fbpx

Escreva para pesquisar...

Dicas de Treinos

Resultados na musculação, com quanto tempo começam aparecer?

Entrei na academia agora, quanto tempo leva para surgir os primeiros resultados de hipertrofia? Essa dúvida muito comum entre os os iniciantes será respondida agora!

quanto tempo leva para aparecer resultados hipertrofia academiaAo entrar na academia, muitos novatos estão ansiosos para poder obter os seus resultados. Na maioria das vezes os objetivos estão ligados a estética, como ganhos de massa muscular e emagrecimento.

Toda sessão de treinamento traz resultados, como o efeito hipotensivo após o exercício, aumento da sensibilidade a insulina, entre outros. Porém os praticantes de musculação se interessam mais pelos resultados visíveis no aspecto físico.

Os resultados na musculação são resultados de uma adaptação do organismo ao estresse imposto pelo treinamento e com uma correta alimentação e descanso ocorre a supercompensação.

Antes de falar do treinamento, falaremos brevemente dos tipos de adaptação que ocorrem com o treinamento.

Adaptação anatômica

O principal objetivo deste tipo de adaptação é a prevenção de lesões, por meio da preparação e fortalecimento dos tendões e ligamentos, para o treinamento resistido. Geralmente realizado treinos com este objetivo para iniciantes ou aqueles que estão voltando a treinar.

Adaptação neural

 Por meio do aumento da coordenação muscular e recrutamento das unidades motoras acontece o aumento de força sem haver a hipertrofia (BOMPA, 2001)

Adaptação fisiológica

. A hipertrofia é uma adaptação pela qual as fibras musculares aumentam de tamanho e se tornam mais fortes em resposta ao estresse imposto pelo treinamento.

Conhecendo os tipos de adaptação é possível começar a discutir quanto leva para começar a ocorrer a adaptação fisiológica.

Uma pessoa iniciante ao começar a treinar inicia seu treinamento de maneira a condicionar-se e preparar-se para a carga de treinamento que vem a seguir.

Realizando o treinamento de forma periodizada, essa primeira fase de adaptação pode durar em média de quatro a oito semanas.

Após a fase inicial de treinamento, começam os treinos mais específicos voltados para o desenvolvimento da força dinâmica (treino com maiores respostas em relação à hipertrofia).

Lembrando que os resultados dependem de vários fatores como consistência no treinamento, dieta adequada, e genética.

Sendo que os iniciantes possuem uma facilidade muito maior em ganhar massa muscular em relação aos indivíduos mais experientes porque o corpo nunca esteve sob o estresse imposto pelo treinamento.

O que dizem os estudos sobre os resultados na musculação?

Para melhor compreender o tempo de resposta do organismo para gerar a hipertrofia, veremos exemplos do que diz a literatura cientifica a respeito do tema.

Segundo Damas et.al.(2015) após de dez semanas foi possível observar o ganho de massa muscular realizando o treinamento resistido.

Barcelos et.al.(2018) em seu estudo relata que é capaz de aparecerem resultados em indivíduos iniciantes após oito semanas de treinamento resistido.

Gentil et.al.(2015) também relata em seu estudo em homens destreinados o ganho de massa muscular após dez semanas de treinamento.

Afinal quanto tempo leva para aparecerem os resultados hipertrofia?

Os resultados em termos de hipertrofia irão depender muito da resposta de cada pessoa ao tipo de treinamento ao qual é exposta, sua rotina, sua alimentação.

Durante um intervalo de semanas é possível ver resultados no corpo, segundo os estudos citados acima, porém para os resultados mais perceptíveis demora mais tempo.

Uma pessoa ao iniciar o treinamento, nas primeiras semanas pode até obter ganhos de massa muscular, porém não tão perceptíveis de maneira que os primeiros resultados aparecem mais em termos de força do que um ganho de massa muscular muito evidente.

Ao iniciar os treinos a fase de adaptação dura em torno de quatro a oito semanas, após este período, são realizados treinos mais específicos que duram em torno de doze semanas.

Seguindo o período de adaptação antes de iniciar os treinos mais específicos o tempo para os maiores resultados aparecerem duram entre três e seis meses para os indivíduos que estão iniciando nos treinos de musculação.

Leia Mais:

Qual a velocidade indicada na execução dos exercícios de musculação?

Os 15 erros mais comuns na musculação que podem estar atrapalhando seus resultados

As pessoas que estão iniciando, devem ter em mente, que os resultados não aparecerão da noite para o dia e será necessária disciplina, consistência e paciência, além de prestar atenção na dieta e alimentação para garantir os resultados.

Cada pessoa é única e esta individualidade deve ser respeitada, pois cada um tem seu tempo. Procure um profissional de educação Física para te orientar e conseguir melhores resultados.

Não tenha pressa e respeite seu corpo não tente pular etapas, os resultados virão. Bons treinos!

Referências:
BARCELOS et.al.High-frequency resistance training does not promote greater muscular adaptations compared to low frequencies in Young untrained men. European College of Sport Science, 2018.
BOMPA, Tudor. Periodização no treinamento desportivo. Barueri, SP. Manole, 2001.
DAMAS et.al. A review of resistance training- induced changes in skeletal muscle protein synthesis and their contribution to hypertrophy. Springer International, 2015.
GENTIL et.al. Effects of equal-volume resistance training performed one or two times a week in upper body muscle size and strength of untrained young men. Journal of Sports Medicine and Physical Fitness, 55(3), 144–149, 2015.


Veja também nossos artigos mais acessados:

Whey Protein – Você precisa ler isso!

BCAA – Para que serve e benefícios

Creatina – Qual a melhor? Veja lista

Termogênico – Saiba tudo!

Tribulus Terrestris – Veja 10 Benefícios [REVELADOS]

L Carnitina Emagrece? Funciona mesmo? [ATUALIZADO]

Melatonina – O que é, para que serve [ATUALIZADO]

ZMA – O que é e para que serve [TUDO REVELADO]

Glutamina – O que é e para que serve [Veja 11 Benefícios]

Suplementos Alimentares: O que são e para que servem

Orlistat – O que é e para que serve [ATUALIZADO]

Treino de Musculação para Hipertrofia – [21 DICAS]

Maca Peruana: O que é, Para que Serve, Benefícios e Como tomar


Equipe Grande Atleta

Nossa equipe está muito bem representada por grandes profissionais ligados a musculação e esportes de alto rendimento. Contamos com Educadores físicos, Nutricionistas Esportivos, Fisioterapeutas e Médicos.

  • 1

Você pode gostar também

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *