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O HIIT é melhor antes ou depois do treino de musculação?

Uma dúvida muito comum: é mais recomendado fazer o treino HIIT antes ou depois do musculação? Afim de evitar que prejudique os ganhos de massa muscular e ainda possa perder gordura e emagrecer. Veja o que os estudos recomendam.

HIIT antes ou depois da musculaçãoA prática do exercício físico é muito importante para uma boa qualidade de vida, servindo como ferramenta na prevenção de patologias e distúrbios metabólicos.

Porém com a grande variedade de modalidades surgem muitas dúvidas em relação a qual a melhor prática e como devem ser realizadas para poder obter os melhores resultados no treinamento.

Um claro exemplo disto é a questão da prática do HIIT e a musculação, na qual se questiona a melhor ordem a serem realizadas estas duas modalidades de treino.

Portanto, existem benefícios em combinar o HIIT com a musculação? É melhor realizar o HIIT antes ou depois do treino?

Combinar os dois prejudicará o ganho de massa muscular e emagrecimento?

Para solucionar estas dúvidas e esclarecer melhor estas dúvidas criamos este artigo.

HIIT, musculação e ganho de massa muscular

Muitas pessoas que têm como objetivo a hipertrofia fogem do treino aeróbico por acreditar que este atrapalhará seu desenvolvimento muscular e ganho de força.

Porém, por não conhecer os benefícios de realizar os dois tipos de treino terminam por excluir completamente o aeróbico do seu treinamento.

Em um estudo de Wilson et.al.(2012) foram pesquisados os efeitos ao combinar o treinamento de força e aeróbico, sendo que foram examinados estes efeitos ao realizar o HIIT antes e depois da musculação.

Segundo os resultados desta pesquisa ao realizar o treino HIIT antes da musculação há diminuição na força e potência e desta forma a utilização do aeróbico antes do treinamento resistido pode interferir negativamente no processo de hipertrofia.

Ao realizar o HIIT antes do treino de musculação são utilizados como fonte de energia o ATP e o glicogênio, portanto estas reservas estarão diminuídas tornando menor o desempenho do treino de força.

Dessa forma, para poder utilizar o HIIT e aproveitar seus benefícios sem prejudicar o objetivo de ganhar massa muscular com o treino de musculação à melhor opção é utilizar o treinamento resistido antes do aeróbico.

É importante lembrar também, que deve ser levada em consideração a recuperação muscular para poder ocorrer o processo de hipertrofia.

O HIIT é um exercício aeróbico de alta intensidade e deve ser planejado junto com o treino de musculação para evitar o overtraining, prejudicando assim os resultados e aumentando o risco de lesões.

HIIT, musculação e emagrecimento

As pessoas que tem como objetivo o de emagrecer rápido, geralmente fazem sessões intermináveis de aeróbico e terminam por deixar o treino de força em segundo plano por acreditar que este pode prejudicar a sua perda de peso.

Porém é um erro, pois em diversos estudos são demonstrados os benefícios em combinar os dois tipos de treinos para a diminuição do percentual de gordura.

O treinamento resistido é muito importante na manutenção da massa muscular durante o período de restrição calórica com o objetivo de perda de peso, assim como o HIIT tem seu papel de aumentar o metabolismo e auxiliando no processo de emagrecimento.

Segundo Falcone et.al. (2015) o HIIT possui a vantagem de oferecer os benefícios do treinamento aeróbico, porém sendo realizado em uma sessão bem mais curta em relação ao aeróbico convencional.

Durante o período de dieta mais restrita para poder diminuir o percentual de gordura é importante utilizar o HIIT como forma de manter o treino aeróbico mais curto e evitar o catabolismo muscular, preservando a massa muscular.

Neste caso o HIIT é utilizado também após o treinamento de força para não prejudicar o desempenho deste, devido à utilização do glicogênio e ATP no treino aeróbico e dessa forma repercutiria negativamente na musculação, havendo perda de força e potência.

Concluindo

O HIIT pode ser combinado com a musculação podendo ter diversos benefícios para melhorar o condicionamento, aumentar o gasto calórico e auxiliando no processo de emagrecimento.

Vale ressaltar que pelo HIIT ser de alta intensidade é necessário uma correta prescrição deste juntamente com o treino de força para que desta forma os resultados não sejam prejudicados.

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Existem muitas variáveis que devem ser levadas em consideração ao montar um programa de treinamento, onde sejam realizadas as sessões de treino de musculação junto com o HIIT.

Dessa forma o HIIT pode ser prescrito a depender do objetivo, grau de condicionamento, mas respeitando as individualidades de cada pessoa.

Um profissional de Educação Física deve ser consultado para poder avaliar e prescrever a rotina adequada para cada pessoa, tornando o treino mais efetivo, pensando sempre na melhoria da qualidade de vida. Bons treinos!

Referências:
FALCONE et.al. Caloric expenditure of aerobic, resistance, or combined high-intensity interval training using a hydraulic resistance system in healthy men. Journal of Strength and Conditioning Research, vol. 29, n. 3, 2015.
WILSON et.al. Concurrent training: a meta-analysis examining interference of aerobic and resistance exercises, vol. 8, n. 26, 2012.

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