fbpx

Escreva para pesquisar...

Dicas para Emagrecer

EPOC: O que é e quais os efeitos no nosso corpo?

Há muito tempo são estudados os efeitos da atividade física no corpo humano, com a finalidade de conhecer como aproveitar os benefícios e melhorar a qualidade de vida das pessoas.

O EPOC desperta a curiosidade e diversos estudos foram realizados na tentativa de elucidar este fenômeno.

EPOC O que é significadoO conceito de EPOC refere-se à sigla em inglês para consumo extra de oxigênio pós-exercício. Este fenômeno seria ocasionado pelo continuo consumo de oxigênio mesmo após o término de uma atividade física até a restauração dos níveis fisiológicos normais.

Estudos sobre o EPOC

Segundo Lira (2007) os exercícios aeróbicos influenciam na intensidade e duração do EPOC de acordo com o tempo de duração do treino e do seu grau de intensidade.

No treinamento resistido, há um maior número de variáveis a ser consideradas, como o número de repetições, séries, tempo de intervalo e carga utilizada (LIRA, 2007).

Em um estudo realizado por Short e Sedlock (1985), onde foi testado se o nível de condicionamento das pessoas tem interferência direta sobre o consumo de oxigênio pós exercício, revelando que pessoas destreinadas apresentam um efeito maior do EPOC em primeiro momento.

Dessa forma, indivíduos treinados,tendem a se recuperar com maior velocidade em relação aos não treinados, após realizar o mesmo treinamento que estes(indivíduos treinados) retornam ao seu equilíbrio fisiológico (homeostase) com maior facilidade.

Quinn e colaboradores (1994) realizaram uma pesquisa, na qual mulheres treinadas foram divididas em grupos nos quais correram 20, 40 e 60 minutos respectivamente. A maior e mais duradoura resposta do EPOC ocorreu no grupo que realizou o tempo de 60 minutos.

Fases do EPOC

O consumo extra de oxigênio pós exercício ocorre em duas fases, na qual a primeira ocorre de maneira rápida e a segunda de forma mais prolongada.

A fase rápida do EPOC ocorre quando há um aumento do consumo de oxigênio por um intervalo curto, e dessa forma o organismo retorna a homeostase de maneira mais rápida.

A esta fase estão atribuídas mudanças em relação à restauração da freqüência cardíaca, ressíntese de ATP, retorno a temperatura normal do corpo e da diminuição do lactato no organismo (LIRA, 2007).

Um consumo de oxigênio mais prolongado ocorre quando o EPOC é mantido de maneira prolongada por várias horas.

No período mais prolongado ocorrem, as reações de forma mais demorada, porém, em ritmos mais lentos.

A esta fase estão atribuídas mudanças no perfil hormonal, do GH (hormônio do crescimento), de hormônios da tireoide, aumento da respiração das mitocôndrias e utilização de ácidos graxos por meio do ciclo de Krebs (TROST,1997)

Efeitos do EPOC no emagrecimento

O consumo extra de oxigênio após os exercícios gera um aumenta na taxa metabólica em repouso (TMR), aumentando o gasto de calorias mesmo após o término das atividades físicas.

Após a realização do exercício o corpo continua a gastar calorias para retornar a homeostase, utilizando as gorduras como principal substrato no processo.

O aumento do metabolismo é um dos efeitos do EPOC, e a atividade física é a principal ferramenta contribuindo para intensificar o consumo de oxigênio mesmo em repouso.

Durante os exercícios aeróbicos moderados a mobilização de gordura ocorre de forma menos duradoura em relação aos treinos mais intensos e com volume maior, como no caso do Treino HIIT (como no exemplo do gráfico no início do artigo).

O treinamento resistido de alta intensidade tem como objetivo promover o ganho de força e hipertrofia muscular. As reações químicas envolvidas no aumento de massa muscular geram respostas significativas no EPOC.

Durante o treinamento de força, ocorrem micro lesões nas fibras musculares, as quais no período de repouso, para que ocorra a síntese de proteínas, ocorrem respostas hormonais de cortisol e GH (LIRA, 2007, apud KRAEMER 1990).

A importância do EPOC

Após conhecer o EPOC e seus efeitos, porque ele é tão estudado e discutido? O combate a obesidade e patologias atribuídas a esta tem sido alvo de muita discussão e conhecer um dos fenômenos que contribuem para o emagrecimento como o EPOC é de extrema importância.

O aumento do metabolismo em repouso e a utilização de gorduras como substrato do EPOC, são ferramentas no combate a obesidade e tem participação no emagrecimento.

A atividade física é o principal meio para provocar o consumo de oxigênio pós exercício, seja ele de natureza aeróbica ou o treinamento de força. A prática de exercícios melhora a qualidade de vida e auxilia no processo de emagrecimento.

Apesar de tudo os gastos calóricos do EPOC são considerados pequenos, portanto devem ser associados a uma dieta adequada e hábitos de vida saudáveis para uma maior influência no combate a obesidade.

Procure sempre seu professor de Educação Física para que ele te oriente em suas atividades físicas e um nutricionista para montar sua dieta de acordo com suas necessidades nutricionais, contribuindo para uma melhor qualidade de vida.

Dessa forma após conhecer as reações químicas ocasionadas pelo EPOC, entendemos como a prática regular de atividade física é importante na manutenção da qualidade de vida.

É hora de largar o sedentarismo e tornar a prática de exercícios físicos um hábito para estar sempre saudável.

Referências Bibliográficas:
KRAEMER et.al. Hormonal and growth factors responses to heavy resistance exercise. Journal of applied physiology, 1990.
LIRA et.al. Consumo de oxigênio pós exercícios de força e aeróbio: efeito da ordem de execução. Revista Brasileira de Medicina do Esporte, 2007.
QUINN; VROMAN; KERTZER .Postexercise oxygen consumption in trained females: effect of exercise duration. Medicin and Science in Sports and Exercise, 1994.
SHORT; SEDLOCK. Excess postexercise oxygen consumption and recovery rate in trained and untrained subjects.Journal of applied physiology, 1997.
THORTON, MK; POTTEIGER, JA. Effects of resistance exercise bouts of different intensities but equal work on EPOC .Medicin and Science in Sports and Exercises. 2002.


Veja também nossos artigos mais acessados:

Whey Protein – Você precisa ler isso!

BCAA – Para que serve e benefícios

Creatina – Qual a melhor? Veja lista

Termogênico – Saiba tudo!

Tribulus Terrestris – Veja 10 Benefícios [REVELADOS]

L Carnitina Emagrece? Funciona mesmo? [ATUALIZADO]

Melatonina – O que é, para que serve [ATUALIZADO]

ZMA – O que é e para que serve [TUDO REVELADO]

Glutamina – O que é e para que serve [Veja 11 Benefícios]

Suplementos Alimentares: O que são e para que servem

Orlistat – O que é e para que serve [ATUALIZADO]

Treino de Musculação para Hipertrofia – [21 DICAS]

Maca Peruana: O que é, Para que Serve, Benefícios e Como tomar


Equipe Grande Atleta

Nossa equipe está muito bem representada por grandes profissionais ligados a musculação e esportes de alto rendimento. Contamos com Educadores físicos, Nutricionistas Esportivos, Fisioterapeutas e Médicos.

  • 1

Você pode gostar também

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *