Escreva para pesquisar...

Dicas para Emagrecer

EPOC: O que é e quais os efeitos no nosso corpo?

Há muito tempo são estudados os efeitos da atividade física no corpo humano, com a finalidade de conhecer como aproveitar os benefícios e melhorar a qualidade de vida das pessoas.

O EPOC desperta a curiosidade e diversos estudos foram realizados na tentativa de elucidar este fenômeno.

EPOC O que é significadoO conceito de EPOC refere-se à sigla em inglês para consumo extra de oxigênio pós-exercício. Este fenômeno seria ocasionado pelo continuo consumo de oxigênio mesmo após o término de uma atividade física até a restauração dos níveis fisiológicos normais.

Estudos sobre o EPOC

Segundo Lira (2007) os exercícios aeróbicos influenciam na intensidade e duração do EPOC de acordo com o tempo de duração do treino e do seu grau de intensidade.

No treinamento resistido, há um maior número de variáveis a ser consideradas, como o número de repetições, séries, tempo de intervalo e carga utilizada (LIRA, 2007).

Em um estudo realizado por Short e Sedlock (1985), onde foi testado se o nível de condicionamento das pessoas tem interferência direta sobre o consumo de oxigênio pós exercício, revelando que pessoas destreinadas apresentam um efeito maior do EPOC em primeiro momento.

Dessa forma, indivíduos treinados,tendem a se recuperar com maior velocidade em relação aos não treinados, após realizar o mesmo treinamento que estes(indivíduos treinados) retornam ao seu equilíbrio fisiológico (homeostase) com maior facilidade.

Quinn e colaboradores (1994) realizaram uma pesquisa, na qual mulheres treinadas foram divididas em grupos nos quais correram 20, 40 e 60 minutos respectivamente. A maior e mais duradoura resposta do EPOC ocorreu no grupo que realizou o tempo de 60 minutos.

Fases do EPOC

O consumo extra de oxigênio pós exercício ocorre em duas fases, na qual a primeira ocorre de maneira rápida e a segunda de forma mais prolongada.

A fase rápida do EPOC ocorre quando há um aumento do consumo de oxigênio por um intervalo curto, e dessa forma o organismo retorna a homeostase de maneira mais rápida.

A esta fase estão atribuídas mudanças em relação à restauração da freqüência cardíaca, ressíntese de ATP, retorno a temperatura normal do corpo e da diminuição do lactato no organismo (LIRA, 2007).

Um consumo de oxigênio mais prolongado ocorre quando o EPOC é mantido de maneira prolongada por várias horas.

No período mais prolongado ocorrem, as reações de forma mais demorada, porém, em ritmos mais lentos.

A esta fase estão atribuídas mudanças no perfil hormonal, do GH (hormônio do crescimento), de hormônios da tireoide, aumento da respiração das mitocôndrias e utilização de ácidos graxos por meio do ciclo de Krebs (TROST,1997)

Efeitos do EPOC no emagrecimento

O consumo extra de oxigênio após os exercícios gera um aumenta na taxa metabólica em repouso (TMR), aumentando o gasto de calorias mesmo após o término das atividades físicas.

Após a realização do exercício o corpo continua a gastar calorias para retornar a homeostase, utilizando as gorduras como principal substrato no processo.

O aumento do metabolismo é um dos efeitos do EPOC, e a atividade física é a principal ferramenta contribuindo para intensificar o consumo de oxigênio mesmo em repouso.

Durante os exercícios aeróbicos moderados a mobilização de gordura ocorre de forma menos duradoura em relação aos treinos mais intensos e com volume maior, como no caso do Treino HIIT (como no exemplo do gráfico no início do artigo).

O treinamento resistido de alta intensidade tem como objetivo promover o ganho de força e hipertrofia muscular. As reações químicas envolvidas no aumento de massa muscular geram respostas significativas no EPOC.

Durante o treinamento de força, ocorrem micro lesões nas fibras musculares, as quais no período de repouso, para que ocorra a síntese de proteínas, ocorrem respostas hormonais de cortisol e GH (LIRA, 2007, apud KRAEMER 1990).

A importância do EPOC

eBook Grátis 7 Suplementos que Funcionam

Após conhecer o EPOC e seus efeitos, porque ele é tão estudado e discutido? O combate a obesidade e patologias atribuídas a esta tem sido alvo de muita discussão e conhecer um dos fenômenos que contribuem para o emagrecimento como o EPOC é de extrema importância.

O aumento do metabolismo em repouso e a utilização de gorduras como substrato do EPOC, são ferramentas no combate a obesidade e tem participação no emagrecimento.

A atividade física é o principal meio para provocar o consumo de oxigênio pós exercício, seja ele de natureza aeróbica ou o treinamento de força. A prática de exercícios melhora a qualidade de vida e auxilia no processo de emagrecimento.

Apesar de tudo os gastos calóricos do EPOC são considerados pequenos, portanto devem ser associados a uma dieta adequada e hábitos de vida saudáveis para uma maior influência no combate a obesidade.

Procure sempre seu professor de Educação Física para que ele te oriente em suas atividades físicas e um nutricionista para montar sua dieta de acordo com suas necessidades nutricionais, contribuindo para uma melhor qualidade de vida.

Dessa forma após conhecer as reações químicas ocasionadas pelo EPOC, entendemos como a prática regular de atividade física é importante na manutenção da qualidade de vida.

É hora de largar o sedentarismo e tornar a prática de exercícios físicos um hábito para estar sempre saudável.

Referências Bibliográficas:
KRAEMER et.al. Hormonal and growth factors responses to heavy resistance exercise. Journal of applied physiology, 1990.
LIRA et.al. Consumo de oxigênio pós exercícios de força e aeróbio: efeito da ordem de execução. Revista Brasileira de Medicina do Esporte, 2007.
QUINN; VROMAN; KERTZER .Postexercise oxygen consumption in trained females: effect of exercise duration. Medicin and Science in Sports and Exercise, 1994.
SHORT; SEDLOCK. Excess postexercise oxygen consumption and recovery rate in trained and untrained subjects.Journal of applied physiology, 1997.
THORTON, MK; POTTEIGER, JA. Effects of resistance exercise bouts of different intensities but equal work on EPOC .Medicin and Science in Sports and Exercises. 2002.

Equipe Grande Atleta

Nossa equipe está muito bem representada por grandes profissionais ligados a musculação e esportes de alto rendimento. Contamos com Educadores físicos, Nutricionistas Esportivos, Fisioterapeutas e Médicos.

  • 1

Você pode gostar também

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *