!


Veja também nossos artigos mais acessados:

Whey Protein – Você precisa ler isso!

BCAA – Para que serve e benefícios

Creatina – Qual a melhor? Veja lista

Termogênico – Saiba tudo!

Tribulus Terrestris – Veja 10 Benefícios [REVELADOS]

L Carnitina Emagrece? Funciona mesmo? [ATUALIZADO]

Melatonina – O que é, para que serve [ATUALIZADO]

ZMA – O que é e para que serve [TUDO REVELADO]

Glutamina – O que é e para que serve [Veja 11 Benefícios]

Suplementos Alimentares: O que são e para que servem

Orlistat – O que é e para que serve [ATUALIZADO]

Treino de Musculação para Hipertrofia – [21 DICAS]

Maca Peruana: O que é, Para que Serve, Benefícios e Como tomar


Equipe Grande Atleta

Nossa equipe está muito bem representada por grandes profissionais ligados a musculação e esportes de alto rendimento. Contamos com Educadores físicos, Nutricionistas Esportivos, Fisioterapeutas e Médicos.

  • 1

Você pode gostar também

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *