Escreva para pesquisar...

9 Grandes motivos para você treinar pernas!

Quase tudo mundo sabe que na musculação não devemos pular o treino de pernas, mas você sabe quais são os principais motivos além é claro, de hipertrofiar esses grupos musculares?

Treinar de maneira pesada e intensa é o objetivo de todo praticante de musculação para alcançar um físico forte e bem desenvolvido.

Um estímulo correto vem a partir de um treinamento bem planejado e executado por parte de qualquer pessoa que tenha como pretensão aumentar o nível de força muscular e hipertrofia.

Para construir um físico bem desenvolvido, harmonioso, bem trabalhado e equilibrado é necessário treinar corretamente todos os músculos de forma proporcional durante as sessões de treinamento.

Porém algo muito comum nas salas de musculação, são pessoas que não treinam pernas por alegar diversos motivos, desde a dificuldade a realizar uma sessão intensa dos grupos musculares inferiores a preguiça.

Desta forma, muitos perdem a oportunidade de desenvolver um físico proporcional e ganhar mais massa muscular.

Sendo assim listamos e enumeramos neste artigo alguns motivos de porquê treinar pernas e assim conquistar o tão almejado físico.

9 Motivos para você treinar pernas!

1. Os maiores músculos estão na região inferior do corpo

 O quadríceps, isquiotibiais, panturrilhas e glúteos, juntos são a maioria da quantidade de massa muscular presente no nosso corpo.

Treinar de forma intensa estes grupos musculares é a melhor maneira de elevar a quantidade de massa muscular e força ao corpo.

2. Maior estímulo para hipertrofia

 Exercícios multiarticulares como agachamento, levantamento terra, leg press recrutam uma grande quantidade de músculos dos membros inferiores.

Por causa do envolvimento desta grande quantidade de massa muscular, é estimulada a produção de testosterona e GH (hormônio do crescimento) pelo organismo.

Por serem hormônios anabólicos, estes promovem um maior ganho em relação a massa muscular. Sendo assim, até os músculos dos membros superiores podem se beneficiar do treino de pernas.

Leia Mais:

Agachamento – Tipos, Benefícios, Como fazer correto e ter RESULTADOS

3. Melhora o desempenho em muitos esportes

 O treino de músculos inferiores faz parte da rotina de qualquer atleta de alta performance, pois fortalece os músculos inferiores e melhoram o desempenho.

Mesmo não treinando para ser um atleta de elite, o treino de pernas pode ajudar a melhorar a capacidade em atividades recreativas, como jogar futebol ou praticar uma corrida.

4. Evitar lesões

 Desequilíbrios musculares, com quadríceps e isquiotibiais fracos podem levar a lesões no joelho e dores na região lombar.

Condropatias podem ser consequência de atrofia de músculos presentes no quadríceps.

Encurtamentos podem ser oriundos desta falta de equilíbrio e fortalecimento adequados na região inferior do corpo.

Portanto, treinar perna auxilia na saúde articular e auxilia evitar possíveis lesões, além de também ajudar na reabilitação.

5. Ser mais funcional

 Os exercícios para pernas, trabalham com articulações importantes como joelho, quadril e tornozelos, dessa treinar os músculos inferiores tornam melhor a capacidade funcional destes.

Uma melhor mobilidade e estabilidade destas articulações garantem uma funcionalidade maior em movimentos como andar, correr e pular.

6. Aumenta o metabolismo

 Por ser formados por grandes grupos musculares, o nível de exigência física é muito grande, dessa forma há um gasto calórico maior devido ao aumento de consumo de energia.

Portanto, por ser uma atividade intensa, ocorre o efeito do EPOC (consumo de oxigênio pós exercício), no qual o metabolismo se mantem acelerado por várias horas após o fim do treinamento.

7. Trabalha os músculos do core

 Os exercícios como agachamento e levantamento terra, necessitam dos músculos do core para estabilizar o tronco.

Por estes exercícios serem trabalhados com uma carga um pouco maior, os músculos estabilizadores também são fortalecidos o que gera músculos abdominais e lombares mais fortes.

8. Melhor proporção e harmonia do físico

 É muito comum nas academias, onde são vistos muitos homens com os membros superiores bem desenvolvido ao contrário dos músculos inferiores.

O fato é que esteticamente falando uma desproporção entre os grupos musculares acaba por impactar negativamente no desenvolvimento de um físico harmonioso e bem trabalhado.

Um corpo simétrico, com um bom volume muscular e definição é o objetivo de quase todos que treinam musculação nas academias, portanto treinar pernas também pode ajudar a chegar neste objetivo.

9. Testa a real capacidade psicológica de encarar um treino intenso

Um treino intenso de pernas é doloroso, cansativo e desafiador e nem todos possuem capacidade psicológica para encarar um treino destes.

A principal causa de homens fugirem deste treino e arrumarem desculpas para não realizá-lo é a falta de coragem de enfrentar uma sessão de treinamento deste tipo.

Nenhum outro treino exigirá maior concentração e força para ser realizado como este, dessa forma aqueles que conseguem treinar pernas com intensidade são capazes de encarar a musculação com maior dedicação e disciplina.

Sendo assim, treinar de forma intensa, com um bom planejamento da rotina das sessões de treinamento, assim como executá-lo de maneira adequada são as chaves para o sucesso.

Treinar pernas é necessário e deve estar na rotina de treino de todo aquele que considera treinar com seriedade na musculação.

Leia Mais:

Panturrilhas que não crescem? Sim, existe solução! (5 Dicas rápidas)

Um físico só pode ser considerado completo ao treinar com seriedade todos os grupos musculares de forma proporcional.

O treino dos membros inferiores vai muito além de somente abordar a parte estética, tem a ver também com saúde e qualidade de vida e portanto tem de ser levado a sério.

Lembre-se também que antes de realizar qualquer treino um profissional de Educação Física deve ser consultado para prescrever e orientar o treinamento.

Para ter sucesso na musculação é necessária muita força de vontade, disciplina e dedicação e dessa forma transformando suor e esforço em resultados. Nunca desista. Bons treinos.


Veja também nossos artigos mais acessados:

Whey Protein – Você precisa ler isso!

BCAA – Para que serve e benefícios

Creatina – Qual a melhor? Veja lista

Termogênico – Saiba tudo!

Tribulus Terrestris – Veja 10 Benefícios [REVELADOS]

L Carnitina Emagrece? Funciona mesmo? [ATUALIZADO]

Melatonina – O que é, para que serve [ATUALIZADO]

ZMA – O que é e para que serve [TUDO REVELADO]

Glutamina – O que é e para que serve [Veja 11 Benefícios]

Suplementos Alimentares: O que são e para que servem

Orlistat – O que é e para que serve [ATUALIZADO]

Treino de Musculação para Hipertrofia – [21 DICAS]

Maca Peruana: O que é, Para que Serve, Benefícios e Como tomar


Compartilhe
Equipe Grande Atleta

Nossa equipe está muito bem representada por grandes profissionais ligados a musculação e esportes de alto rendimento. Contamos com Educadores físicos, Nutricionistas Esportivos, Fisioterapeutas e Médicos.

  • 1

Você pode gostar também

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *